fbpx

Cargos de gestão na área operacional: identificando o dinamismo

Quando alguém assume cargos de gestão na área operacional de uma empresa, precisa saber que é preciso ter habilidades gerenciais e técnicas para cuidar de uma equipe ou um setor.

Mas como criar essas habilidades? Como contratar um líder que tenha um perfil que combine com a cultura da empresa? Nós, da MAPA, podemos ajudar você a melhorar os processos de Recursos Humanos.

Por aqui, o foco está na arte de entender pessoas. Usamos a tecnologia como uma grande aliada e nosso conhecimento como matéria-prima para entregar resultados. 

Dessa forma, realizamos o teste de personalidade MAPA com foco total na gestão do trabalho. Ele é essencial para avaliar a efetividade de um líder, inclusive na área operacional.

Por meio dele, é possível perceber características da personalidade que favorecem o comportamento de gestão no trabalho. Além disso, os resultados mostram aspectos cognitivos, habilidades sociais e motivação. Isso sem deixar de levar em conta o contexto.

Fale com a nossa área de Negócios e entenda mais sobre o teste MAPA. Afinal, ele possui amostra 100% brasileira, aprovação pelo CFP. Além de indicadores para avaliar riscos, sistema de gestão on-line e muito mais.

O dinamismo nos cargos de liderança

Além de habilidades gerenciais e técnicas, deve haver dinamismo nas atividades de um gestor. Para que você consiga entender melhor a importância do dinamismo nos cargos de gestão, segue uma lista com algumas características. Desse modo você poderá identificar se as possui. Em caso negativo, desenvolvê-las e se tornar um gestor modelo na sua empresa. Vamos lá?

Liderança

O líder é a própria representação da empresa. É por isso que a forma como um líder se porta deve condizer com a cultura organizacional das lideranças do local de trabalho. É de responsabilidade do líder fazer com que as metas e os objetivos de certo setor, como da área operacional, da empresa sejam cumpridos. Para isso, suas funções vão além de delegar tarefas:

  • É preciso acompanhar a execução das ações;
  • Orientar a equipe;
  • Se envolver nas dinâmicas do grupo;
  • Agir de forma com que os demais funcionários se engajem com a empresa etc.

Proatividade

Outro requisito básico para quem assume um cargo de gestão na área operacional é ter proatividade. Ser proativo significa não precisar receber ordens para perceber que algo precisa ser feito. É notar que algo vai acontecer e antecipar soluções para os problemas.

Um profissional proativo se destaca dos demais. Isso pois ele não tem medo de encarar o trabalho e de agir e pensar pelo bem da empresa como se fosse o proprietário do negócio.

Vale lembrar que um líder não deve apenas ser proativo. Contudo, deve estimular a proatividade entre os seus liderados, de modo que todos trabalhem bem e possam ter a chance de crescer na empresa por meio de um plano de carreira com foco em resultados.

Versatilidade

Ser versátil significa se adaptar a diferentes cenários e às mudanças que o ambiente organizacional sofre com o passar do tempo. O líder de alguns anos atrás, por exemplo, atuava em um ambiente quase que totalmente analógico e com poucas tecnologias. 

Após o boom da internet, grande parte dos processos passou a ser realizada com o auxílio de ferramentas tecnológicas, e as novas gerações que entraram para o mercado de trabalho dominando tais tecnologias precisaram ser bem recebidas pelos gestores.

Estes, por sua vez, se viram obrigados a ser versáteis e se adaptar a esse novo público interno, sem deixar de trabalhar com o que já estava na empresa.

Boa comunicação

A comunicação na empresa precisa ser vista como uma via de mão dupla. Ou seja, sempre que alguém levantar alguma demanda, precisa ter um retorno. O líder, portanto, precisa estar sempre aberto para conversas e dar feedbacks aos questionamentos dos liderados.

Caso seja preciso, a resposta não precisa ser dada no exato momento. Porém, você deve deixar claro que buscará se informar sobre o assunto e retomar o assunto assim que possível.

Por fim, tais características denotam a importância do dinamismo nos cargos de gestão da área operacional e devem ser seguidas tanto por quem já está nessa posição quanto por aqueles que são aspirantes a ela. 

Por que vale a pena investir em liderança na área operacional

Aqui, vimos os principais desafios da área de RH. Por isso, desenvolvemos as Soluções MAPA, que auxiliam empresas e profissionais nas tomadas de decisões.

Para nós, um bom bom líder é aquele capaz de:

  • A princípio, conduzir as pessoas de forma colaborativa e autoconfiante;
  • Lidar com conflitos;
  • Comunicar e se relacionar bem com os outros;
  • Manter a resiliência. 

Sendo assim, a liderança no trabalho na área operacional vai além de um cargo. Na verdade, ela representa um conjunto de competências e habilidades necessárias para uma condução eficaz da organização e da sua equipe.

Sabendo disso, apresentamos a você o teste de personalidade MAPA. Com ele, a sua empresa consegue obter várias informações e respostas por meio de um diagnóstico profundo que fornecerá uma visão completa.

O teste de personalidade, ao unir a subjetividade das pessoas, nos permite entender as competências de gestão do indivíduo, voltadas às características para empreender e para interagir com autoridades.

Essas informações complementam a análise de indicadores. Afinal, ela une aspectos avaliados para dizer da capacidade da gestão no trabalho como um todo. Com o teste, a empresa fica pronta para verificar a habilidade do candidato para assumir uma posição de líder da área operacional.

Da mesma forma, percebe se a pessoa é capaz de acompanhar a equipe, se apresenta segurança ao desempenhar as suas tarefas, se tem habilidades de comunicação, entre outros atributos.

Por fim, para que você receba informações que auxiliem a desenvolver essas questões, assine nossa news! É só entrar em contato aqui e, assim, você sempre terá novidades no seu e-mail!

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados