Blog Mapa > Segurança e Prevenção de Acidentes

Segurança e Prevenção de Acidentes

13/08/2019
Clock Leitura: 3 minutos
Segurança e Prevenção de Acidentes
Áudio Post com áudio, ouça abaixo:

Cuidar da segurança e da prevenção de acidentes envolvendo o colaborador é um ponto de interesse e importância para as organizações, uma vez que eles podem gerar custos graves na vida do acidentado, bem como consequências financeiras e legais para a organização.

Tendo em vista esse cuidado com o colaborador, as Normas Regulamentadoras (NR) foram criadas pelo Ministério do Trabalho e consistem em obrigações a serem cumpridas pelos trabalhadores e empregadores para garantir um trabalho “seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho0”.

As NR’s procuram abranger os principais aspectos que impactam a atividade e regulamentam desde o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), os procedimentos de atividades específicas, até o processo de avaliação psicossocial obrigatória.

Gerando segurança e prevenção de acidentes na empresa

Para garantir aos colaboradores mais segurança e prevenção de acidentes, são diversos os aspectos que devem ser considerados.

A análise da atividade, por exemplo, nos fornece informações sobre o trabalho real, aquele que está em vigência na prática e representa o trabalho diário dos trabalhadores. Essas informações são úteis para compreender todos os aspectos que podem impactar o trabalho, positivos ou negativos.

Esses aspectos incluem o processo hierárquico de comunicação, quais os protocolos a serem seguidos e como eles funcionam na prática, quais são os procedimentos não oficiais que os colaboradores seguem e como é o relacionamento entre os colaboradores de um mesmo setor.

Identificando riscos por meio de dados

A avaliação individual do candidato nos permite considerar suas características e competências de forma contextualizada, bem como os indicadores de risco de acidente. Com o resultado da MAPA, conseguimos visualizar, em indicadores, as características pessoais que podem prevenir ou contribuir, em menor ou maior grau, com o envolvimento do colaborador em acidentes.

Esses indicadores dizem respeito aos acidentes causados por um comportamento caracterizado como precipitado e/ou negligente. Esses são os principais motivos causadores de falha humana.

Dito isso, as questões que a MAPA aborda podem ser utilizadas de forma a relacionar os dados internos da organização aos indicadores e às dimensões, de forma a visualizar não somente os fatores de risco para aquele contexto e setor, mas também quais as características que funcionam como fatores protetivos. Além disso, são verificadas estratégias de enfrentamento, que permitem aos colaboradores lidar com as adversidades do trabalho e se proteger da exposição ao risco.

Os dados obtidos através das avaliações relacionadas ao risco podem servir de auxílio para a Metodologia de Avaliação Psicossocial para as Normas Regulamentadoras, de forma a contribuir para uma avaliação mais completa e de qualidade. Os dados também fornecem informações que a organização poderá utilizar para formular e elaborar projetos de segurança e prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Referências

1- SST – Normatização (2019). Secretaria de Inspeção do Trabalho. [publicação online]; 2019, [acesso em 29 de jul 2019]. Disponível em:  https://enit.trabalho.gov.br/portal/index.php/seguranca-e-saude-no-trabalho/sst-menu/sst-normatizacao/sst-nr-portugues?view=default

Mariana Cabral
Mariana Cabral
Receba nossa
newsletter



Ebook

Como prevenir e lidar com acidentes de trabalho na empresa

Como prevenir e lidar com acidentes de trabalho na empresa
ACESSAR MATERIAL

Veja nossos últimos materiais

  • Como prevenir e lidar com acidentes de trabalho na empresa

    Como prevenir e lidar com acidentes de trabalho na empresa

    LER E-BOOK
  • Como usar ferramentas de avaliação de pessoas além do processo de seleção

    Como usar ferramentas de avaliação de pessoas além do processo de seleção

    LER E-BOOK
  • Guia: Como otimizar o processo de seleção de funcionários

    Guia: Como otimizar o processo de seleção de funcionários

    LER E-BOOK

Junte-se a milhares de profissionais de RH
para receber conteúdos sobre ciência e dados

icone WhatsApp
Fale conosco via whatsapp