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Cultura Empresarial ou Organizacional: entenda

A cultura empresarial pode ser entendida através de um paralelo com a personalidade humana. A princípio, essa concepção se dá porque a personalidade diz respeito a características pessoais que pautam as formas com que a pessoa se relaciona e as suas crenças pessoais. Da mesma forma, a cultura vai dizer dos valores, das missões e dos processos comunicacionais dentro da empresa.

Dito isso, a cultura possui diversas características. Ela se desenvolve dentro das empresas por meio das interações entre os seus membros, produz conhecimento e bagagem cultural. Da mesma maneira como favorece ou dificulta a dinâmica de comunicações e pode influenciar um repertório comportamental.

Tais aspectos são passíveis de estudo e de análise, capazes de fornecer uma gama de informações. Esses, por sua vez, podem produzir conhecimento e insights para diversos fins, como processos de recrutamento, seleção treinamento e desenvolvimento.

Estudando a cultura empresarial

Como mencionado, o estudo da cultura empresarial pode ser feito através de vários instrumentos, entrevistas e visitas de campo. Na verdade, o intuito é compreender os processos e as dinâmicas da rotina diária. Esses instrumentos podem incluir, por exemplo, análises sobre o clima, cujo construto é uma forma de obter um panorama geral da percepção dos colaboradores sobre a empresa.

Todas essas ferramentas são essenciais para estudar a adequação das políticas e dos valores organizacionais à equipe de funcionários. Dessa forma, é possível apontar aspectos disfuncionais passíveis para se trabalhar. Bem como os pontos fortes que devem ser reforçados.

Além disso, é crucial procurar conhecer os produtos oriundos da cultura empresarial. Esses podem ser compreendidos em oito dimensões: valores, crenças, ritos, mitos, heróis, tabus, normas e comunicação. Essas dimensões devem favorecer o comprometimento organizacional, transmitir uma filosofia de gestão, racionalizar e legitimar a atividade. Além de motivar os colaboradores e facilitar a socialização.

Sua importância para as empresas

O fit cultural é um desdobramento do conhecimento produzido através da análise da cultura organizacional. Isso ocorre porque se analisam as relações entre o funcionamento geral de uma empresa, em suas nuances. Além disso, os perfis individuais, investigando sua compatibilidade.

Dessa maneira, é possível realizar processos mais assertivos. Quando conhecemos o perfil cultural da empresa, facilita-se a compreensão das características funcionais do time. Estes englobam não apenas os aspectos técnicos do cargo a qual pretendem, mas também sua aderência à empresa como um todo.

Nesse sentido, Lindsay Evans, diretora de talentos do Chatham Financial, resume a aquisição de talentos para a empresa em dois pontos: o que o candidato faz e como ele faz. Dessa forma, o “que” pode ser interpretado como sua habilidade, desenvolvida ao longo de sua experiência profissional, cursos realizados. Porém, o “como” está associado a sua aderência cultural à empresa.

Por fim, quer entender mais sobre o assunto? Então, converse com a gente!

 

Mariana Cabral

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