fbpx

8 piores erros dos recrutadores ao entrevistar candidatos

O processo seletivo ou a entrevista é a porta para  a entrada em uma empresa e, por isso, deve ser feito com cautela e eficiência para conquistar os melhores candidatos. Os recrutadores devem estar preparados para realizar uma entrevista bem estruturada com o candidato, a fim de conhecê-lo e avaliar o seu perfil. Ao entrevistar candidatos, o recrutador deve conhecer bem a empresa e a sua estratégia para saber identificar quais são as competências que irão agregar valor ao negócio. Apesar da preparação e experiência, os erros são comuns entre os recrutadores. Vamos elencar os 8 maiores erros durante a entrevista.

8 erros comuns durante a entrevista

Vamos conhecer os erros mais comuns entre os recrutadores e dar algumas dicas de como evitá-los na entrevista:

Dificuldade em “vender a empresa”

Os recrutadores costumam ter dificuldade em vender a empresa ao candidato, ou seja, em fazê-lo escolher aquela organização para trabalhar. Por isso, é fundamental que o recrutador conheça bem o negócio da companhia e consiga encantar o candidato. O entrevistador deverá introduzir a entrevista apresentando as vantagens em se trabalhar naquela empresa. Afinal, saber vender a empresa é essencial para reter bons profissionais.

Não conhecer a cultura e os valores da companhia

É fundamental que o recrutador conheça bem a empresa. Afinal, além de saber vendê-la, ele deverá avaliar se as expectativas do candidato estão alinhadas às expectativas e aos valores da organização.

Falar em demasia

Durante a entrevista é importante que o entrevistador saiba escutar. Porém, muitos recrutadores, acabam por falar em demasia e gerar desconforto para o candidato.

Despreparo

Muitos recrutadores não se preparam bem para a entrevista, o que poderá desanimar o candidato e demonstrar falta de comprometimento. Por isso, é importante fazer a leitura prévia do currículo e saber bem sobre a empresa e a vaga.

Efeitos pessoais

Um dos erros é deixar se influenciar por uma qualidade ou característica do candidato, por exemplo, a boa aparência. Caso isso aconteça, o entrevistador poderá aprovar o candidato em função de suas características pessoais.

Comentários inadequados

É preciso ter cuidado durante o quebra gelo para não exagerar em piadas e comentários, pois poderá soar como preconceituoso ou muito íntimo e deixar o candidato constrangido ou desconfortável.

Influenciar a resposta do candidato

O recrutador, muitas vezes, diz o que quer ouvir do candidato ao apresentar a vaga ou fazer uma pergunta. Isso poderá facilitar para o candidato e tornar a entrevista superficial.

Exigir habilidades além da vaga

Os recrutadores costumam exigir além do requerido pela vaga, por exemplo, boa comunicação. Não são todas as vagas que precisam de uma boa comunicação. Sendo assim, é importante selecionar de acordo com as competências e habilidades exigidas pela vaga.

Como ter sucesso na entrevista?

Ao entrevistar candidatos, evite cometer os erros citados acima. Desse modo, você fará uma entrevista mais eficiente e contribuirá para a retenção de talentos. Além disso, é muito importante se manter atualizado sobre os métodos e ferramentas utilizados em processos seletivos.

Se prepare bem para a entrevista e faça a diferença durante o processo seletivo de sua empresa. Aproveite para compartilhar conosco suas experiências de recrutamento e seleção.

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados