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Como escolher o melhor método de avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é um recurso essencial para o setor de RH que visa uma gestão completa. Para isso, é preciso que haja um bom planejamento por trás da escolha da metodologia, a fim de chegar ao modelo mais compatível com a empresa. Afinal, cada empresa tem uma cultura distinta. Então, é preciso estar atento a isso no momento da escolha do método.

Há diversos aspectos que se envolvem nessa decisão. Entre eles, podemos destacar a qualificação da equipe do setor para manipular as novas ferramentas. Isso pois, a depender do instrumento, podemos precisar de novos tipos de conhecimento e treinamentos.

Para você entender melhor sobre o assunto, seguem alguns cuidados que devemos ter ao escolher uma boa avaliação.

Confira 6 cuidados ao escolher um método de avaliação de desempenho

1. Aplicabilidade

Após perceber a necessidade de se obter uma metodologia, ocorre a etapa de planejamento para posterior execução. Nessa fase, é preciso entender como funciona cada método possível. Então, é preciso avaliar a sua aplicabilidade no contexto da empresa. Entre os fatores, devemos levar em conta aspectos como:

  • a natureza do método;
  • os tipos de profissionais que podem usá-lo;
  • a forma como o resultado se apresenta;
  • a tecnologia necessária, bem como estrutura;
  • o público-alvo;
  • a compatibilidade com a cultura da empresa e com o momento atual.

Além disso, é preciso avaliar se o objetivo inicial será atendido. Isso pois é muito comum que, à medida que outros setores participam da ação, perca-se o foco e o ponto principal fique em segundo plano.

2. Estudo de caso

Antes de adquirir uma metodologia, vale a pena realizar uma pesquisa com base em estudos de caso. Essa pesquisa consiste em investigar o resultado que outras empresas tiveram com esse mesmo método. Além disso, qual era sua situação inicial.

Nessa etapa, porém, é preciso fazer uma avaliação de resultados reais. Afinal, isso evita metodologias pouco precisas, que se baseiam apenas no intuitivo ou sem fundamento.

O Método de Escalas Gráficas, por exemplo, é um dos modelos mais usados pelas empresas nas últimas décadas. No entanto, esse método segue uma tendência de avaliação focada na escolha de fatores limitados acerca do indivíduo. Isso é visto como uma fonte inadequada de análise.

As metodologias representacionais, por sua vez, têm um caráter subjetivo e demandam um capital humano especializado. Esse é o caso da Avaliação de Perfil Comportamental.

3. Equipe qualificada em comportamento e negócios

Diante da demanda de um mundo global, as fronteiras entre diversas áreas de conhecimento vêm se tornando cada vez menores. Essa prática chegou também nos modelos mais atuais de empresas, refletindo no setor de Recursos Humanos.

A tendência na área é sair do lugar comum de um RH tradicional, visto que novas tecnologias potencializam os resultados de suas funções. O uso de softwares de avaliação despontam como o futuro do setor, o que demanda novas habilidades.

4. Resultados

Os resultados também devem ser levados em conta no momento da escolha de um método de avaliação. Se a empresa deseja resultados numéricos e quantitativos, deve apostar em avaliações que permitam o desenvolvimento desse tipo de métrica. Já para resultados mais focados na compreensão de diversas situações, os métodos qualitativos são melhores.

5. Perfil dos colaboradores

O perfil da equipe também é essencial ao escolher uma metodologia de avaliação de desempenho. Portanto, é preciso que se opte por um tipo que seja de fácil adesão aos funcionários da empresa.

6. Tipo de modelo de negócio

O tipo de negócio é outro ponto que deve ser levado em conta para escolher um método. Empresas maiores e com um bom setor de RH podem ter avaliações que envolvam mais pessoas e levem mais tempo. Já as menores precisam optar por avaliações mais breves.

Avaliações de desempenho, como o modelo 360 graus, por exemplo, são muito eficientes e tem um ótimo nível de feedback. No entanto, métodos como esse demandam uma equipe mais diversificada. Como também precisam do conhecimento nos negócios da empresa para saber o que fazer com o resultado dessa ação.

Dessa forma, é preciso ter em mente que a qualificação de quem irá avaliar e executar as medidas é tão crucial quanto a escolha do método.

Conheça os principais tipos de avaliação de desempenho

Para que você entenda mais sobre os principais tipos de avaliação, listamos algumas delas. Veja a seguir!

1. Avaliação 360º

A avaliação 360º é uma das mais comuns e leva em conta a visão global da equipe. Essa é avaliada não apenas pelos seus gestores, mas também pelos colegas, sempre de forma anônima. Como as coletas de informações são um pouco demoradas, recomenda-se o uso de um software de gestão para esse processo.

2. Avaliação 90º

Também chamada de avaliação direta, a avaliação 90º é feita pelo líder imediato da pessoa em questão. Desse modo, é essa pessoa quem deve emitir os pareceres sobre os resultados que cada um apresentar no momento da avaliação.

3. Avaliação 180º

Esse tipo de avaliação também pode ser chamada de avaliação conjunta. Nesse caso, tanto avaliador como o avaliado redigem o parecer. Para isso, é preciso que cada um também faça uma autoavaliação sobre o seu desempenho na empresa. Este será incorporado ao parecer de seu superior imediato.

4. Avaliação por competência

Por fim, na avaliação por competência, os gestores listam os itens que serão analisados na equipe. E, assim, avaliam as competências por cargo ou setor da empresa. A ideia é que possam analisar tanto as competências técnicas como o uso de ferramentas de trabalho e processos típicos de cada tarefa. Bem como as competências comportamentais.

Esse tipo de avaliação costuma dar trabalho. Isso pois exige que cada setor ou até mesmo cada pessoa da empresa tenha um questionário para preencher ou itens para avaliar. Apesar disso, trata-se de um dos modelos mais completos e que traz muitos benefícios para as empresas.

E, então, conseguiu entender um pouco mais sobre os cuidados ao escolher uma metodologia? Afinal, isso é essencial para que você possa optar pelo melhor método para a sua empresa.

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