Blog Mapa > Saúde Emocional

Saúde Emocional

13/08/2019
Clock Leitura: 3 minutos
Saúde Emocional
Áudio Post com áudio, ouça abaixo:

O termo Saúde Emocional, embora amplamente utilizado em diversos meios de comunicação, incluindo sites oficiais e pesquisas científicas, ainda é carente de definição oficial. Por vezes diferenciada e considerada complementar a saúde mental e física, sua descrição se baseia em um equilíbrio, um bem-estar emocional.

Tal visão se assemelha à definição de saúde publicada na constituição da Organização Mundial de Saúde (OMS). No documento, consta o seguinte: “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade1”. 

Além disso, no site oficial da American Psychology Association (APA), há um setor destinado à saúde emocional. Embora não ofereça uma definição do termo, descreve os impactos que ela causa na vida das pessoas:

A saúde emocional pode levar ao sucesso no trabalho, relacionamentos e saúde. No passado, os pesquisadores acreditavam que o sucesso deixava as pessoas felizes. Pesquisas mais recentes revelam que é o contrário. É mais provável que pessoas felizes trabalhem em direção a metas, encontrem os recursos de que precisam e atraiam os outros com sua energia e otimismo – os principais alicerces do sucesso2.

Aqui, entendemos saúde emocional como um bem-estar geral e sua avaliação não se reduz apenas a aspectos como ansiedade e estresse. Ela também diz respeito a uma análise dos fatores protetivos e de risco que podem afetar em menor ou maior grau a vida do colaborador.

Esses fatores são chamados de psicossociais e estão presentes em todos os âmbitos da vida do sujeito. Eles podem ser decorrentes, por exemplo, do trabalho, da família, das relações sociais e de suas características pessoais.

A saúde emocional no trabalho

Quando a saúde emocional se encontra ameaçada, ela pode se manifestar através de consequências diretas na capacidade produtiva e no aumento de taxas e absenteísmo e turnover. Dessa forma, é interessante avaliar taxas de estresse e ansiedade de forma contextualizada, isto é, com o intuito de avaliar os motivos pelos quais esses aspectos possam estar alterados no colaborador, para obter informações chave para a promoção de medidas preventivas.

A avaliação das características pessoais nos permite analisar pontos de vulnerabilidade nos colaboradores. Também é possível verificar os seus pontos de força e possíveis mecanismos de estratégia e suporte que o colaborador possui para lidar com a adversidade e os obstáculos na vida diária.

Já os fatores psicossociais irão nos informar sobre aspectos chaves que possam estar impactando o colaborador no contexto específico em que se encontra. Essa análise é realizada considerando as particularidades de sua atividade, o seu gênero profissional, bem como as suas relações sociais e familiares.

Todos esses dados podem ser usados de forma a fundamentar e a justificar a implantação de políticas de cuidado, prevenção e promoção à saúde emocional.

Referências

1- Preamble to the Constitution of the World Health Organization as adopted by the International Health Conference, New York, 19-22 June, 1946; signed on 22 July 1946 by the representatives of 61 States (Official Records of the World Health Organization, no. 2, p. 100) and entered into force on 7 April 1948.2- Emotional health (2019). American Psychology Association. [publicação online]; 2019 [acesso em 16 de jul 2019] Disponível em: https://www.apa.org/topics/emotion.

Equipe Mapa
Receba nossa
newsletter



Ebook

Como prevenir e lidar com acidentes de trabalho na empresa

Como prevenir e lidar com acidentes de trabalho na empresa
ACESSAR MATERIAL

Veja nossos últimos materiais

  • Como prevenir e lidar com acidentes de trabalho na empresa

    Como prevenir e lidar com acidentes de trabalho na empresa

    LER E-BOOK
  • Como usar ferramentas de avaliação de pessoas além do processo de seleção

    Como usar ferramentas de avaliação de pessoas além do processo de seleção

    LER E-BOOK
  • Guia: Como otimizar o processo de seleção de funcionários

    Guia: Como otimizar o processo de seleção de funcionários

    LER E-BOOK

Junte-se a milhares de profissionais de RH
para receber conteúdos sobre ciência e dados

icone WhatsApp
Fale conosco via whatsapp