fbpx
Search
Close this search box.

Segurança e Prevenção de Acidentes

Cuidar da segurança do trabalho de forma a prevenir acidentes com o colaborador é um ponto de interesse e importância para as organizações. 

 

Acidentes dentro do ambiente corporativo podem gerar custos graves na vida do acidentado, bem como consequências financeiras e legais para a organização. Dessa forma, é preciso apostar na prevenção.


Falando nisso, você sabia que o teste de personalidade MAPA é capaz de  identificar riscos de acidentes por meio de dados? É isso mesmo. A fim de garantir a segurança do trabalho, o teste traz, em indicadores, as características pessoais de cada funcionário. Essas podem prevenir ou contribuir com o envolvimento do colaborador em acidentes.

O que é segurança do trabalho?

Basicamente, podemos afirmar que a segurança do trabalho é o conjunto de normas, atividades, medidas e ações de prevenção que garantem a segurança do ambiente corporativo. O objetivo é claro: diminuir o índice de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. 

Tendo em vista a necessidade desse cuidado com o funcionário, o Ministério do Trabalho criou as Normas Regulamentadoras (NR). Em resumo, elas consistem em obrigações a serem cumpridas pelos trabalhadores e empregadores. A ideia é garantir um trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho.

As NR’s abrangem os principais aspectos que impactam a atividade e regulamentam desde o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), procedimentos de atividades específicas, até o processo de avaliação psicossocial obrigatória.

Como o teste de personalidade MAPA ajuda a propiciar a segurança do trabalho?

De forma geral, o teste consegue identificar diversos traços de personalidade no colaborador, levando em consideração as suas características e competências de forma contextualizada. 

Por meio dele, é possível entender as disposições de comportamento e posicionamento de uma pessoa no seu dia a dia. Por exemplo, aqueles comportamentos precipitados relacionados à imprudência.

A metodologia usada leva em consideração aspectos emocionais e corporais. Assim, pode traçar a propensão ao comportamento negligente devido a questões como vulnerabilidade, desânimo, ansiedade ou até mesmo ao consumo exacerbado de bebida alcoólica. 

Da mesma maneira, busca entender mais sobre a disposição física e as habilidades de cada profissional. Nesse sentido, mais do que garantir a segurança do trabalho, o teste fornece uma gama de informações relacionadas às potencialidades e pontos a desenvolver de cada um dos membros da equipe. 

Além disso, o teste, que também tem como objetivo entender o momento dos colaboradores, visualiza não somente fatores de risco para aquele contexto e setor. Mas, também, quais características funcionam como fatores protetivos, que podem impactar na promoção de um ambiente sadio e seguro. 

Segurança  e prevenção de acidentes na empresa

Com o resultado do teste em mãos, a empresa pode definir as estratégias de enfrentamento. Os projetos de segurança e prevenção de acidentes precisam fazer com que os colaboradores lidem com as adversidades e se protejam da exposição ao risco.

Para garantir a segurança do trabalho e focar na prevenção de acidentes, diversos aspectos precisam ser levados em conta. A análise da atividade, por exemplo, nos fornece informações sobre o trabalho real, aquele que está em vigência na prática e representa o trabalho diário dos colaboradores. 

Essas informações são úteis para compreender todos os aspectos que podem impactar o trabalho, positivos ou negativos. Eles incluem:

  • O  processo hierárquico de comunicação;
  • Quais os protocolos a serem seguidos e como eles funcionam na prática;
  • Quais são os procedimentos não oficiais que os colaboradores seguem;
  • E como é o relacionamento entre os colaboradores de um mesmo setor.

Quer saber mais sobre a segurança do trabalho? Clique aqui e veja qual é, exatamente, o papel do RH!

Nossos Contatos

Ou deixe uma mensagem para receber o contato de um de nossos consultores

 

Opinião de quem usa o teste de personalidade

Já aplicamos mais de 360.000 testes para mais de 400 empresas de todos os portes a nível nacional.

Alguns de nossos clientes

Entenda pessoas através de
ciência e dados

Tire dúvidas sobre planos e preços com nosso time comercial.
Preencha os campos abaixo e conheça mais.
(*campos obrigatórios)