5 dicas para melhorar a comunicação interna da sua empresa

comunicação interna é a responsável por fortalecer os objetivos e valores da organização, além de manter o público interno informado sobre o que acontece no negócio. Quando ela inexiste nas empresas, todos têm a sensação de que não há direcionamento e nem transparência.

Também há perda de interesse, motivação e satisfação, fazendo com que os níveis de produtividade diminuam e os resultados sejam comprometidos. Mas como driblar esse contexto?

Separamos para você 5 dicas para melhorar a comunicação interna de seu empreendimento. Acompanhe!

1. Administre as informações

Para que todas as pessoas da organização saibam o que acontece no negócio e possam ter acesso a informações relevantes para o trabalho, crie e gerencie veículos de comunicação oficiais.

Eles podem existir por meio de um mural, e-mail, jornal impresso ou newsletter. Contar com um profissional da área de comunicação é o ideal, pois, além dele saber a linguagem adequada para cada veículo, é importante manter esses canais atualizados com periodicidade.

2. Elimine os ruídos de comunicação

Quando não existe uma comunicação oficial na empresa, é comum surgirem alguns ruídos e atritos. Eles acontecem quando o colaborador diz uma coisa, alguém entende de  forma diferente e transmite para uma terceira pessoa, por exemplo.

No final deste quadro, a informação está distorcida e, certamente, incorreta. Além disso, o ruído também prejudica o ambiente de trabalho.

Para evitá-lo, o ideal é ser transparente e usar os veículos oficiais para informar tudo o que acontece na empresa. Neste sentido, antecipar possíveis dúvidas e polêmicas também é necessário para amenizar os efeitos do ruído. 

Lembre-se de que a agilidade para disseminar tais informações é também muito importante para reter seus colaboradores, que se sentirão ainda mais parte da cultura da empresa.

3. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é considerada uma grande aliada para a comunicação interna. O uso de ferramentas como Skype e outros aplicativos permitem que todos consigam conversar entre si de maneira imediata e direta.

Existem servidores internos que oferecem a possibilidade de que sua equipe saiba as novidades e se comunique instantaneamente. Ao abraçar a tecnologia, tudo fica mais fácil e mais efetivo!

Verifique também a possibilidade de avaliar o uso das redes sociais na empresa

4. Crie canais de comunicação direta

Para não hierarquizar a comunicação na empresa, crie canais de comunicação direta, no estilo “café com o presidente”. A abordagem pessoal é muito importante, e torna as informações mais claras — além de dar a oportunidade do colaborador interagir e perguntar o que não entendeu.

Para direcionar mais esses momentos, elabore uma pauta sobre o que será discutido a cada encontro e dê a possibilidade de alguns representantes dos colaboradores participarem. Assim, você cria multiplicadores de informação e fortalece a cultura da organização.

5. Happy hour como aliado

Sair do ambiente corporativo pode trazer vários benefícios para criar um canal favorável ao diálogo. Portanto, planeje eventos e comemorações depois do trabalho para que todos possam se conhecer apropriadamente. Isso garante uma qualidade de vida ainda maior para os colaboradores!

O ideal é fazer isso em ambientes propícios para que os funcionários se sintam mais livres para se expressar e consequentemente mais motivados para o trabalho nos dias seguintes ao happy hour. Neste caso, também é importante manter a periodicidade dos encontros.

Gostou dessas 5 dicas para melhorar a comunicação interna da sua empresa? Assine nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdos como este!

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Categorias

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Últimos Artigos
Transformação Digital

Transformação Digital

Não é novidade que as ferramentas digitais influenciam e moldam a maneira como nós vivemos, nos comunicamos e trabalhamos, gerando grandes e diversas mudanças em