fbpx

Avaliação de competência: descubra como ela ajuda a empresa

A avaliação de competência ganha força nas empresas identificar três habilidades em candidatos e membros da equipe: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA). A princípio, essa técnica identifica não só o conhecimento da pessoa, mas como ela aplica a habilidade e a vontade no que se propõe a fazer.

As empresas investem na avaliação de competência para perceber pontos de melhorias. E, assim, treinar sua equipe para suprir deficiências. Nesse sentido, a avaliação é uma oportunidade de ter uma equipe e candidatos mais preparados para exercerem suas funções na empresa.

Para a implementar aa avaliação, é preciso que a missão, a visão e os valores da empresa sejam alinhados com o perfil. Além disso, é preciso que essas pessoas vivenciem essas diretrizes no dia a dia da empresa. Ou seja, que visão, missão e valores estejam condizentes com o funcionamento da empresa.

Como é feita a avaliação de competência?

O colaborador recebe testes de todas as esferas. Isso desde autoavaliação a provas de relacionamento com colegas. Os resultados são comparados com as competências antes alinhadas pela empresa de acordo com cada cargo.

Os resultados dos pontos positivos e negativos têm avaliação do setor responsável, que dá o feedback. Assim, é possível que ele melhore os pontos deficientes. É essencial que a empresa ofereça suporte para que os ajustes aconteçam com êxito.

Quem aplica a avaliação?

A avaliação é feita pelo Recursos Humanos da empresa ou por outra empresa. O período varia conforme os interesses da empresa e  recursos. Podendo ser feita de forma anual ou sempre que preciso, como em casos de mudança de gestão.

Confira os 5 benefícios que a avaliação pode trazer

Recrutar perfis mais adequados às vagas

Uma boa seleção reduz gastos com a reabertura de processos. Isso economiza tempo e esforço das equipes que estão no processo.

Investir em programas de desenvolvimento

Aqui, é possível perceber questões que precisam de melhorias. Para, assim, realizar programas de capacitação. Entender esses pontos permite aos gestores criar um planejamento  de pessoas, agindo nas questões a melhorar. Isso contribui para a melhora dos resultados das equipes e o rendimento global da empresa.

Alinhar o perfil aos objetivos da empresa

A missão, a visão e os valores da empresa devem se alinhar ao perfil dos candidatos e colaboradores. Isso garante um desempenho mais eficaz às metas globais da empresa.

Retenção de talentos

Depois, a empresa tem condições de reconhecer perfis chave, que estão mais alinhados com as estratégias do negócio. A partir disso, é possível incentivar a equipe a ficar na empresa.

Manutenção do clima organizacional

Por fim, a empresa tem várias ferramentas em mãos manter um bom ambiente de trabalho. Isso, afinal, contribui para a motivação e para o grau de satisfação da equipe.

Além disso, saiba que a competência não se mede com base somente nos resultados. Porém, no potencial que a pessoa tem a oferecer. É preciso desenvolver as competências da equipe ao investir em treinamentos para cada perfil.

Este post sobre avaliação de competência foi útil para você? Então, confira outros conteúdos no nosso site! Por fim, se precisar de soluções quando o assunto for gestão de pessoas, entre em contato!

O teste de personalidade MAPA, por exemplo, aprovado pelo CFP, pode te ajudar. Fale com a gente!

 

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados