Teste de personalidade: O que são e como podem ser aplicados?

 

Saiba o que é um teste de personalidade e entenda como e em quais contextos sua utilização é recomendada.

 

Os testes de personalidade são instrumentos científicos desenvolvidos na área da Psicologia que buscam identificar traços inatos e adquiridos do indivíduo. Ao dizer de traços da personalidade, nos referimos às características, formas de ser, pensar e agir no mundo, de acordo com diferentes situações. Sua construção baseia-se em Teorias de Personalidade que irão fundamentar os conceitos e análises dos resultados.

É importante entender corretamente do que se trata esse tipo de testagem para utilizá-la da forma mais assertiva. No contexto organizacional, uma análise voltada para o conhecimento e entendimento da personalidade do indivíduo permitirá à empresa um alinhamento adequado nos momentos de contratação, recolocações internas e, até mesmo, na construção de planos de desenvolvimento.

Sabemos que o teste de personalidade não é um recurso suficiente para conhecer a pessoa, suas potencialidades, seus projetos. No entanto, consideramos que é um recurso necessário para facilitar e agilizar o conhecimento sobre o colaborador, assim como para seu autoconhecimento em processos de desenvolvimento de carreira.

Visto isso, desenvolvemos esse post que demonstrará de forma objetiva o que é o teste de personalidade e como ele pode ser utilizado para colaborar e otimizar os processos da sua empresa. Confira nos tópicos a seguir.

Entenda, o que é teste de personalidade?

O teste de personalidade é uma ferramenta de avaliação que tem o objetivo de analisar e compreender o funcionamento psíquico do indivíduo e os traços da personalidade que dizem das características marcantes da pessoa, daquilo que a distingue dos demais nos diversos contextos. Sendo assim, ele pode ser de grande ajuda ao realizar diagnósticos, verificar habilidades e limitações ou realizar alinhamentos de perfil, visto que revela características menos óbvias da pessoa trazendo uma profundidade maior para a análise.

Assim como qualquer testagem psicológica, o teste de personalidade deve ser aplicado por psicólogos, garantindo assim o cuidado ético e profissional necessário ao manuseio da ferramenta.

As condições referentes à aplicação da ferramenta também devem ser observadas, visto que, os testes psicológicos devem ser aplicados de acordo com suas instruções individuais, respeitando os requisitos mínimos necessários.

Qual a importância de se avaliar a personalidade?

No contexto organizacional destacamos a importância de se avaliar a personalidade a partir do contexto de seleção de pessoal. Uma vez que o teste psicológico proporciona uma análise mais profunda do indivíduo, permite uma previsão mais assertiva sobre sua afinidade com as funções referentes ao cargo específico, com o ambiente do trabalho e sobre a relação com colegas e lideranças.

A necessidade de conhecer o perfil psicológico vai além dessa entrada do indivíduo na organização. Ela também é importante para que se possa pensar no desenvolvimento dos colaboradores dentro de seu ambiente de trabalho. Á partir do entendimento do perfil, de forma estratégica, a organização poderá promover atividades que proporcionem a construção de sua carreira, buscando também sua participação na manutenção de uma cultura que promova a convivência entre as pessoas com diferentes características.

Destacamos ainda, a importância dessa avaliação para construção de planos de desenvolvimento individual, onde junto a outras técnicas, será possível pensar nos pontos a serem mais trabalhados com aquele colaborador. Permite também avaliar em quais características e contextos este indivíduo se destaca mais e de que forma seus pontos fortes podem ser utilizados na construção dos resultados almejados.

 

Quais os benefícios de se aplicar o teste para o colaborador e para a empresa?

Os testes de personalidade são bastante utilizados em determinadas etapas dos processos de seleção, assessment e desenvolvimento no meio organizacional. O resultado disso é um entendimento mais aprofundado das características psicológicas do indivíduo. Assim, esse tipo de avaliação pode abranger elementos de todas as esferas da vida do trabalhador.

Além de facilitar o conhecimento das características individuais, o teste de personalidade indica se há possibilidade de construções conjuntas, nas quais o colaborador e a organização precisam ter valores e crenças semelhantes em relação ao mundo do trabalho, aumentando as chances de satisfação do colaborador frente à execução de suas atribuições, e satisfação da empresa mediante as entregas realizadas diariamente.

Neste sentido, é possível analisar se os profissionais possuem as condições esperadas pela empresa e a partir disso tomar as decisões mais assertivas referentes ao caminho trilhado pelo colaborador dentro da organização.

Agora que você já sabe o que é um teste de personalidade e quais são os seus benefícios, entenda como selecionar um teste de personalidade para aplicação na sua empresa.

Giulia Ladeira

Psicóloga e Analista Técnica na MAPA

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Categorias

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Últimos Artigos
O segredo das empresas que não param

O segredo das empresas que não param

O fato de vivermos em um mundo de constantes mudanças, incertezas e diversos processos e suas complexidades, não é novidade para ninguém. Entretanto, ser adaptável

WhatsApp chat