fbpx

Como a avaliação da personalidade pode ajudar no desenvolvimento da liderança?

Aqui no blog, já mostramos como é possível identificar o líder dentro de uma empresa. Também mostramos como vale a pena manter uma equipe de trabalho com diversas habilidades. Contudo, você sabia que uma avaliação de personalidade pode ajudar a desenvolver o perfil de liderança?

A princípio, a liderança é uma característica bastante valorizada no ambiente de trabalho. Por isso mesmo, deve ser motivo de incentivo entre os colaboradores. Uma ótima maneira de fazer isso é conhecer o padrão comportamental de cada um e identificar os pontos a estimular para a formação de um líder, seja ele nato ou não.

Quer entender como uma boa avaliação de personalidade pode auxiliar no desenvolvimento da liderança nos funcionários? Então, veja as dicas a seguir:

Liderança: um dom?

Uma coisa é fato: a liderança é uma qualidade que pode ser desenvolvida mesmo entre aqueles que aparentam não possuir o perfil de um líder. Isso acontece porque a liderança não é uma “dádiva”. Ao contrário, é uma característica que se adquire por algum tipo de estímulo. Essa é uma ótima notícia, já que a figura do líder é crucial para as empresas que querem estimular e engajar o time para alcançar melhores resultados.

É dentro da empresa que podemos estimular essa característica. Em especial, pelos gestores de Recursos Humanos, ao conhecer o perfil comportamental de cada pessoa. Para isso, eles devem contar com uma ferramenta ideal para iniciar essa jornada: a avaliação de personalidade.

Como a avaliação de personalidade pode incentivar a liderança?

Conhecer a essência do comportamento humano é essencial para o desenvolvimento das pessoas. Sem esse conhecimento, o recrutamento, a gestão e o desenvolvimento da equipe tornam-se processos difíceis e de pouco resultado.

A avaliação de personalidade é um instrumento que auxilia gestores de RH. E, em especial, os profissionais de Psicologia a ter mais assertividade nas atividades do dia a dia, conhecendo melhor o perfil dos funcionários. Ela vai além do processo de seleção e ajuda a desenvolver os perfis que a empresa deseja.

O que é o Mapa?

Entre as ferramentas de maior profundidade para a gestão de pessoas, estão os testes psicológicos. Eles são instrumentos que devem ter o respaldo do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e devem ser aplicados por profissionais registrados nos Conselhos.

O Mapa de Avaliação Psicológica é uma bateria de testes de avaliação de personalidade. O objetivo é coletar informações, comparar dados e produzir relatórios, auxiliando o profissional de RH na tomada de decisão. São, portanto, úteis no processo de desenvolvimento do pessoal, uma vez que indicam os caminhos a partir das variáveis  de cada sujeito.

Com o Mapa, o profissional de Psicologia identifica os pontos de melhoria no perfil do colaborador. E a partir daí constrói um programa de desenvolvimento que vai ajudá-lo a conquistar as características mais adequadas à liderança.

Além disso, o Mapa possui a vantagem de ter uma amostra 100% nacional, o que confere maior proximidade cultural na análise do perfil de colaboradores brasileiros.

Viu como a avaliação feita pelo Mapa de Avaliação Psicológica é uma ótima forma de desenvolver as habilidades demandadas pela organização? Afinal, uma análise comportamental ajuda a aumentar o desempenho dos funcionários. E, por fim, traz mais satisfação para a empresa e para o profissional.

Gostou da ideia? Então, converse com os nossos consultores sobre a metodologia do Mapa de Avaliação. Venha entender como é possível tornar a gestão de pessoas ainda mais assertiva!

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados