fbpx

Veja como utilizar o Assessment para líderes na sua empresa

Preparar e desenvolver uma equipe é algo que faz parte do dia a dia das grandes empresas. Porém, a questão é: em seu negócio, os gestores também recebem atenção quando se trata da capacitação? Saiba que um dos grandes segredos para continuar crescendo é aplicar o assessment para líderes.

A técnica é ampla e permite treinar os profissionais para serem líderes. Entenda como funciona o processo e a maneira certa de usá-lo!

Mas, afinal, o que é o assessment?

A princípio, o termo assessment é o mesmo que avaliação. Na verdade, consiste em avaliar a performance de cada perfil que atua na empresa. Nesse sentido, busca aproveitar as habilidades e atenuar os pontos fracos de cada um. Tal avaliação resume-se em observar, entrevistar, fazer dinâmicas e realizar testes individuais e em grupo.

No caso de líderes, o objetivo é que o profissional desenvolva a autoconsciência e trabalhe em cima de habilidades que auxiliem na motivação dos colaboradores sob a sua gestão. Em outras palavras, a  ideia é que as equipes sejam mais proativas e inovadoras. Mas, mais do que isso: que atuem dentro de um ambiente colaborativo, com aquela sensação de pertencimento.

Quais ferramentas podem ser usadas no assessment?

As técnicas de aplicação do assessment variam. Nesse sentido, cada uma atende a um objetivo. Por isso, vale ter consciência sobre as principais necessidades dos gestores. Então, confira mais sobre algumas delas a seguir!

Avaliação 360º

Uma ferramenta eficaz para líderes é a avaliação 360º. Ela ajuda a pessoa a receber feedbacks de várias pessoas, como: subordinados, superiores, agentes internos e externos. Além disso, permite a autoavaliação.

A ideia é levantar habilidades e comportamentos que são cruciais para a empresa. O objetivo é observar as percepções sobre o trabalho em diversas frentes e criar um plano de ação diante das melhorias apontadas.

MAPA

O teste MAPA é baseado na teoria interacionista da personalidade. Ou seja, ele foca na personalidade a partir da interação do sujeito com o meio em que ele vive e as variáveis criadas pela situação.

Os módulos de aplicação MAPA Gestor Forma A e MAPA Gestor Forma B são ideais para a avaliação do perfil e das habilidades ligadas à gestão. Para isso, analisam a capacidade de gestão, de atividade, de autogestão e de relacionamento interpessoal. No caso do MAPA Gestor Forma A, também é analisada a competência de risco físico.

Como aplicar essa metodologia?

Primeiro, é preciso ter uma cultura focada no aprendizado. Também deve existir a capacidade de analisar o quanto a ferramenta está focada em desenvolver habilidades relacionais, promover um ambiente colaborativo. Da mesma forma que oferecer a motivação necessária à inovação e engajar as equipes.

Além disso, nesse processo, é crucial que o assessment seja capaz de analisar tanto as demandas atuais do profissional quanto o seu potencial futuro. Isso será essencial para ler as capacidades que o indivíduo terá de assumir no papel de líder.

O assessment para líderes tem um impacto profundo dentro da empresa. Isso porque é capaz de encontrar respostas que permitem saber qual o potencial de um profissional e em quais posições ele melhor se encaixa. Assim, as cobranças quanto ao perfil são mais precisas.

Falando em cargos de chefia, você já parou para pensar como mostrar o valor do RH para a direção da empresa? Então, aprenda sobre o assunto em mais um de nossos artigos!

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados