fbpx
Search
Close this search box.

5 técnicas incríveis para garantir o engajamento dos colaboradores

Contar com o engajamento dos colaboradores é um dos fatores mais essenciais para a ascensão de uma empresa. Afinal, apenas com pessoas envolvidas de maneira genuína com o trabalho, é possível obter bons resultados. E não estamos falando só em produção, mas na qualidade dos produtos ou dos serviços.

Contudo, se você não sabe como estimular essa dedicação, este post traz algumas técnicas que ajudam no processo. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura!

1. Boa liderança para engajamento dos colaboradores

Ter uma liderança empática e capaz de despertar o prazer do trabalho em equipe motiva e faz toda a diferença no nível de interesse do time.

Para isso, observe as qualidades que os gestores de sucesso têm e realize programas de capacitação para desenvolver essas habilidades na liderança atual. Além disso, faça também pesquisas entre a equipe para entender como está essa relação e o que pode melhorar.

2. Aposte em uma cultura voltada para pessoas

Empresas que colocam o seu capital humano em primeiro lugar alcançam altos níveis de engajamento. Por que isso ocorre? A resposta é muito simples: equipes felizes e satisfeitas conseguem trabalhar muito melhor. Além de contarem com maior qualidade de vida.

Faça com que a empresa tenha um bom clima e crie políticas que valorizem a equipe. Além disso, opte por preservar a saúde e do bem-estar dessas pessoas.

3. Promova feedbacks para engajamento dos colaboradores

Para os profissionais, é crucial saber o nível de qualidade do trabalho que oferecem e ter condições de melhorar as lacunas nas habilidades.

O mais indicado para isso são os feedbacks, baseados em avaliações de desempenho. Essa prática dá uma visão muito clara das competências e mostra o que pode melhorar.

Passar essa informação para o colaborador, de maneira empática e construtiva, faz com que ele perceba o empenho da empresa em promover o seu crescimento. Como resultado, ele emprega um esforço muito maior para entregar um bom trabalho.

4. Reconheça os bons resultados

Poucas coisas são tão frustrantes quanto não receber o mérito pelo esforço. Então, para evitar que essa insatisfação atinja as suas equipes, promova campanhas para os que tiverem um melhor desempenho ou ideias inovadoras.

Em uma equipe de manutenção de uma indústria, por exemplo, é possível conceder uma premiação àquele que sugerir ideias para a solução de problemas presentes na rotina do setor.

5. Ofereça oportunidades de crescimento

A princípio, todas as pessoas almejam crescer na carreira e alcançar condições melhores de vida, com salários mais atraentes. Se a sua empresa contar com um bom plano de carreira, que seja honesto em relação à sua política de promoções na hierarquia, as pessoas terão uma motivação maior.

Para isso, faça uma estrutura dos diferentes cargos e do que é preciso para alcançá-los. Relacione o que é preciso desenvolver para essa ascensão e faça com que os processos seletivos internos sejam feitos com transparência.

Com essas 5 técnicas, você vai aumentar muito o engajamento dos colaboradores. Assim, vai alcançar não só altos índices de faturamento. Mas também fortalecer o employer branding e garantir um bom índice de retenção.

Quer receber mais informações? Então, assine a nossa newsletter! Assim, receba notificação sobre a publicação de novos conteúdos.

Equipe MAPA

Acreditamos que, por meio de uma metodologia completa e de um diagnóstico organizacional profundo, podemos construir uma base de informações sólida para empresas entenderem seus colaboradores. E, assim, serem mais assertivas em seus processos de RH. Somos especialistas em: -> Teste de Personalidade -> Teste para Liderança -> Teste de Cultura -> Segurança e Prevenção de Acidentes -> Saúde Emocional -> Área operacional

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados

Entenda pessoas através de
ciência e dados

Tire dúvidas sobre planos e preços com nosso time comercial.
Preencha os campos abaixo e conheça mais.
(*campos obrigatórios)