Disrupção digital e o mundo V.U.C.A.

Nunca se falou tanto em Mundo V.U.C.A. e disrupção. Os termos estão cada dia mais intrínsecos a todas as áreas, principalmente aquelas que lidam diretamente com pessoas. Por este motivo, profissionais de RH precisam não só entender o termo, mas principalmente saber como lidar com ele. Você sabe o que é o Mundo V.U.C.A.?

O que é o Mundo V.U.C.A.

Mundo V.U.C.A. é o acrônimo do inglês para Volatility (Volatilidade), Uncertainty (Incerteza), Complexity (Complexidade) e Ambiguity (Ambiguidade), quatro características marcantes que o mundo todo está vivendo devido às constantes mudanças. Entendendo melhor cada uma delas:

Volatilidade: tudo muda o tempo todo e de maneira veloz.

Incerteza: nada é estático. A única certeza que temos é a de que sempre existirão incertezas e elas devem ser consideradas.

Complexidade: situações complexas, com soluções aparentemente difíceis. Como torná-las claras e resolver o problema?

Ambiguidade: tudo tem dois lados. Mesmo que se decida seguir por um caminho, é preciso saber que existe outro.

Embora o termo pareça atual, ele surgiu na década de 90, no ambiente militar, para explicar o mundo pós Guerra Fria. Estas mesmas características se mantiveram e tornaram-se cada vez mais comuns, se aplicando perfeitamente ao ambiente de negócios atual, gerando desafios para profissionais e organizações.

Estas transformações exigem um novo posicionamento das empresas e seus líderes, especialmente na gestão de pessoas. Estudos realizados pela PwC indicam que até 2030 um terço dos postos de trabalho em países desenvolvidos como Japão, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos serão ocupados por robôs.

Em um cenário de rápida transformação digital é primordial que líderes e equipes de RH confirmem para si a missão de treinar seus colaboradores, auxiliando-os no desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, inteligência emocional e criatividade.

É a era do investimento nas pessoas, incentivando-as a criarem estratégias completamente novas para velhos problemas. É importante que as organizações foquem na cultura da liderança e proatividade, onde os colaboradores saibam se antecipar aos problemas, buscando eles mesmos soluções inovadoras.

Ferramentas de avaliação de pessoas e testes de personalidade auxiliam no desenvolvimento pessoal e profissional, identificando de maneira assertiva características. O resultado do teste ressalta as competências e gera insights sobre as características que necessitam atenção, sendo possível, assim, uma evolução pessoal que irá refletir em melhorias para o profissional e, consequentemente, para a empresa.

Criar um ambiente que acolhe o colaborador, apoia e incentiva seu crescimento pessoal e profissional é a base para toda empresa que deseja se destacar, contratar e reter profissionais de sucesso.

Conheça a MAPA, a mais completa ferramenta de Avaliação de Personalidade desenvolvida no Brasil. Converse com um especialista MAPA e saiba como podemos te ajudar a identificar, contrata e reter seus talentos.

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Categorias

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Últimos Artigos
Transformação Digital

Transformação Digital

Não é novidade que as ferramentas digitais influenciam e moldam a maneira como nós vivemos, nos comunicamos e trabalhamos, gerando grandes e diversas mudanças em