fbpx

Avaliação de personalidade ajuda a gerar valor para o RH

Um dos maiores desafios do RH é ser assertivo nos processos de recrutamento e seleção. Da mesma forma, também é um desafio treinar e desenvolver perfis ao longo de sua jornada dentro da empresa. Então, que tal contar com uma avaliação de personalidade para ter mais êxito?

A princípio, um perfil ideal é aquele que:

  • Se identifica com a empresa;
  • Se dá bem com os colegas de trabalho;
  • Exerce funções que estão de acordo com a sua personalidade;
  • Exerce tarefas de acordo com a sua área de formação;
  • Pessoas motivadas e dispostas;
  • Seu rendimento impacta de forma positiva em toda a empresa, gerando valor também para o RH.

Avaliação de personalidade

Para auxiliar neste processo de identificação, escolha e desenvolvimento de pessoas, o profissional de RH pode contar com ferramentas de avaliação de personalidade. Nesse sentido, os testes são usados com o objetivo de entender a pessoa e a sua personalidade em um certo período. E, por que não, até predizer situações futuras. Na verdade, trata-se de uma avaliação completa, que traz à tona traços profundos do perfil em questão.

Através de relatórios precisos, é possível perceber quais as principais características e habilidades do profissional. Assim, é possível ver quais áreas e setores a pessoa é capaz de exercer suas tarefas com mais precisão e eficiência.

Dessa forma, os testes de personalidade são úteis não apenas no momento da contratação. Contudo, no processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas. É possível também fazer uma análise das características dos perfis já atuantes em uma empresa. E, assim, perceber qual tipo de personalidade falta no grupo. O objetivo é construir uma equipe mais diversa.

Empresas que lidam com médio e grande volume anual de recrutamento de pessoas e aquelas que possuem plano de carreira precisam contar com a inteligência das ferramentas de avaliação de personalidade. Afinal, essa é uma das principais formas de se realizar uma boa contratação. Sem apostas e, portanto, com menor custo.

O MAPA

O MAPA é a mais completa ferramenta de Avaliação de Personalidade do Brasil. Resultado de décadas de pesquisa, estudos e inovação, o teste tem amostra 100% brasileira e é aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia. Além disso, conta com sistema completo de gestão, com índice de confiabilidade.

Em resumo, o MAPA foi criado para ser um instrumento de gestão de pessoas. Ele analisa as características e personalidades de acordo com as demandas no mundo do trabalho. Assim como analisa as características que são vistas como cruciais para as funções operacionais, dos gestores e administradores de uma empresa.

Conheça o MAPA. Converse com um especialista MAPA e saiba como podemos te ajudar a gerar valor para o RH!

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados