fbpx

Como o teste de personalidade ajuda a promover segurança do trabalho

Sabemos que cuidar da segurança do trabalho de forma a prevenir acidentes com o colaborador é um ponto de interesse para as empresas. Isso porque acidentes dentro do ambiente de trabalho podem gerar custos graves na vida da pessoa, bem como consequências legais para a empresa. Dessa forma, é preciso apostar na prevenção.

Para ajudar você nesse quesito, temos o teste de personalidade MAPA. Ele é capaz de perceber fatores e riscos de acidentes de trabalho por meio de ciência e dados. Além disso, traz as características de cada pessoa. A princípio, elas podem prevenir ou mesmo contribuir com o envolvimento do colaborador em acidentes.

Por meio do teste, a empresa pode entender as disposições de comportamento de uma pessoa no seu dia a dia. Por exemplo, aqueles comportamentos precipitados e/ou imprudentes. 

Quer saber mais? Solicite uma apresentação completa com a nossa equipe e entenda pessoas por meio de ciência e de dados!

O que é segurança do trabalho?

A segurança do trabalho é o conjunto de medidas para diminuir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. Bem como proteger a integridade e a capacidade produtiva do funcionário.

Em outras palavras, podemos dizer que a segurança do trabalho diz do que a empresa deve fazer para proteger a equipe. Isso de modo a oferecer um local saudável para que as tarefas laborais sejam feitas da melhor maneira possível.

A área é crucial para qualquer empresa, uma vez que zela pela qualidade de vida, segurança e influencia na produção da equipe. Na verdade, ela impacta até mesmo na redução de custos. Isso porque evita gastos com o tratamento de uma pessoa que sofre acidente, por exemplo. 

Dados sobre a saúde da equipe no ambiente de trabalho

O Ministério da Previdência Social divulgou dados que comprovam que a saúde do trabalhador precisa de maior atenção e cuidado. Foram mais de 720 mil casos de acidentes e doenças do trabalho em um ano, entre os profissionais da Previdência. 

Além disso, os dados mostram uma morte a cada 3h e 40min quando o assunto é contexto de risco. De acordo com outra pesquisa do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, as indústrias e empresas do Brasil registram 17 mil mortes, frutos de acidentes no ambiente de trabalho. 

Sabendo disso, mapear os riscos e prevenir acidentes em uma empresa reforça não somente a saúde da equipe, mas de toda a empresa. Pessoas saudáveis produzem de forma mais eficaz, trazendo um ambiente saudável e bom boa produção.

Dessa forma, as ações preventivas devem ser pensadas para se garantir o melhor desempenho dos colaboradores. E, assim, da cadeia produtiva como um todo. Inclusive, o RH tem um papel crucial quando o assunto é prevenção.

Tendo em vista esse cuidado com a equipe, as Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho consistem em obrigações a serem cumpridas pelos trabalhadores e empresa. A ideia é garantir um trabalho “seguro e sadio, ao prevenir doenças e acidentes de trabalho”.

O objetivo é garantir a saúde emocional da equipe, já que o equilíbrio do sujeito é um dos aspectos que influencia na qualidade de vida

O teste MAPA auxilia na promoção da segurança do trabalho

O teste de personalidade MAPA pode ser uma ótima opção para ajudar a empresa a traçar estratégias que ofereçam a segurança do trabalho. Afinal, ele consegue perceber diversos traços no colaborador. Além de levar em conta as suas características e competências dentro de um contexto. 

Somando-se a isso, a metodologia pode traçar a propensão ao comportamento negligente devido a questões como desânimo, ansiedade, entre outros fatores, como consumo do álcool.

Da mesma forma, o teste permite entender a disposição física e as habilidades de cada um. Então, mais do que ajudar a promover a segurança do trabalho, a solução oferece um combo que diz respeito às potencialidades e pontos a melhorar de cada um da equipe.

Além do mais, é preciso ressaltar que o teste de personalidade tem como proposta entender o momento das pessoas. Nesse sentido, ele destaca os fatores de risco para cada contexto e setor. Mais do que isso, pontua as características que funcionam como medidas de proteção. Essas também podem impactar quando o assunto é promoção de um ambiente saudável.

Pontos fortes do teste de personalidade MAPA

Como visto, o teste MAPA tem um papel crucial para ajudar a empresa a definir as estratégias de enfrentamento para garantir a segurança do trabalho. Os projetos de prevenção de acidentes precisam fazer com que a equipe lide com as adversidades e se proteja do risco. 

Mas, além disso, o teste possui outros benefícios. Respaldado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), ele se adequa à realidade da empresa. Dessa forma, contribui para o contexto organizacional, ao realizar avaliações psicológicas. Isso seja nos recrutamentos e seleções ou no planejamento de programas de desenvolvimento de pessoas.

Um dos grandes diferenciais é que o teste foi 100% feito no Brasil, estando adequado com a nossa realidade cultural. Ele ainda possui indicadores para avaliação de risco, como vimos antes. São cinco estudos de validade e dois de precisão, o que mostra o quão confiável é a ferramenta.

Além do mais, o instrumento é super prático, já que é 100% online, com armazenamento na nuvem. Isso oferece à empresa backup constante, evitando a perda de informações essenciais.

Em suma, é possível afirmar que o nosso teste se parece com uma bateria fatorial de avaliação da personalidade, levando em conta uma escala de autorrelato. Com ele, a empresa pode ter acesso resultados mais profundos, precisos e confiáveis.

Conheça agora mesmoo teste e seja assertivo nos processos de recursos humanos!

Wanessa Viegas

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados