Conheça as principais tendências da tecnologia no RH

Conheça as principais tendências da tecnologia no RH

Acompanhar as mudanças do mercado é uma tarefa que toda  empresa que deseja se destacar precisa fazer. Os diversos setores que compõem uma empresa devem estar comprometidos com essa mudança. Mas um deles em especial precisa ficar sempre um passo à frente: a área de Recursos Humanos. Conheça as principais tendências da tecnologia no RH.

Quando se trata de implantar a tecnologia no RH, há várias tendências que surgem para auxiliar as empresas. Afinal, elas impactam o ativo mais importante  — as pessoas — e, assim, o desempenho do negócio.

Por que é importante falar de tecnologia no RH?

É importante falar de tecnologia no RH porque a transformação digital está impactando todas as áreas de negócio, e o setor de Recursos Humanos não é exceção. A tecnologia tem o poder de otimizar processos, melhorar a eficiência, aumentar a produtividade e fornecer insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas.

Ao incorporar soluções tecnológicas no RH, é possível automatizar tarefas manuais e repetitivas, como recrutamento e seleção, gestão de benefícios, treinamento e desenvolvimento, entre outros. Isso permite que os profissionais de RH dediquem mais tempo a atividades estratégicas, como atração e retenção de talentos, análise de dados, criação de políticas de engajamento e desenvolvimento de planos de carreira.

Além disso, a tecnologia facilita a comunicação e colaboração entre equipes, promovendo a interação e o engajamento dos colaboradores. Ela também possibilita a coleta e análise de dados, fornecendo informações relevantes para identificar tendências, antecipar necessidades e tomar decisões embasadas em dados concretos.

Portanto, falar de tecnologia no RH é essencial para acompanhar as mudanças do mundo moderno, potencializar a eficiência dos processos e impulsionar o crescimento e sucesso das organizações.

Confira a seguir quais as principais novidades desse mercado e saiba como aproveitar tais oportunidades!

Veja também: Tecnologias disruptivas em gestão de pessoas

Inteligência artificial como tecnologia no RH

Provavelmente, você já deve ter visto alguma notícia sobre como a Inteligência Artificial tem ajudado na automação de processos. De maneira geral, a ideia é usar tecnologias a fim de que elas simulem o raciocínio humano. Por exemplo, na identificação de padrões.

A tendência é que daqui para frente cada vez mais essa tecnologia seja usada para ajudar gestores a entenderem melhor a sua equipe. Bem como a maneira como eles se comportam dentro da estrutura da empresa. E o que isso significa? Maior precisão na atuação desses profissionais. Contribuindo, assim, para maior assertividade nas tarefas, por exemplo.

Veja: Digital Skills: Como a IA pode ajudar na prevenção de acidentes de trabalho

Metodologia para avaliação de desempenho

As avaliações de desempenho já estão presentes no dia a dia do RH. O que acontecerá nos próximos anos é o aperfeiçoamento delas. Com isso, os gestores poderão conhecer melhor a sua equipe. E também ajudar a elevar as suas potencialidades.

Além disso, a aplicação da tecnologia nesse sentido fará com que os dados sejam mais precisos e auxiliem na tomada de decisão no que diz respeito ao colaborador. Desde os tipos de treinamento que eles receberão até a maneira como eles são bonificados, tudo passará por esse processo de desenvolvimento.

Você pode gostar ainda: Guia Completo De Assessment

Testes de personalidade

Nesse grupo de tendências de tecnologia no RH podemos citar também o uso cada vez mais frequente de testes de personalidade. Tais instrumentos ajudam a entender a maneira de pensar, sentir e agir das pessoas.

A partir disso, o RH poderá fazer a aplicação em diferentes processos. Um bom exemplo é o processo seletivo. Com a ajuda desses testes, é possível identificar as características mais marcantes de um profissional e cruzá-las com os dados preexistentes do negócio. Assim, é possível ter mais precisão na hora da decisão final sobre a contratação de uma determinada pessoa. Levando em conta, claro, o seu alinhamento com a cultura da empresa.

Saiba mais sobre o nosso teste de personalidade MAPA!

Business Intelligence

Quando falamos sobre tecnologia no RH, não podemos deixar de citar o Business Intelligence. Ele interliga todas as tendências citadas. Nesse sentido, a ideia é não somente coletar dados da empresa. Contudo, dar um significado tangível a eles.

Uma de suas bifurcações é o People Analytics. Essa ferramenta, além de coletar informações, analisa dados referentes aos colaboradores, a fim de gerar valor ao capital humano da empresa. Com isso, a empresa passa a ter insumos para uma gestão estratégica de dados. Isso, por sua vez, permitirá conhecer melhor a performance de um colaborador, por exemplo.

Nesse sentido, quando falamos sobre a tecnologia no RH, existem diversas ferramentas que podem ajudar a tornar a gestão mais eficaz. Com o passar dos anos, a tendência é que tais instrumentos sejam aperfeiçoados e que o RH tenha um papel cada vez mais estratégico dentro da empresa, impactando todos os profissionais.

E então, conhece outras tendências que devem ser destacadas? Tem dúvidas sobre algum dos conceitos que citamos? Converse com a MAPA!