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Área operacional: 5 formas de impulsionar esse setor da empresa

A área operacional de uma empresa é essencial quanto qualquer outra. Na verdade, ela vai além. A princípio, podemos dizer que funciona como a área de ponta da empresa. Por exemplo, ela se relaciona com todos os setores e é aquela que tem contato direto com os clientes. Nesse sentido, é uma peça crucial para o sucesso de qualquer negócio. 

Sabendo disso, fica a questão: como anda a área operacional da sua empresa? O setor funciona de maneira adequada? A equipe produz bem e é engajada? Se você ficou na dúvida, que tal conhecer a nossa metodologia para esse setor em específico? 

As soluções MAPA são capazes de otimizar processos, prevenir acidentes e promover a saúde emocional do colaborador. Para isso, temos uma equipe te auxiliar em todo o processo. Eles geram insights, levantam dados e entregam conteúdos para auxiliar sua empresa a conquistar os melhores resultados.

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O que faz a área operacional da empresa?

Para quem não sabe, a área operacional se encontra na base das empresas. A princípio, o setor costuma ter o maior número de pessoas. Da mesma forma, a sua produção depende de um funcionamento adequado.

Algumas tarefas comuns do setor são:

  • Gerir a rotina de operações e entregas de produtos e serviços;
  • Analisar as atividades tendo em vista a qualidade, os prazos e metas;
  • Controlar o desperdício na produção e na prestação de serviços;
  • Identificar e notificar problemas nos processos;
  • Encontrar e sugerir melhorias nos processos.

Nesse sentido, o profissional dessa área tem como função acompanhar todas as tarefas que agregam valor ao negócio e o mantém de pé. Aliás, não é por acaso que a área operacional é o coração da empresa. Isso ocorre porque ela se incube de correr atrás do objetivo principal da empresa. Isso seja na área de bens ou serviços.

Qual o perfil do profissional da área operacional?

Para fazer parte desse setor, é preciso se alinhar com a cultura organizacional e com o seu contexto de maneira geral. Além disso, outro fator chave é estar com a saúde emocional em dia, ainda mais com a pandemia ainda presente. Afinal, vários aspectos impactam e influenciam as atividades dos colaboradores desde a chegada da Covid-19

Tirando isso, o colaborador da área operacional deve ser dinâmico, proativo e comprometido com os resultados. Isso porque a função exige rapidez e urgência. Ao contrário, por exemplo, das áreas estratégicas da empresa. Então, uma qualidade crucial é: agilidade nos processos.

O profissional desse setor não terá um longo tempo para refletir ou pensar em suas ações. Sabendo disso, precisa ser um perfil ágil e analítico. Da mesma forma, precisa avaliar cada passo de forma certeira para a tomada de decisão. 

Outra característica é a habilidade de trabalhar em harmonia com a equipe. Se você é uma pessoa que gosta de trabalhar sempre sozinha, de frente a um computador, talvez a área operacional não seja a sua praia. 

Igualmente, esse perfil precisa rodar toda a empresa, lidar com o chão de fábrica, com a linha de produção ou com a logística. Nesse sentido, precisa ser alguém versátil e com espírito colaborativo.

Em síntese, o perfil de um profissional da área pode atuar em:

  • Logística;
  • Setor de compras;
  • Distribuição;
  • Suprimentos;
  • Gestão de qualidade;
  • Gestão de processos;
  • Marketing;
  • Gestão de fornecedores;
  • Almoxarifado;
  • Por fim, estoque.

Como impulsionar esse setor?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, para atingir melhores resultados não basta gastar dinheiro com maquinário, equipamentos ou contratar vários funcionários. Para impulsionar o negócio e a área operacional é preciso se atentar ao estilo de gestão, à padronização dos processos, à qualificação do pessoal e até mesmo à infraestrutura.

Agora, você vai conhecer cinco formas eficazes de impulsionar a área operacional da empresa:

  1. Invista em tecnologia

Muitas vezes, é necessário investir capital de forma certeira. Hoje em dia, adotar ferramentas atuais é uma boa forma de aumentar a produtividade da equipe. Para melhorar o desempenho, uma boa solução é trazer sistemas integrados, redes sociais, softwares de gestão e aplicativos móveis.

Com o uso da tecnologia, é possível aumentar a motivação, a produtividade e, de quebra, otimizar tempo. Assim, os processos se tornam mais fluidos, padronizados e eficientes. Ao melhorar a infraestrutura também automatizamos processos e descentralizamos o serviço. 

Organize o ambiente de trabalho

Muitas vezes, a empresa tem tamanho, possui uma boa infraestrutura, mas não é organizada. Quando isso acontece, a equipe pode ficar perdida, ocasionando queda de produção.

Quando falamos em empresa, não estamos dizendo apenas de limpeza. Mas de organizar máquinas, documentos e até o local físico dos setores. Já pensou uma empresa cujo estoque fica em um local distante da área de produção? Isso pode gerar perda de tempo, falta de troca entre a equipe e mais trabalho.

A falta de organização pode gerar atrasos e ausência de sintonia entre as equipes. O que também, por sua vez, compromete a solução de problemas. A desorganização também pode levar ao cansaço físico  e mental. E ninguém deseja isso, não é mesmo? Pelo contrário, a ideia é motivar, facilitar e produzir. 

Compartilhe tarefas

Nesse sentido, centralizar demandas é coisa do passado e não combina em nada com o Mundo BANI que vivemos hoje. Pelo contrário, a  área operacional precisa estar ligada a conceitos como:

  • Divisão de tarefas;
  • Gestão estratégica;
  • Planejamento;
  • Controle de produção.

Por fim, podemos dizer que um setor assim consegue se organizar melhor, dividir bem as tarefas e aumentar a qualidade do trabalho que oferece. Além disso, é capaz de terminar projetos dentro do prazo. Bem como melhorar a execução de processos e alcançar metas com rapidez.

Defina prioridades

Quem quer fazer muito de uma vez pode acabar não fazendo nada. Por isso, criar uma lista de prioridades é essencial. Afinal, passa a existir uma hierarquia para as demandas. Quando existe um prazo de início e fim, é possível mensurar a produção e realizar ajustes tendo em vista o tempo que existe. 

Estabeleça metas

Quando criamos metas, estamos um passo à frente. Por exemplo, elas contribuem para o engajamento da equipe com os objetivos da empresa. Isso também garante bons resultados. Na área operacional, é preciso envolver o time de forma colaborativa, com metas reais.

Como vimos, é possível melhorar a área operacional de qualquer empresa seguindo dicas simples. Por fim, para ajudar você a conseguir os melhores resultados, temos uma solução completa. Ela é aprovada pelo Conselho Federal de Psicologia e analisa os dados dos seus colaboradores. 

Quer saber mais? Então, fale com um especialista MAPA!

Wanessa Viegas

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