5 técnicas incríveis para garantir o engajamento dos colaboradores

engajamento dos colaboradores

Contar com o engajamento dos colaboradores é um dos fatores mais importantes para o crescimento de uma empresa. Afinal, apenas com colaboradores envolvidos de maneira genuína com o trabalho, é possível obter bons resultados, não só em produtividade, mas na qualidade dos produtos ou dos serviços.

Se você não sabe exatamente como estimular essa dedicação, apresentamos neste post algumas técnicas que ajudam no processo. Quer saber quais são elas? Continue a leitura!

1. Conte com uma boa liderança

Ter uma liderança inspiradora, empática e capaz de despertar o prazer do trabalho em equipe é extremamente motivador e faz toda a diferença no nível de interesse dos colaboradores.

Para isso, observe as qualidades que os gestores de sucesso têm e realize programas de capacitação para desenvolver essas habilidades na liderança atual. Faça também pesquisas entre os colaboradores para entender como está essa relação e o que pode ser melhorado.

2. Aposte em uma cultura organizacional voltada para pessoas

Corporações que colocam o seu capital humano como prioridade alcançam altos níveis de engajamento. Por que isso ocorre? A resposta é muito simples: colaboradores felizes e satisfeitos conseguem trabalhar muito melhor, além de contarem com maior qualidade de vida.

Faça com que a empresa tenha um clima agradável e estabeleça políticas de valorização dos colaboradores. Preze pela preservação da saúde e do bem-estar dessas pessoas.

3. Promova feedbacks

Para os profissionais, é de extrema importância saber o nível de qualidade do trabalho que oferecem e ter condições de melhorar as lacunas nas habilidades.

A ferramenta mais indicada para isso é o oferecimento de feedbacks, baseados em avaliações de desempenho. Essa prática dá uma visão muito clara das competências e mostra o que pode ser desenvolvido.

Passar essa informação para o colaborador, de maneira empática e construtiva, faz com que ele perceba o empenho da organização em promover o seu crescimento individual. Como resultado, o profissional emprega um esforço muito maior para entregar uma performance satisfatória.

4. Reconheça os bons resultados

Poucas coisas são tão frustrantes quanto não receber o reconhecimento pelo esforço. Para evitar que essa insatisfação atinja as suas equipes, promova campanhas de reconhecimento para os colaboradores que apresentaram um melhor desempenho ou desenvolveram ideias inovadoras.

Em uma equipe de manutenção de uma indústria, por exemplo, pode ser concedida uma premiação ao colaborador que sugerir ideias para a solução de problemas presentes na rotina do departamento.

5. Ofereça oportunidades de crescimento

Todas as pessoas almejam crescer na carreira e alcançar condições melhores de vida, com salários mais atraentes. Se a sua empresa contar com um plano de carreira bem estruturado, que seja honesto em relação à sua política de promoções na hierarquia, certamente os colaboradores terão uma motivação maior.

Para isso, faça uma estrutura dos diferentes cargos e do que é necessário para alcançá-los. Relacione o que é preciso desenvolver para essa ascensão e, principalmente, faça com que os processos seletivos internos sejam amplamente divulgados e realizados com transparência.

Com essas 5 técnicas, você vai aumentar muito o engajamento dos colaboradores e alcançar não só altos índices de faturamento, mas também fortalecer o employer branding e garantir um bom índice de retenção.

Quer receber mais informações? Assine a nossa newsletter e seja notificado sobre a publicação de novos conteúdos.

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Categorias

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Últimos Artigos