fbpx

A avaliação psicológica influencia o desempenho?

Muitas coisas mudaram depois da chegada da pandemia. O mundo Bani, que vivemos agora, é digital, frágil e não linear. Diante disso, o ambiente de trabalho também sofreu impactos: como a avaliação psicológica online exerce influência na equipe?

Do presencial para o online ou híbrido, todos tiveram de se reajustar. Inclusive, a forma de fazer gestão de pessoas. Se antes era preciso a presença física para avaliar uma pessoa, hoje podemos fazer tudo de maneira digital. Nesse sentido, é possível dizer que a avaliação psicológica online chegou para ficar.

Se você não sabe bem como ser certeiro nos processos de Recursos Humanos, saiba que a nossa empresa pode ajudar você a traçar o perfil e a avaliar os seus colaboradores. O nosso teste psicológico de personalidade é completo, 100% digital e fornece o acesso a resultados mais profundos e eficientes.

Então, solicite uma apresentação agora mesmo e seja uma referência em avaliação de pessoas!

Avaliação psicológica online

A avaliação psicológica online se faz cada vez mais presente nos processos de recursos humanos. De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, há algumas regras para esse novo tipo de avaliação, que levam em conta fatores culturais, conexão, idade, condições físicas etc.

Porém, vale dizer que ela tem sido uma ótima opção para melhorar os processos da empresa, tendo em vista que é prática, cômoda e segura. 

Avaliação psicológica online na empresa

Podemos afirmar que a avaliação psicológica é um processo de coleta de dados. Ela usa de métodos, como os testes, para avaliar traços de uma pessoa ou grupo, como atenção, agilidade e desempenho.

Para entender a importância da avaliação psicológica em uma empresa, pense em um ambiente de trabalho onde todos lutam juntos pela mesma causa. A equipe fala a mesma língua, ou seja, veste a camisa da empresa. 

Por meio da avaliação psicológica, que hoje pode ser feita de forma online, a empresa pode entender quais os candidatos com os melhores potenciais para cada função. Muitas vezes, alguém não tem aptidão no momento para assumir cargos de liderança, porém, apresenta bastante saúde emocional para lidar com outras tarefas.

Sabendo disso, a avaliação nos permite conhecer e optar por um perfil mais semelhante ao cargo pretendido. Dessa forma, o colaborador tende a não ficar frustrado por realizar uma tarefa que não condiz com os seus valores e modo de agir. Inclusive, aqui, listamos alguns critérios que devem ser levados em conta na hora de escolher um instrumento.

Avaliação psicológica e teste psicológico são a mesma coisa?

Não. Vale pontuar que a avaliação psicológica é bastante ampla. Isso porque permite uma avaliação cognitiva, de personalidade, considera o ambiente, a cultura, o momento e o contexto. Já o teste é visto como uma etapa do processo. 

Nesse sentido, os testes psicológicos, como o da MAPA, fornecem às empresas subsídios para facilitar o processo de tomada de decisão. Eles são ferramentas exclusivas do psicólogo e permitem o conhecimento mais profundo de alguns traços dos avaliados. 

Como os testes impactam no desempenho?

A avaliação psicológica, sobretudo os testes psicológicos, podem trazer vários benefícios para as empresas. Isso seja na seleção, no desenvolvimento de equipe ou no plano de carreira. Ela, por exemplo, influencia na motivação, no rendimento da equipe e muito mais. Veja só:

  • Mapeia os pontos fortes e a desenvolver

A princípio, é possível verificar as qualidades e os pontos a trabalhar.

  • Avalia a personalidade

Aqui, o psicólogo consegue entender a pessoa em um nível pessoal e psicológico.

  • Levanta hipóteses

Além do mais, o teste permite levantar questões do tipo: essa pessoa sofre com depressão, ansiedade ou possui algum transtorno?

  • Analisa o perfil com a vaga

Como dito, ela permite perceber a compatibilidade entre o perfil do funcionário e a vaga em questão. Na verdade, é o que chamamos de fit cultural

  • Melhora a qualidade de trabalho

Por exemplo, uma vez que a cultura está alinhada ao cargo, a integração com os outros da equipe se torna melhor. Assim, a qualidade de trabalho também. Nesse sentido, os conflitos diminuem, há maior produção e menos chances de erros.

  • Diminui o índice de rotatividade

Então, quando alguém se identifica com o cargo e com os valores da empresa, é natural que ele fique por mais tempo na empresa. Isso implica na redução do turnover, por exemplo.

  • Identifica aptidões 

Da mesma forma, avaliação psicológica traz à tona os pontos fortes de cada um. Uns possuem mais aptidão para atividades que exigem atenção, outros têm um score maior de memória, por exemplo.

  • Compreende as características comportamentais

Por fim, é possível entender o modo como cada um se comporta no local de trabalho por meio de uma avaliação. É uma pessoa comunicativa ou não? Como age com os colegas? E por aí vai. 

Conheça o MAPA!

Como visto, a avaliação psicológica online é peça-chave para conhecer o potencial de cada pessoa, assim como as suas competências pessoais e limitações.

Além disso, pode contribuir para a melhoria da produtividade, aumentando o desempenho da equipe de forma geral. É por isso que mostramos aqui o nosso teste de personalidade MAPA.

Por fim, que tal conhecer de perto a nossa ferramenta que gera dados por meio da avaliação de personalidade? Entre os benefícios, podemos listar:

  • Amostra 100% nacional. O teste também se adequa à nossa realidade cultural.
  • Teste aprovado pelo CFP.
  • Contém avaliação de riscos. O MAPA possui cinco estudos de validade e dois estudos de precisão.
  • Teste on-line com sistema de gestão. A plataforma é 100% online, com armazenamento dos testes na nuvem e há backup constante.

Gostou? Então, entre em contato conosco!

Wanessa Viegas

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados