A comunicação interna é a responsável por fortalecer os objetivos e valores da organização, além de manter o público interno informado sobre o que acontece no negócio. Quando ela inexiste nas empresas, todos têm a sensação de que não há direcionamento e nem transparência.
Também há perda de interesse, motivação e satisfação, fazendo com que os níveis de produtividade diminuam e os resultados sejam comprometidos. Mas como driblar esse contexto?
Separamos para você 5 dicas para melhorar a comunicação interna de seu empreendimento. Acompanhe!
1. Administre as informações
Para que todas as pessoas da organização saibam o que acontece no negócio e possam ter acesso a informações relevantes para o trabalho, crie e gerencie veículos de comunicação oficiais.
Eles podem existir por meio de um mural, e-mail, jornal impresso ou newsletter. Contar com um profissional da área de comunicação é o ideal, pois, além dele saber a linguagem adequada para cada veículo, é importante manter esses canais atualizados com periodicidade.
2. Elimine os ruídos de comunicação
Quando não existe uma comunicação oficial na empresa, é comum surgirem alguns ruídos e atritos. Eles acontecem quando o colaborador diz uma coisa, alguém entende de forma diferente e transmite para uma terceira pessoa, por exemplo.
No final deste quadro, a informação está distorcida e, certamente, incorreta. Além disso, o ruído também prejudica o ambiente de trabalho.
Para evitá-lo, o ideal é ser transparente e usar os veículos oficiais para informar tudo o que acontece na empresa. Neste sentido, antecipar possíveis dúvidas e polêmicas também é necessário para amenizar os efeitos do ruído.
Lembre-se de que a agilidade para disseminar tais informações é também muito importante para reter seus colaboradores, que se sentirão ainda mais parte da cultura da empresa.
3. Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia é considerada uma grande aliada para a comunicação interna. O uso de ferramentas como Skype e outros aplicativos permitem que todos consigam conversar entre si de maneira imediata e direta.
Existem servidores internos que oferecem a possibilidade de que sua equipe saiba as novidades e se comunique instantaneamente. Ao abraçar a tecnologia, tudo fica mais fácil e mais efetivo!
Verifique também a possibilidade de avaliar o uso das redes sociais na empresa.
4. Crie canais de comunicação direta
Para não hierarquizar a comunicação na empresa, crie canais de comunicação direta, no estilo “café com o presidente”. A abordagem pessoal é muito importante, e torna as informações mais claras — além de dar a oportunidade do colaborador interagir e perguntar o que não entendeu.
Para direcionar mais esses momentos, elabore uma pauta sobre o que será discutido a cada encontro e dê a possibilidade de alguns representantes dos colaboradores participarem. Assim, você cria multiplicadores de informação e fortalece a cultura da organização.
5. Happy hour como aliado
Sair do ambiente corporativo pode trazer vários benefícios para criar um canal favorável ao diálogo. Portanto, planeje eventos e comemorações depois do trabalho para que todos possam se conhecer apropriadamente. Isso garante uma qualidade de vida ainda maior para os colaboradores!
O ideal é fazer isso em ambientes propícios para que os funcionários se sintam mais livres para se expressar e consequentemente mais motivados para o trabalho nos dias seguintes ao happy hour. Neste caso, também é importante manter a periodicidade dos encontros.
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