fbpx

Vantagens de uma equipe alinhada aos valores organizacionais

Toda empresa enfrenta questões quando se depara com o tema da contratação de pessoas e estruturação de equipes e setores. A princípio, isso ocorre por diversos motivos. Na verdade, pode ter a ver com a missão, visão, valores organizacionais ou cultura da empresa. Da mesma forma, pode ter relação com as constantes mudanças na economia mundial e com os desafios de construir uma equipe compromissada e com grandes potenciais.

Diante desse cenário, algumas ferramentas se destacam com a proposta de revisar, alinhar e fortalecer o modelo cultural das empresas. Hoje em dia, não basta como pré-requisito para o setor de recursos humanos uma pessoa pautada apenas por potenciais e habilidades. Pelo contrário, ela precisa ir além. Nesse sentido, o candidato deve mostrar sinergia com os valores organizacionais.

É claro que a diversidade de formação e as aptidões são bem-vindas. Mas o mundo corporativo de hoje aposta em outros itens como a cooperação, trabalho em equipe e engajamento de acordo com os objetivos da empresa.

Quando a empresa tem no time pessoas que conhecem e compartilham a sua essência e os seus valores, ela se torna capaz de automatizar processos e melhorar a performance como um todo. Na verdade, a ideia é ter uma equipe que se adapte aos ideais da empresa, que é o que chamamos de ter o fit cultural.

Fit Cultural e valores organizacionais

O Fit Cultural é uma ferramenta que visa alcançar o ajuste ideal entre os valores organizacionais e os valores pessoais de uma pessoa.

O conjunto de técnicas serve  para entender as competências comportamentais (soft skills). Além disso, tem como intuito selecionar profissionais cuja linguagem, postura e objetivos se encaixem com maior precisão ao patrimônio cultural da empresa.

Acredita-se que pessoas com ideais em comuns com a empresa possuem maior chance de obter melhores resultados. Podemos dizer que essas pessoas se envolvem mais, rendem mais e ficam por mais tempo na empresa. Uma vez motivadas, essas pessoas terão maior interesse em conhecer a visão da empresa e estarão dispostas a colocar as metas em prática.

Uma vez engajados, os profissionais se tornarão reflexo da empresa e agirão com a ideia de tomar decisões que beneficiem não só a empresa como a própria carreira. Quanto mais em comum os valores entre empresa e candidato, maior a solidez da marca empregadora. Por esse motivo, torna-se crucial a seleção de talentos que se alinhem com o capital cultural da empresa.

A assertividade dos valores organizacionais

Quando se tem valores em comum com a empresa, as chances reais de contratação aumentam bastante. Afinal, as empresas buscam a cada dia reter talentos que se enquadrem em quase 100% nos valores organizacionais.

Pelo contrário, pessoas que não estão alinhadas com a cultura, talvez não terão motivação para “vestir a camisa”. Isso porque não conhecem os objetivos da empresa ou mesmo não concordam com eles.

Então, quando há o fit cultural,  é possível ter uma melhor adaptação da pessoa à equipe e aos processos de modo geral. Isso promove um time mais feliz e apto a produzir os resultados em clima positivo e que permita o crescimento do negócio.

Além disso, o fit cultural permite que a empresa se destaque das demais e atinja metas acima da curva de expectativa. Isso porque vira uma espécie de via de mão dupla: a empresa fornece benefícios e a equipe, motivada, produze mais e melhor.

Código de cultura

Antes de se pensar no Fit Cultural, é preciso definir os valores, crenças e comportamentos que vigoram na empresa. Caso esses itens não estejam claros, o primeiro passo é torná-los evidentes em uma espécie de código de cultura. Então, a empresa deve descrever as práticas relativas à cultura.

Esse documento deve conter em detalhes os objetivos, os valores organizacionais, as tradições e crenças da empresa. Da mesma forma, precisa descrever com clareza  as regras a serem seguidas. Logo, é preciso divulgar o código de cultura para toda a equipe, de modo a garantir que todos da empresa tenham acesso.

Esse mesmo material deverá ressoar em cada vaga aberta, servindo de guia para o RH, para a equipe, bem como para a avaliação psicológica dos candidatos.

A relevância do RH para no fit cultural

Como sabido, a área de RH é a responsável por contribuir pelo desenvolvimento da equipe, de forma a fomentar o crescimento da empresa. A MAPA destaca-se nesse setor com seu time  e trabalha no intuito de contribuir na avaliação dos colaboradores para verificar se seus traços de personalidades, comportamentos e atitudes estão de acordo com a cultura organizacional. Ao se fazer uso do Fit Cultural almeja-se prevenir contratações errôneas.

A meta é fazer com que os processos de seleção se desenvolvam com altos índices de acertos, o que garante o alinhamento da cultura individual com a organizacional. Isso diminui os conflitos e permite tanto a retenção de talentos quanto o crescimento saudável do negócio.

Conte com os serviços da MAPA para alcançar mais e melhores resultados de performance e alinhamento de seus colaboradores. Afinal, com o Fit Cultural bem consolidado, sua empresa só tem benefícios a obter.

Então, converse com um de nossos especialistas!

Thiago Michetti

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados