fbpx

Avaliação psicológica online no contexto de trabalho

avaliacao-psicossocial

Você sabia que a avaliação psicológica online é uma ferramenta que veio para ficar? Você sabia também que a MAPA trabalha com avaliação de pessoas desde 1984?

É isso mesmo. Atuamos há mais de 35 anos para oferecer às empresas os melhores métodos e diagnósticos do mercado. As nossas soluções englobam desde o teste psicológico até opções que ajudam na redução de riscos de acidentes de trabalho e índices de turnover, por exemplo. 

Tudo isso porque, por meio do nosso teste de personalidade, construímos uma base de informações sólida para que as empresas entendam os aspectos mais profundos de uma pessoa. Assim, é possível ser certeiro nos processos de Recursos Humanos.

Então, deseja conhecer melhor as nossas soluções? Solicite uma apresentação completa!

Trabalho: da pré-história à atualidade

Como sabemos, o trabalho sempre esteve presente no dia a dia dos seres humanos. Desde os tempos primórdios, ele tinha como objetivo atender as necessidades para a manutenção da vida.

Com o passar dos anos, o sistema de produção se mostrou ligado ao contexto e às especificidades socioculturais e econômicas.

Nesse sentido, a partir da industrialização dos modos de produção, a humanidade começou a discutir e a implementar as Normas Regulamentadoras (NRs). 

As NRs dizem respeito aos direitos e deveres dos colaboradores. Em resumo, falam das obrigações a serem cumpridas. O objetivo é um só: garantir um trabalho seguro e sadio, ao prevenir doenças e acidentes de trabalho.

Além disso, elas abrangem os principais aspectos que impactam a atividade. Então, regulamentam desde o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os procedimentos de atividades específicas, até o processo de avaliação psicossocial.

Ainda mais recente é o surgimento das disciplinas que visam entender a natureza humana. Elas fazem isso por meio da análise da vida social concreta, do desenvolvimento histórico e da organização cultural e a sua aplicabilidade no mundo dos negócios. 

Psicologia no trabalho

A Psicologia como disciplina só se deu em meados do século XX. Da mesma forma que a sua incorporação no complexo econômico laboral. Embora recente, nota-se que, desde o seu reconhecimento como ciência e profissão, ela se destaca. 

Entre as muitas funções profissão, a psicologia no trabalho tem como tarefa desenvolver, aprimorar técnicas, bem como realizar diagnósticos complexos. 

Esses são capazes de agregar elementos psicológicos e motivações humanas ao associar elementos sociais, históricos, culturais, econômicos – os quais sempre estão conectados.

O intuito é explicar pressupostos subjetivos sem rechaçar a materialidade das situações sociais. Ou mesmo sem repelir a concretude dos fenômenos cotidianos que se encontram na base de qualquer avaliação psicológica

Ao que se refere à esfera da Psicologia aplicada ao universo laboral, destaca-se o tema da segurança e prevenção de acidentes no trabalho. Essa é uma  preocupação recente e que denota um avanço do cuidado com as relações de trabalho.

Nesse quesito, a técnica mais atual sugere a avaliação contínua da equipe. O objetivo é diminuir acidentes e custos com afastamentos e indenizações.

Do presencial à avaliação psicológica online

Com a pandemia, o presencial tornou-se remoto e a avaliação psicológica, online. Com base no Conselho Federal de Psicologia, surgiram algumas regras para este novo tipo de atendimento.

Elas dizem respeito às características da pessoa a ser atendida, como:

  • Idade;
  • Condições físicas e cognitivas;
  • Fatores culturais;
  • Familiaridade com o uso de tecnologia;
  • Acesso a aparelhos eletrônicos;
  • Qualidade da conexão à internet.

No início da pandemia, por exemplo, era bem comum pessoas terem limitações para o processo de avaliação psicológica online. A exemplo, a dificuldade para usar o computador, falta de acesso à internet e desconforto com o uso das plataformas digitais. 

Contudo, o tempo foi passando e a realidade do online se fez cada vez mais presente. A regulamentação de atividades psicológicas online contribuiu para ampliar as possibilidades de atuação do psicólogo e também trouxe praticidade.

Além disso, teve um papel central na adaptação ao novo cenário de trabalho imposto pelas restrições da pandemia da COVID-19, indicando que esse formato tende a se expandir e consolidar. 

Avaliação psicológica online: como o MAPA pode ajudar

Como visto, o online chegou para ficar. No mundo do trabalho, podemos observar essa mudança a partir do Setor de Recursos Humanos e do processo seletivo. Isso desde a triagem do currículo até o momento da entrevista.

Hoje, trabalhamos para entender pessoas e preparar estratégias através de ciência e dados. Nesse sentido, temos o teste de personalidade MAPA. Essa é uma ferramenta completa de gestão de pessoas. 

Então, vale lembrar que os construtos usados para compor o  MAPA foram baseados em características necessárias para funções específicas dentro das empresas.

Por fim, que tal conhecer o teste que pode mudar a realidade da sua empresa? Entre em contato e fale com um especialista!

Thiago Michetti

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados