Blog Mapa > Veja como utilizar o Assessment para líderes na sua empresa

Veja como utilizar o Assessment para líderes na sua empresa

24/10/2019
Clock Leitura: 4 minutos
Veja como utilizar o Assessment para líderes na sua empresa
Áudio Post com áudio, ouça abaixo:

O processo de preparação e desenvolvimento de colaboradores é algo que faz parte do dia a dia das grandes empresas. A questão é: em seu negócio, a liderança também recebe atenção quando se trata da capacitação? Saiba que um dos grandes segredos para continuar crescendo é aplicar o assessment para líderes.

A técnica tem uma amplitude que permite reconhecer e treinar corretamente os profissionais para serem líderes, independentemente de já exercerem cargos de gestão. Entenda como funciona o processo e a maneira certa de utilizá-lo!

Mas, afinal, o que é o assessment?

O termo assessment pode ser traduzido como avaliação. Basicamente, consiste em avaliar a performance de cada profissional que atua na empresa, buscando ter o máximo de aproveitamento das habilidades e atenuando os pontos fracos. Tal avaliação resume-se em observar, entrevistar, questionar, fazer dinâmicas e realizar testes individuais e em grupo.

No caso da liderança, o objetivo é que o profissional desenvolva a autoconsciência e trabalhe em cima de habilidades que auxiliem na motivação dos colaboradores sob a sua gestão. A ideia é que, sob a sua liderança, as equipes sejam mais proativas, inovem constantemente, atuem dentro de um ambiente colaborativo, gerem um sentimento de pertencimento, entre outras ações.

Quais ferramentas podem ser utilizadas no assessment para líderes?

As técnicas de aplicação do assessment variam. Cada ferramenta atende a um propósito e é importante ter consciência sobre as principais necessidades das lideranças. Confira mais sobre algumas delas a seguir!

Avaliação 360º

Uma ferramenta eficaz no assessment para líderes é a avaliação 360º. Ela ajuda o profissional a receber feedbacks simultâneos de vários indivíduos, como: subordinados, superiores, agentes internos e externos, além de possibilitar a autoavaliação.

A ideia é levantar, por meio de questionamentos, habilidades e comportamentos considerados imprescindíveis para a empresa. O objetivo é observar as percepções sobre o trabalho em diferentes frentes e estabelecer um plano de ação diante das melhorias apontadas.

MAPA

O teste MAPA é baseado na teoria interacionista da personalidade. Ou seja, ele foca na personalidade a partir da interação do sujeito com o meio em que ele vive e as variáveis criadas pela situação.

Os módulos de aplicação MAPA Gestor Forma A e MAPA Gestor Forma B são ideais para a avaliação do perfil e das habilidades ligadas à gestão e à liderança. Para isso, analisam a capacidade de gestão, de atividade, de autogestão e de relacionamento interpessoal. No caso do MAPA Gestor Forma A, também é analisada a competência de risco físico.

Como aplicar essa metodologia no contexto de liderança?

Primeiro, é preciso ter uma cultura focada no aprendizado. Também deve existir a capacidade de analisar o quanto a ferramenta está focada em desenvolver habilidades relacionais, promover um ambiente colaborativo, oferecer a motivação necessária à inovação e engajar as equipes.

Além disso, nesse processo de aplicação, é fundamental que o assessment seja capaz de analisar tanto as demandas atuais do profissional quanto o seu potencial futuro. Isso será imprescindível para ler as capacidades que o indivíduo terá de assumir no papel de liderança.

O assessment para líderes tem um impacto profundo dentro da organização, justamente por encontrar respostas que permitem saber quais as habilidades de um profissional e em quais posições ele melhor se encaixa. Assim, as cobranças quanto ao perfil são mais direcionadas, permitindo um desenvolvimento de liderança mais alinhado.

Falando em cargos de chefia, você já parou para pensar como mostrar o valor do RH para os diretores? Aprenda sobre o assunto em mais um de nossos artigos!

Avatar
Equipe MAPA
Receba nossa
newsletter



Ebook

Como prevenir e lidar com acidentes de trabalho na empresa

Como prevenir e lidar com acidentes de trabalho na empresa
ACESSAR MATERIAL

Veja nossos últimos materiais

  • Como prevenir e lidar com acidentes de trabalho na empresa

    Como prevenir e lidar com acidentes de trabalho na empresa

    LER E-BOOK
  • Como usar ferramentas de avaliação de pessoas além do processo de seleção

    Como usar ferramentas de avaliação de pessoas além do processo de seleção

    LER E-BOOK
  • Guia: Como otimizar o processo de seleção de funcionários

    Guia: Como otimizar o processo de seleção de funcionários

    LER E-BOOK

Junte-se a milhares de profissionais de RH
para receber conteúdos sobre ciência e dados

icone WhatsApp
Fale conosco via whatsapp