fbpx

Avaliação de pessoas ajuda o desenvolvimento de funcionários

A avaliação de pessoas é uma aliada da empresa no que diz respeito ao crescimento da equipe. Contudo, é preciso usá-la de maneira correta, dando-lhe a devida atenção para melhores resultados.

A princípio, esse processo deve fazer parte de todas as empresas. Isso desde aquelas de pequeno porte até as maiores. Isso porque sempre há o que melhorar em seus processos, de forma a trazer maiores resultados no desenvolvimento de cada um, além da redução de custos.

O que é a avaliação de pessoas?

Consiste em um processo de conhecer e analisar o desempenho da equipe. É feita pelos superiores. visto que são eles que conhecem melhor a função, possuem relacionamento direto com os avaliados. Bem como sabem dos pontos fracos e oportunidades da área.

Além disso, o período da avaliação depende da necessidade de cada empresa. Porém, são mais comuns as avaliações semestrais e anuais.

Para que serve?

Serve para que a empresa conheça melhor o seu capital intelectual e corrija problemas de rendimento. Isso significa que são ótima opção para melhorar e desenvolver a equipe.

A avaliação bem feita indica aos gestores quais pontos precisam de melhorias no que diz respeito aos recursos humanos. A partir dos resultados, realizam-se treinamento e cursos para suprir as necessidades e falhas. A ideia é priorizar as melhorias nas áreas que mais afetam o crescimento da empresa.

Serve, também, para um remanejamento interno com base no perfil da avaliação. Ela busca aumentar a eficiência, além de ser um feedback para a equipe. Por fim, melhora o desempenho e traz vantagens competitivas para a empresa.

Quais são as formas de avaliação de pessoas?

As formas de avaliação variam, assim o período de realização. Cabe ao RH analisar qual será mais bem recebida e que trará os resultados que a empresa busca. Então, pode haver mudanças na forma de avaliação para se adaptar melhor ao que é proposto.

A autoavaliação é um método muito comum. Isso pois permite à pessoa analisar o seu rendimento e a torna mais aberta a receber os resultados através do seu superior.

Existem também a avaliação de resultados, a de objetivos e de potencial. Elas não abordam somente a análise comportamental e de personalidade. Porém, agregam também as respostas perante as metas, objetivos e o potencial de crescimento de cada um dentro da empresa.

Como ferramentas como essa podem ajudar?

Estão disponíveis no mercado ferramentas de avaliação eficazes. Elas são muito usadas pelas empresas devido à sua precisão, tanto para processos de contratação quanto de promoção. Boas ferramentas de avaliação permitem uma ampla combinação de respostas, cruzamento de dados e a emissão de relatórios completos.

O resultado é uma completa avaliação de personalidade dos membros de uma equipe. Essa solução vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Uma boa avaliação de pessoas também permite que a empresa explore melhor o que cada um tem a agregar para o crescimento da empresa. Assim, leva a um  aumento de produção e redução de gastos.

É crucial que se obedeça os prazos para realizar a avaliação. Isso para que ela seja valorizada pelos membros da equipe e para demonstrar respeito às pessoas. Afinal, eles ficam ansiosos pelo retorno por parte da gestão.

A empresa também pode adotar formas de compensação. Por exemplo, prêmios para os que tiveram melhores resultados. Afinal, essa ação motiva o crescimento contínuo da equipe.

E na sua empresa, como realiza a avaliação de pessoas? Fale com um de nossos especialistas se tiver alguma dúvida.

A Mapa pode te ajudar!

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados