FIT CULTURAL e as vantagens de uma equipe alinhada aos valores organizacionais

fit cultural

Toda empresa, instituição, organização enfrenta delicadas questões quando se depara com o tema da contratação de profissionais e estruturação de equipes e setores. Seja devido às constantes modificações vivenciadas na economia mundial que por vezes tornam inevitáveis a revisão da visão, missão, valores, competências, logo, da própria cultura organizacional, obrigando a instauração de novos processos para se atingir o tão sonhado alinhamento cultural, seja porque a própria constituição de uma equipe compromissada com a cultura do empreendimento se torna um desafio constante, dado o desenvolvimento também de competências, saberes e valores pessoais inéditos, os quais, nem sempre, se coadunam com os parâmetros caros ao patrimônio cultural das instituições.

Diante desse cenário efêmero e exigente, sempre em evolução e aprimoramento, algumas ferramentas e metodologias vêm sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas com o propósito de revisar, alinhar e fortalecer o modelo cultural das organizações, tendo sempre em mente, a necessidade de o capital humano a ser contratado estar devidamente sintonizado aos valores institucionais do contratante. Por essa razão, tais metodologias de ponta defendem como necessária a seleção e recrutamento de indivíduos não mais pautados unicamente nas competências apresentadas. Elas passaram a privilegiar outros atributos individuais, principalmente aqueles que se mostram em sinergia com os valores culturais característicos e sustentados pelas organizações contratantes.

Muito embora a diversidade de formação e as habilidades interpessoais sejam sempre muito bem-vindas, na ambiência empresarial passou-se a valorizar também o compartilhamento quase instintivo de um conjunto de valores de convívio social que favoreçam a cooperação, o trabalho em equipe e o engajamento no propósito coletivo delineado pela cultura do negócio do qual se participa. Isso também porque se tornou evidente a possibilidade de se oferecer recursos aos colaboradores, favorecendo as realizações pessoais e, ao mesmo tempo, atingir aspirações coletivas e a tão almejada sustentabilidade dos empreendimentos. É em meio a esse contexto e consciência que emerge o Fit Cultural.

Fit Cultural – entenda o que é

O Fit Cultural pode ser caracterizado como ferramenta metodológica que visa alcançar o ajuste ideal entre os valores da empresa e do candidato a seu funcionário. O conjunto de técnicas serve como um identificador das competências comportamentais (soft skills) e tem por intuito selecionar profissionais cujas características (linguagem, postura, habilidades, comportamentos e objetivos) se encaixem com maior precisão ao patrimônio cultural (crenças, atitudes e comportamentos centrais) da instituição contratante. Acredita-se que profissionais com propósitos afinados com os pressupostos da empresa possuem maior chance de obter melhores índices de envolvimento, rendimento e permanência na organização. Isso também porque, uma vez motivados, esses indivíduos terão maior interesse em conhecer a visão estratégica da empresa e predisposição elevada para executá-la exemplarmente.

Uma vez engajados, se tornarão reflexo da instituição e agirão com o propósito de sempre que possível tomar decisões que poderão beneficiar não só a empresa quanto a própria carreira e ascensão individuais. Quanto mais elevada a consonância de propósitos compartilhados entre contratante e contratado, maior a solidez da marca empregadora. Por esse motivo, torna-se imprescindível a seleção e aquisição de talentos que se coadunam com o capital cultural da organização.

A assertividade do Fit Cultural

A importância do teste Fit Cultural pode ser resumida nas chances reais que ele institui de a empresa contratar e reter talentos que se enquadram em quase 100% nos requisitos da vaga associada ao patrimônio cultural institucional. Isso diz também da possibilidade efetiva de melhor adaptação desse indivíduo à equipe e aos processos de modo dinâmico e harmônico, oportunizando a constituição de um quadro de funcionários satisfeitos que comporão um time coeso e duradouro, apto a produzir os resultados esperados em clima empresarial positivo e que permita a continuidade do negócio

Essa circunstância favorece, em igual medida, a aquisição de benefícios a médio e longo prazos que se transformarão em dividendos que levarão o empreendimento a patamares elevados. A instituição se destacará do grosso da concorrência e atingirá resultados acima da curva de expectativa de crescimento, tanto do empreendimento quanto dos profissionais nele implicados.

Culture code: a base para aplicação do método

Antes de se pensar na aplicação do Fit Cultural, faz-se necessário ter definidos com precisão os valores, crenças e comportamentos que vigoram na organização. Caso esses itens não estejam claros, o primeiro passo é torná-los evidentes numa espécie de código de cultura (culture code) onde se deve descrever as práticas relativas ao patrimônio cultural organizacional.

Esse documento deve conter em detalhes os propósitos, os valores fundamentais, as tradições e crenças compartilhadas, além de descrever com clareza e objetividade as regras que se coadunam à cultura institucional e que devem ser seguidas pela equipe de colaboradores. Logo, é imprescindível que esse culture code seja divulgado em toda a comunicação institucional, de modo a assegurar que ele seja acessível e atinja a todos os interessados.

Esse mesmo culture code deverá ressoar em cada vaga a ser preenchida pelos processos de seleção e recrutamento, servido de guia para as candidaturas bem como para a avaliação dos candidatos.

A relevância do RH para a implantação do Fit Cultural

Como sabido, a área de RH é a responsável por contribuir pelo desenvolvimento dos colaboradores, de forma a fomentar o crescimento também da empresa. A MAPA destaca-se nesse setor com seu time altamente capacitado e trabalha no intuito de contribuir na avaliação dos colaboradores para verificar se seus traços de personalidades, comportamentos e atitudes estão de acordo com a cultura organizacional. Ao se fazer uso do Fit Cultural almeja-se prevenir contratações equivocadas.

A meta é oportunizar que os processos de seleção se desenvolvam com altos índices e assertividades, garantindo o alinhamento da cultura individual com a organizacional o que favorece a diminuição de conflitos permitindo tanto a retenção de talentos comprometidos com os desafios e responsabilidades dispostos na empresa quanto o crescimento saudável do empreendimento.

Conte com os serviços da MAPA para alcançar mais e melhores resultados de performance e alinhamento de seus colaboradores, afinal, com o Fit Cultural bem consolidado, sua empresa só tem benefícios a obter.

Thiago Michetti

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