fbpx
Search
Close this search box.

Cultura

Uma cultura organizacional forte e consolidada pode transformar o espírito de qualquer empresa. 

Quando a organização tem no time profissionais que conhecem e compartilham a sua essência e os seus valores, ela se torna capaz de automatizar processos e melhorar a performance como um todo. Caso contrário, sinal vermelho.

Funcionários que não estão alinhados com a cultura organizacional dificilmente conseguirão ser engajados o suficiente para “vestir a camisa”. Isso porque desconhecem os propósitos organizacionais ou mesmo não se identificam com eles.

Por meio de um diagnóstico profundo, é possível construir uma base de informações sólida para organizações entenderem seus colaboradores e serem mais assertivas em seus processos.Que tal tomar decisões corporativas com suporte de algoritmos avançados? Já pensou tornar o ambiente de trabalho mais focado e produtivo? Entre em contato conosco e entenda pessoas por meio de ciência e dados.

Mas o que é a cultura organizacional?

A cultura organizacional vai dizer dos valores, da missão e dos processos comunicacionais dentro da empresa. Também pode ser entendida como o conjunto de práticas que ajudam a guiar os comportamentos, crenças e hábitos dos profissionais.

Ela se desenvolve dentro das organizações por meio das interações entre os seus membros, produz conhecimento e bagagem cultural, favorece ou dificulta a dinâmica de comunicação, assim como pode influenciar um determinado repertório comportamental.

Por que ela é tão importante?

Quando falamos de cultura organizacional, não podemos deixar de mencionar o fit cultural. Ele nada mais é do que um desdobramento do conhecimento produzido através da análise da cultura da empresa. 

Ao conhecer o perfil cultural da organização, fica mais fácil compreender as características funcionais dos colaboradores. Isso engloba não apenas os aspectos técnicos do cargo, mas sua aderência à organização como um todo. 

Em resumo, o fit cultural analisa as relações entre o funcionamento geral de uma empresa, em suas nuances, e os perfis individuais, investigando sua compatibilidade. 

Benefícios de ter uma cultura organizacional forte

A empresa que valoriza uma cultura organizacional bem definida está um passo à frente das demais, pois já garante certa vantagem competitiva. Veja só os benefícios:

  • Sensação de pertencimento

Às vezes, o perfil do colaborador não condiz com os valores da empresa. Então, se a organização não faz um mapeamento adequado pode acabar optando por um profissional que não ficará por tanto tempo na casa. Mas, quando o perfil do colaborador bate com os valores da empresa, é um bom sinal. Ele provavelmente terá aquela sensação de que faz parte do negócio. 

  • Engajamento

Se o funcionário se sente parte da organização, ele também tem mais motivação para realizar as tarefas do dia a dia, entregando um trabalho de qualidade.

  • Produtividade

Consequentemente, ele produzirá mais e melhor, afinal, um trabalhador feliz é produtivo.

  • Recrutamento

A empresa que está atenta à importância da cultura organizacional pode evitar a alta rotatividade e o absenteísmo. 

Estudando a Cultura Organizacional

O estudo da cultura corporativa pode ser realizado por meio de vários instrumentos, entre eles entrevistas e visitas de campo. O intuito é compreender os processos e as dinâmicas envolvidos na rotina diária. 

Os instrumentos também podem incluir, por exemplo, análises sobre o clima organizacional, cujo construto é uma forma de obter um panorama geral da percepção dos colaboradores 

Essas ferramentas são relevantes para estudar a adequação das políticas e dos valores organizacionais à equipe de funcionários. Dessa forma, é possível apontar aspectos disfuncionais passíveis de serem trabalhados, bem como os pontos fortes que devem ser reforçados. Veja mais sobre o assunto aqui.

Nossos Contatos

Ou deixe uma mensagem para receber o contato de um de nossos consultores

 

Opinião de quem usa o teste de personalidade

Já aplicamos mais de 360.000 testes para mais de 400 empresas de todos os portes a nível nacional.

Alguns de nossos clientes

Entenda pessoas através de
ciência e dados

Tire dúvidas sobre planos e preços com nosso time comercial.
Preencha os campos abaixo e conheça mais.
(*campos obrigatórios)