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A importância de avaliar o colaborador para evitar acidentes de trabalhos

30/10/2019
Clock Leitura: 4 minutos
A importância de avaliar o colaborador para evitar acidentes de trabalhos
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As pessoas costumam se comportar de maneiras específicas diante de determinadas situações. Isso faz com que esses comportamentos moldem suas expectativas, crenças, valores e até mesmo objetivos. Por isso, os meios organizacionais têm investido na prática de avaliar o colaborador para evitar acidentes de trabalhos.

Neste artigo, você vai entender mais sobre o assunto, já que abordaremos a importância dessa prática avaliativa. Também falaremos sobre os testes que poderão ser utilizados para avaliar a saúde e a segurança do trabalho. Confira!

Por que avaliar o colaborador para evitar acidentes de trabalhos?

Questões como desatenção, excesso de curiosidade, incapacidade, negligência, despreparo e descuido são as principais causas de acidentes de trabalho. No entanto, nem sempre os acidentes são ocasionados por um único aspecto — o fenômeno é multicausal.

No âmbito organizacional, é preciso entender as situações do dia a dia, bem como a conduta dos colaboradores frente ao meio em que atuam.

Dessa maneira, quando alguém passa por um teste psicológico, seu perfil é compreendido e analisado de acordo com o que se espera de um candidato para determinada vaga. A avaliação consegue analisar mais a fundo e detectar se o indivíduo apresenta ou não propensão a riscos de acidentes físicos.

Como fazer a avaliação?

As avaliações psicológicas são atividades de suma importância para a segurança e o bem-estar dos colaboradores de qualquer empresa. De acordo com o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos do Conselho Federal de Psicologia, elas devem ser feitas segundo parâmetros específicos e com revisões periódicas.

Assim, os testes psicológicos também são um instrumento de trabalho de uso privativo do seu aplicador — o psicólogo. Para isso, são utilizadas ferramentas complementares, como:

  • entrevistas focais;
  • observação;
  • dinâmicas de grupo;
  • avaliações periódicas;
  • provas situacionais.

Quais tipos de testes podem ser realizados?

Existem várias formas de avaliar o colaborador para evitar acidentes de trabalhos. A seguir, veja algumas estratégias que podem ser utilizadas nesse momento:

  • teste de liderança: analisa o nível de capacidade de liderança e gerenciamento de uma pessoa, se ela é mais democrática, mais autoritária, liberal, situacional, visionária etc.;
  • teste de produtividade: descobre como o colaborador pode ser mais produtivo ou como ele gosta de trabalhar (sob pressão, por metas, sem interrupções, entre outros);
  • teste de raciocínio lógico: observa a presença ou não de pensamento lógico para administrar conflitos, dividir tarefas, executar ações e interagir com os demais colegas de trabalho;
  • teste de atenção concentrada: avalia o foco e a capacidade de concentração do sujeito diante de diferentes situações, cenários e estímulos;
  • teste de personalidade: é utilizado para mapear as características mais marcantes da personalidade de uma pessoa, podendo indicar os aspectos emocionais. Além disso, verifica como o sujeito pode agir em momentos de pressão, conflito, estresse e euforia.

Qual é a importância do teste de personalidade?

Os testes de personalidade são essenciais para compor um processo seletivo mais completo, por exemplo, que seja capaz de mapear características psicológicas que direcionem o comportamento diante de diversas situações do cotidiano profissional.

Logo, são formadas equipes mais alinhadas em relação às suas funções, garantindo ambientes de atuação cada vez mais seguros e saudáveis, e promovendo resultados mais promissores para a organização.

Consideram-se, então, vários critérios de avaliação para cada função que será desempenhada na empresa, a fim de compreender se a pessoa está habilitada para trabalhar no seu cargo ou não.

Existem várias outras estratégias precisas quando se trata de avaliar o colaborador para evitar acidentes de trabalhos. No entanto, elas se baseiam nesses tipos mais essenciais de avaliação. Todos esses testes de personalidade são fundamentais para a cultura organizacional de uma empresa, além de estarem intimamente ligados à saúde e à segurança do trabalho.

Agora que você já está por dentro do assunto, não pare por aqui. Aprenda qual é o momento certo para aplicar os testes psicológicos na empresa!

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