Você sabe quais são as 6 habilidades socioemocionais que são desejáveis para um bom desempenho?

habilidades socioemocionais

Conhecimento e capacitação técnicos são essenciais para a evolução de um profissional, contudo, no mercado de hoje, as habilidades socioemocionais têm o mesmo grau de importância na visão dos novos gestores e recrutadores. Ou seja, as empresas querem saber mais, por exemplo, sobre o potencial de comunicação de cada candidato e se ele apresenta resiliência para lidar com situações de grande pressão ou estresse.

Nesse sentido, essas habilidades dizem respeito às competências ligadas ao desenvolvimento pessoal de cada um, isto é, como a pessoa se relaciona com os outros, como gerencia suas emoções, se é capaz de se adaptar facilmente a diferentes cenários, entre outras características.

Neste post, você vai conhecer as 6 principais habilidades socioemocionais dos profissionais do futuro e entender porque elas são a chave para a alta performance no ambiente de trabalho. Acompanhe!

1. Cooperação

Trabalhar em equipe é algo imperativo no dia a dia das empresas. Dificilmente uma pessoa será contratada para fazer algo totalmente sozinho e isolado dentro de um negócio. Mesmo assim, para algumas pessoas atuar dentro de um time é um desafio.

Logo, é válido observar dentre os candidatos quem possui a capacidade de lidar com os colegas de forma equilibrada, sabendo respeitar e ponderar diferentes pontos de vista. O profissional que colabora e compartilha consegue estabelecer parcerias com as diversas áreas da empresa e trocar conhecimentos e informações.

2. Autoconhecimento

Conhecer, de forma honesta, seus pontos fracos e fortes é útil para que o colaborador consiga tirar o melhor proveito dos seus talentos e também trabalhe suas dificuldades. Essa autopercepção afiada também colabora para que o profissional gerencie melhor as suas atitudes, escolhendo formas mais eficazes de responder a mudanças e situações de sua rotina.

3. Flexibilidade cognitiva

Essa habilidade socioemocional fala sobre uma pessoa que aprende a aprender, isto é, está sempre em busca de adquirir conhecimentos diferentes e de crescer profissionalmente. Os desafios motivam esse profissional, já que ele foge da zona de conforto e gosta de pensar em novas soluções e formas de realizar seu trabalho. Essa é uma competência fundamental para a inovação nas companhias.

4. Negociação

Estabelecer influência sobre as pessoas de forma positiva é saber negociar, emitindo opiniões com clareza, segurança e facilidade. Negociar no trabalho é algo que precisa ser feito constantemente, tanto entre colegas como com os gestores, clientes, fornecedores, entre outras partes. Logo, o profissional que domina a retórica e consegue se comunicar com destreza, respeitando os diferentes pontos de vista, tende a se destacar.

5. Inteligência emocional

Uma das habilidades socioemocionais mais importantes, a inteligência emocional está ligada à autopercepção e ao autocontrole. No mercado de trabalho, as questões se apresentam em um ritmo acelerado, e cabe às pessoas entenderem a melhor forma de gerenciar e processar tudo isso a fim de encarar problemas e frustrações com mais tranquilidade. Assim, ter inteligência emocional é saber organizar seus pensamentos e emoções, estabelecer relações harmônicas com as pessoas e ser empático.

6. Resolução de problemas

Tomar decisões e solucionar conflitos são habilidades que um profissional aprimora com os anos e com a experiência. O profissional que decide com assertividade tem convicção em seus posicionamentos, suas ações são bem pensadas e com foco em resultados. Logo, é um colaborador que sabe contar com sua capacidade analítica para encarar questões complexas e resolvê-las com seus colegas, agindo de maneira justa e imparcial.

O mercado moderno está cada vez mais voltado para a tendência de valorizar o capital humano, buscando avaliar as habilidades socioemocionais das pessoas — características inerentes a todos os seres humanos e que nos distinguem das máquinas. Essas competências são valiosas para enriquecer as rotinas de trabalho e alavancar a performance, uma vez que elas nos preparam para lidar com variáveis, mudanças e imprevistos e manter o foco e a produtividade.

Por isso é crucial contar com o acompanhamento de uma empresa especializada no assunto para dar suporte no desenvolvimento dos seus colaboradores e de uma cultura das habilidades socioemocionais na sua organização.

Nosso artigo foi esclarecedor para você? Ficou em dúvida sobre como identificar ou estimular essas habilidades na sua equipe? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

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