Operações

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O setor de operações se encontra na base das organizações, possui frequentemente o maior número de colaboradores e a produção depende diretamente de seu funcionamento adequado.

Devido às exigências relativas ao tempo e ao grande volume de colaboradores, é considerável que seja necessário definir previamente os parâmetros e indicadores que melhor representam a atividade a ser desempenhada. Essa atitude tem intuito de otimizar os processos de tomada de decisão, sem comprometer a qualidade do serviço, direcionando o foco apenas para os pontos realmente relevantes.

Entretanto, para que isso seja feito de forma adequada, ética e científica, é necessário obter uma boa base informacional, reunindo dados adequados e de qualidade de fontes diversas para sustentar todo o processo decisório.

O impacto do perfil nas operações

Quando a organização direciona sua atenção e preocupação para as operações, é importante considerar todos os aspectos que podem impactar e influenciar a atividade e os colaboradores, o que demanda um estudo dos fatores relacionados principalmente à cultura, à saúde emocional, à segurança e à liderança direta. 

Ao realizar uma análise da atividade na organização, não é suficiente direcionar o olhar apenas para a descrição do cargo e da função. O conhecimento do trabalho real, do dia a dia do trabalho e das nuances que os colaboradores precisam enfrentar, que muitas vezes não são facilmente observáveis, são fontes de informações importantes que nos fornecem o fundamento e uma aproximação do entendimento de como a atividade é realmente praticada.

As características individuais, como a personalidade, a inteligência e a atenção, além de auxiliar no processo de recrutamento e seleção, podem ser usadas para avaliar a eficácia de um treinamento e toda a evolução dos colaboradores (grupo ou individual) e de seu desempenho ao longo do tempo, quando acompanhadas de forma contínua.

Dados como aliados estratégicos para a empresa

Quando analisamos os dados dos colaboradores, é possível identificar pontos que podem ser melhorados no treinamento para os grupos que demonstraram um baixo aproveitamento, por exemplo. Aliada à avaliação de desempenho e de competências, a MAPA fornece uma gama de possibilidades que, através da análise de dimensões e indicadores de competências, promove uma compreensão de base científica.

Conclui-se, portanto, que a obtenção de dados relevantes, de qualidade e contextualizados, que consideram perspectivas diversas, é a chave para responder perguntas estratégicas e fundamentar decisões éticas e cientificamente adequadas.

Tal metodologia, quando direcionada e aplicada ao setor de operações da organização, apresenta-se como um instrumento poderoso de análise, capaz de otimizar processos, prevenir acidentes, promover a saúde física e emocional do colaborador, bem como a redução de acidentes.

Mariana Cabral

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