fbpx

A avaliação de personalidade ajuda no desenvolvimento das pessoas

Quando uma empresa contrata uma nova pessoa, o que se espera? A princípio, que o novo perfil cumpra com todos os requisitos da vaga. Porém, o ideal é que ele evolua e adquira novas habilidades ao longo de sua jornada. Na verdade, é um desafio pessoal do funcionário buscar se desenvolver. Mas a empresa pode auxiliar muito neste processo, ao usar ferramentas de avaliação de personalidade para ajudar a promover o desenvolvimento das pessoas.

O que é avaliação de personalidade

A avaliação psicológica é um teste aplicado de forma a responder questões que se referem ao funcionamento psíquico de uma pessoa. Isso durante um certo período de tempo ou para predizer o funcionamento psicológico da pessoa no futuro. Portanto, seu uso é essencial não só no momento da contratação de um novo perfil. Contudo, em diversos outros momentos, de acordo com os objetivos da empresa.

Teste de personalidade

Os testes de personalidade podem ser usados de maneira individual. A princípio, eles traçam perfis estratégicos para cada cargo. Além disso, fazem comparações do perfil do colaborador com seus pares ou consigo mesmo. Para isso, recomenda-se a aplicação anual do teste com a mesma pessoa, de modo a ver a sua evolução.

Os testes também contemplam características profundas e precisas de cada um. O Método de Avaliação de Personalidade MAPA entende que esses pontos tem a ver com traços que são construídos na interação da pessoa com o ambiente em que vive e trabalha.

Então, é comum que a própria pessoa não conheça de forma tão profunda alguns traços de sua própria personalidade. Porém, depois de fazer o teste e analisar o relatório que a MAPA disponibiliza, é possível indicar os aspectos positivos e os negativos. Isso gera um maior conhecimento de si mesmo e, assim, um autodesenvolvimento.

O MAPA

O MAPA, aprovado pelo CFP, possui quatro métodos distintos de avaliação. Eles atendem empresas de todos os setores. Por exemplo, são dois módulos para Gestor, que atendem cargos de diretores, gerentes e líderes. Nestes casos, ele é ideal para avaliar perfis e habilidades de gestão.

Existe, também, o Administrativo, que atende cargos administrativos, financeiros, técnicos, vendas e atendimento ao público. E, por fim, o Técnico, ideal para cargos com funções operacionais ou técnicas.

Pode-se dizer que usar testes permite evoluções pessoais que trarão, com o passar do tempo,  crescimento para a empresa.

Como podemos te ajudar a crescer por meio da avaliação da personalidade? Converse com a gente e descubra.

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados