fbpx

Como o teste de personalidade MAPA pode te ajudar a escolher o candidato ideal?

Muitas empresas gastam um tempo enorme com a seleção de pessoal. O mercado anda muito competitivo e conta com bastante gente qualificada. Diante disso, como ser mais assertivo nos processos de RH, de forma a deixar os processos menos morosos? Uma boa opção é apostar no teste de personalidade MAPA.

O MAPA percebe as características da personalidade que favorecem certos tipos de comportamento. Sua empresa precisa de um perfil ágil? Alguém que tenha espírito de líder? Uma pessoa com empatia? Seja o que você estiver à procura, o nosso teste é capaz de ajudar. Isso porque ele fala, por exemplo, de habilidades sociais. Tudo isso levando em conta o contexto de cada pessoa. 

Para saber mais, clique aqui e veja como o teste funciona!

Como escolher a melhor ferramenta para avaliar pessoas?

Você pode se perguntar por que um teste de personalidade é uma boa opção. Então, frisamos que, para escolher o instrumento de análise ideal, é preciso levar algumas coisas em conta. Além da cultura da empresa, quais são as atribuições do cargo em questão?

Por exemplo, para a função, é preciso executar gestão de pessoas? Qual será o ambiente de trabalho e os aspectos das tarefas diárias? Há contexto de risco?

Essas perguntas auxiliam no direcionamento da avaliação para alcançar o objetivo final, que é uma contratação eficaz. Ao responder as questões certas, você estará mais apto a escolher a melhor ferramenta. Isso seja ela um teste de personalidade, teste de atenção ou teste de raciocínio, por exemplo. 

De forma geral, os testes de personalidade oferecem informações mais profundas sobre a pessoa. Em outras palavras, permite que seu processo de análise esteja centralizado e com um nível maior de complexidade de dados.

Isso porque os testes fornecem informações valiosas a respeito do avaliado de forma mais rápida. Através do seu uso, é possível ter mais insights e ampliar percepções sobre as pessoas. Veja mais a seguir!

Por que optar por um teste de personalidade

É normal ter dificuldades para avaliar qual pessoa pode se adaptar melhor ao que o negócio precisa. Pensando nisso, ter em mãos um teste pode ser uma grande carta na manga.

Isso pois os traços de personalidade dizem muito sobre o comportamento de uma pessoa. Na verdade, foi-se o tempo em que as habilidades técnicas sobressaiam às comportamentais, definindo uma contratação somente pelas descrições no currículo. Nos dias de hoje, o perfil comportamental é tão ou mais essencial a depender do cargo e das funções.

Falando nisso, os testes de personalidade avaliam diversos aspectos de personalidade, além de tendências comportamentais. Unido com outros métodos e análises, ele é um ótimo instrumento para conhecer e entender uma pessoa.

A aplicação é feita por meio de questões, as quais o candidato deve responder. Não existe um limite exato de tempo, porém, não costuma passar de 45 minutos. Basicamente, são questões que ajudam a comprovar que a pessoa está dando a sua própria opinião e não aquilo que espera que a empresa ou o setor de Recursos Humanos desejam ouvir.

O teste de personalidade MAPA

O teste de personalidade MAPA, por exemplo, funciona como uma bateria fatorial de avaliação da personalidade, por meio de uma escala de autorrelato. Nesse sentido, a amplitude de traços avaliados por ele permite às empresas o acesso a resultados mais profundos. Por consequência, mais eficientes.

Em síntese, é possível dizer que o MAPA avalia um conjunto de construtos através de uma estrutura de fatores testada no Brasil. Estes fatores estão relacionados a perfis de trabalho em empresas e incluem comportamentos de segurança, produtividade e regulação emocional, por exemplo.

Basicamente, ao avaliar um ou mais indivíduos no contexto organizacional com o MAPA, analisa-se aspectos emocionais, relacionais e de conduta da equipe ou candidatos.

Assim, é possível elaborar a realidade da empresa e mapear um perfil em que haja interesses e benefícios mútuos. Um bom diagnóstico levará a empresa rumo à melhoria contínua, tornando-se mais competitiva para o mercado e com um quadro de funcionários cada vez mais preparados para os desafios do mundo do trabalho.

Outras soluções para escolher o candidato ideal

Além de optar por um teste de personalidade, que facilita muito os processos do RH, a empresa pode adotar outras ações. Afinal, a seleção de um bom profissional inclui fatores que vão além de um conjunto de características. Nesse sentido, a empresa também deve avaliar:

  • A formação de cada pessoa, como cursos;
  • Se os valores dos candidatos combinam com os da empresa;
  • Se a pessoa busca crescer em sua área de atuação;
  • A comunicação, se é clara e objetiva;
  • Se possui boa base de conhecimentos gerais e visão ampla de mercado.

Além disso, a MAPA trabalha com outras soluções que podem ajudar a sua empresa a ter mais sucesso. Um exemplo que vem sendo criado é o Inventário de Avaliação Psicossocial.

Ele faz parte do método Avaliação Psicossocial. Além disso, consiste num questionário de autoavaliação que investiga características pessoais como saúde e bem-estar. Somando-se a isso, inclui características estruturais da organização do trabalho associadas com recursos fornecidos e demandas de diversas naturezas do trabalhador. 

Em outras palavras, tornamos o processo de R&S muito mais ágil e com foco aos problemas únicos de cada empresa. Então, venha entender pessoas por meio de ciência e dados com um teste aprovado pelo CFP!

Por fim, fale com a gente e conheça as nossas soluções!

Wanessa Viegas

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados