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O que é Escala Likert e como aplicá-la na sua empresa?

Se você ainda não sabe o que é a escala Likert, não perca mais tempo. A princípio, é um método muito importante para o campo da pesquisa. Por exemplo, o marketing é uma das áreas que mais utilizam esse recurso.

Quem deseja mensurar e entender as atitudes e comportamentos do seu consumidor não pode deixar de conhecer a escala. Então, confira abaixo tudo o que você precisa saber!

O que é a escala Likert?

Criada em 1932, a escala Likert leva o nome de seu inventor, o psicólogo americano Rensis Likert (1903-1981). Na verdade, é um método que objetiva medir de forma fiel as atitudes das pessoas e conhecer o grau de conformidade das respostas dadas.

Em vez de se limitar a responder apenas “sim” ou “não”, o entrevistado dá uma nota em uma escala, ou seja, demonstra especificamente o quanto ele concorda ou discorda ou o grau de satisfação e insatisfação diante de uma dada situação.

O que é possível medir?

Em outras palavras, o método serve para mensurar atitudes e comportamentos distintos de um entrevistado, como o nível de concordância de uma afirmação e o de importância de uma atividade específica.

Além disso, é possível obter a média, mediana ou moda, avaliar um serviço, um produto ou uma empresa e até mesmo a frequência com que determinada atividade é realizada.

Qual a diferença entre escala Likert e item de Likert?

Diante de tanta confusão feita pelas pessoas, é importante ressaltar a diferença entre uma escala e um item de Likert. A escala se refere à soma das respostas dadas a cada item de Likert.

Além disso, o item é apenas uma afirmação feita pelo cliente por meio de um critério, que pode ser objetivo ou subjetivo. Então, o ideal é usar 5 níveis de respostas. Quanto mais níveis, maiores as possibilidades de respostas obtidas.

Não existe quantidade certa ou errada. Nesse sentido, o número escolhido deve ser suficiente para transpor a pluralidade de sentimentos que um consumidor poderá apresentar e explorar o que a empresa deseja descobrir.

Caso o pesquisador escolha, por exemplo, 4 itens, significa que a empresa deseja forçar o cliente a fazer uma escolha positiva ou negativa, pois um posicionamento neutro não interessa naquele momento.

O formato típico de um item Likert é:

  1. Não concordo totalmente
  2. Não concordo parcialmente
  3. Indiferente (ou “não concordo e nem discordo”)
  4. Concordo parcialmente
  5. Concordo totalmente

O que é análise de resultados?

Após o questionário ser totalmente respondido, o próximo passo é analisar os itens. Essa análise pode ocorrer separadamente ou a partir da somatória das respostas. Nesse segundo caso, é preciso criar um resultado por grupo de itens.

Tanto o critério escolhido quanto os valores atribuídos de cada posição são determinados pelo próprio pesquisador.

Quais são as vantagens da escala Likert?

  • Em termos de desenho de questionário, é considerado uma escala de fácil construção capaz de englobar tanto questões simples quanto complexas.
  • Já para o entrevistado, há a possibilidade de dar intensidade em suas respostas, mesmo em perguntas de alto grau de complexidade.
  • Para quem opta pelo questionário online, tem o benefício do visual, que permite ao entrevistado fazer comparação entre os itens e ajustar suas respostas facilmente.
  • É uma maneira simples de garantir que todas as perguntas estejam categorizadas e que as possibilidades de resposta do cliente sejam contempladas.
  • Também pode ser aplicada dentro da empresa quando os gestores acharem necessário analisar a opinião dos funcionários ou definir o perfil da equipe.

Além da escala, a empresa também pode optar por avaliações psicológicas para fazer uma boa gestão de pessoas. O Mapa, por exemplo, é um sistema web de avaliação psicológica que auxilia tanto na gestão quanto na contratação de pessoas.

Por fim, agora que você já sabe o que é a escala Likert e de que forma ela pode contribuir para o crescimento da sua empresa, que tal conhecer um pouco mais sobre o Mapa? Então, entre agora mesmo em contato e tire suas dúvidas!

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

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