fbpx

Design Organizacional na Gestão de Empresas

O universo do trabalho é dinâmico e está sempre sujeito a mudanças. Então, para acompanhar as mudanças desse cenário, as empresas precisam se adaptar e inovar suas ações. O Design Organizacional, por exemplo, é um modelo em ascensão. A princípio, ele consiste em reavaliar e ajustar as estruturas de uma empresa para obter melhores resultados.

Duas diretrizes são usadas nesse processo: tecnologia e comportamento. Ou seja, os recursos tecnológicos são cruciais para alcançar os objetivos de uma empresa. Porém, são as pessoas que são o capital mais valioso de qualquer instituição.

Nesse sentido, o papel do Design Organizacional é perceber e investir nas competências dos profissionais para que eles sejam vistos como parte crucial do sucesso da empresa. Então, continue a leitura e entenda melhor esse conceito!

O que é Design Organizacional?

O conceito se refere a um modelo de inovação na área de Recursos Humanos. A partir dessa visão, o RH pode desenhar a estrutura atual da empresa. Além disso, pode adaptá-la às mudanças do cenário.

Marco Ornellas, psicólogo e autor do livro DesigneRHs para Um Novo Mundo, propõe uma reflexão sobre as culturas da empresa. Somando-se a isso, ele também aponta o Design Organizacional como uma das profissões do futuro. De acordo com ele, elas serão bem-desempenhadas por pessoas com habilidades para lidar com mudanças, como:

  • paixão;
  • ousadia;
  • criatividade;
  • otimismo;
  • empatia;
  • domínio tecnológico.

Contudo, podemos colocar esse modelo em prática somente com eficiência. Na verdade, partindo de um diálogo horizontal e não mais vertical como outrora. Então, isso significa que o Design Organizacional permite um maior protagonismo e é fruto de esforço. Nesse sentido, é preciso que exista uma troca constante de conhecimentos entre todas as pessoas da empresa.

Quais as vantagens desse modelo?

Aumento da produção, melhorias na imagem da empresa, redução do índice de turnover e diminuição de custos são algumas das vantagens de trabalhar com Design Organizacional. Entenda outras abaixo!

Definir bem as tarefas

Com esse método, é possível entender com mais clareza o papel de cada gestor. Isso inclui funções, limites de autoridade, delegação de tarefas, entre outros aspectos. A partir disso, a empresa pode perceber se existem pessoas com muitas funções ou ociosas. Assim, é possível ajustar as demandas.

Otimizar tempo e ser ágil nas tomadas de decisão

O Design Organizacional permite a ruptura das barreiras que se erguem entre os diversos setores de uma empresa. Dessa forma, as tarefas são feitas com mais rapidez e com menos tempo. Com isso, o modelo também ajuda na rapidez das tomadas de decisão.

Melhorar a comunicação

Outra vantagem é a chance de propor uma maior interação entre as pessoas. Isso tanto dentro das próprias equipes quanto entre os setores. A comunicação melhora o clima da empresa e deixa a equipe mais engajada. Além disso, permite gerenciar conflitos.

Melhorar as habilidades

O Design ainda se preocupa com valorizar e direcionar os talentos presentes na empresa. A ideia é limitar as oportunidades criadas por mera afinidade entre gestores e colaboradores exclusivos. O reconhecimento de habilidades é reforçado por treinamentos e outras ferramentas. Tudo isso tendo por base um olhar treinado do profissional de RH, com foco no comportamento de cada pessoa da equipe.

Como colocar esse conceito em prática?

Para aplicá-lo não existe uma receita única e correta. Afinal, trata-se de um avanço gradual, que depende de mudanças na postura de todos. Porém, é válido dizer que o passo inicial é a tomada de consciência.

Ao assumir um novo olhar, o Design traz a chance de contestar ideias prontas e medidas automáticas. Assim, abrem-se portas para experimentos que levem a empresa como um todo a um patamar alto. Isso com respaldo em pilares como comunicação e valorização de talentos.

Por fim, achou este conteúdo legal? Então, para ficar por dentro de outros temas como este, siga nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Somos experts em entender pessoas por meio de ciência e dados. Se preferir, fale com a gente aqui!

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados