Todo RH que precisa lidar com frequência com processos de recrutamento e seleção precisa encontrar ferramentas que tornem o processo mais rápido e eficiente. Um exemplo é a avaliação de personalidade.
Avaliação de personalidade
Nesse sentido, as ferramentas de avaliação de personalidade são de grande ajuda nos processos seletivos. A princípio, elas conseguem extrair relatórios completos sobre o perfil de cada pessoa. Isso, por sua vez, auxilia o RH a escolher o perfil que mais se adequa à vaga em questão.
Por exemplo, vale dizer que cada pessoa tem o seu jeito de ser e modos de agir perante diversas situações. Portanto, é o RH precisa perceber quais são as aptidões que a empresa deseja no momento e para a vaga em questão. Assim, é possível cruzar com os perfis das pessoas avaliadas.
Teste de personalidade
O teste de personalidade é uma avaliação psicológica. A exemplo, ele é aplicado de forma a responder questões do funcionamento psíquico de uma pessoa, que pode ser analisada tanto no momento atual como no futuro. A forma como ela se porta em situações adversas e suas características – como facilidade para tomada de decisões e vários outros critérios – são analisados durante o teste.
É preciso entender que não existe um padrão ideal de personalidade que se adeque a todas as circunstâncias. Nesse sentido, entender essa necessidade e encontrar o perfil ideal de modo manual e empírico é difícil. Por isso, é melhor contar com o auxílio de uma ferramenta que torna o processo de seleção muito mais ágil e eficaz, com menos chances de erro.
A aplicação do teste de personalidade garante maior assertividade à empresa. Como consequência, ela tem um colaborador que se adapta às suas necessidades. Da mesma forma, conta com um perfil consciente da importância do seu trabalho. Assim, garante a motivação da equipe.
O teste MAPA
O MAPA é uma ferramenta de avaliação criada para ser um instrumento de gestão de pessoas. A identificação do perfil psicológico dos candidatos se dá através de um questionário online. Este foi estruturado tendo como base uma amostra 100% brasileira. Além do mais, amplitude de traços avaliados pelo teste possibilita resultados mais profundos. E, assim, mais eficientes.
Profissionais que utilizam os testes de personalidade em processos RH atestam o quanto a ferramenta é útil. Por fim, vale dizer que o seu uso é bastante valioso quando o assunto é treinamento e desenvolvimento de equipes já estruturadas.
Somando-se a isso, a aplicação do teste em equipes é útil para perceber, por exemplo quais perfis se adequam melhor a certas funções. Isso possibilita a criação de grupos mais coesos e com maior eficiência para entrega de resultados.
Conheça o MAPA, a mais completa ferramenta de Avaliação de Personalidade do Brasil. Converse com um especialista MAPA e saiba como podemos te ajudar a tornar o seu trabalho mais assertivo!