Mindfulness: o que é e quais são seus benefícios

O que é Mindfulness

Você já abriu a porta da geladeira e não sabia o que tinha ido buscar? Já esqueceu o nome de alguém que acabou de conhecer? Quando está no trabalho, fica pensando no que precisa fazer em casa e vice versa? Bom, você não está sozinho nessa. Grande parte das pessoas tem a atenção voltada para as tarefas futuras, e assim nos ausentamos do presente. No mundo contemporâneo em que a informação circula na velocidade da luz, estamos sempre ocupados e fazendo diversas coisas ao mesmo tempo, sem necessariamente se atentar àquela tarefa, funcionando numa espécie de piloto automático. A intenção da prática de mindfulness é exatamente trazer a atenção plena para a ação no momento atual. 

Assim, o mindfulness é definido como:

O que é Mindfulness?

Mindfulness é estado mental alcançado quando se foca a consciência no momento presente, enquanto calmamente se reconhece e aceita seus sentimentos, pensamentos e sensações corporais.

”. Assim é possível acolher e se conscientizar de cada pensamento, sensação e vivência no momento em que elas acontecem. 

 

Benefícios do mindfulness

Estudos mostram que a prática do mindfulness propicia melhora em diversos aspectos da vida pessoal e fisiológica pois ajuda na diminuição do estresse e ansiedade, combate a insônia, previne o envelhecimento cerebral, fortalece o sistema imunológico e também pode ser usado no tratamento da depressão. Assim como nos aspectos profissionais, contribuindo para a melhora da capacidade de concentração, desenvolve a inteligência emocional, melhora o relacionamento interpessoal, incentiva a criatividade, aumenta a resiliência,  potencializa a motivação e disciplina, aumento do foco e produtividade. Além disso, atua como mecanismo de prevenção contra a síndrome de burnout.

 

O mindfulness proporciona um melhor desempenho também no contexto organizacional, como afirma  Larissa Camargo, 34 anos, praticante da meditação e Yoga há 7 anos.

 

  • “ a Yoga e a meditação, ou mindfulness, me ajudam muito a ter foco, concentração e equilíbrio emocional. Especialmente quando retornei da licença maternidade, eu sentia muita falta da minha filha. Então, com a meditação, conseguia estar presente naquele momento no trabalho, focando nas minhas atividades para ter total concentração, e o contrário também, para quando estivesse com a família, focar neles e não ficar com outras preocupações. O grande benefício é viver o momento presente! ou seja, ter total atenção ao que faz neste momento, seja uma atividade física, do trabalho, brincar com os filhos, seja o que for, viva este momento em sua plenitude.” Larissa Camargo, Analista de Engenharia

 

O principal objetivo do mindfulness é fornecer um método para aprender a gerir emoções, reações, atitudes e pensamentos para lidar com situações que a vida nos apresenta. Através da prática da plena consciência, a meditação também se constitui como uma parte do processo de autoconhecimento e autogestão da mente e do corpo. Suas práticas ainda podem associar-se à outras atividades físicas e alimentação saudável como forma de alcançar um melhor desempenho e manter o corpo e mente saudáveis. Além desses e outros benefícios, esta prática pode levar a um nível elevado de concentração nas atividades de maneira que ao desempenhá-las, seja alcançado o êxito facilmente.

 

Como podemos nos beneficiar desta prática em momentos de crise?

À medida que lidamos com a crescente complexidade e incerteza do nosso mundo, vivenciando crises e momentos difíceis como o isolamento social e a pandemia do coronavírus, a atenção plena pode nos levar a respostas efetivas, resilientes e de baixo custo a problemas, além de auxiliar na prevenção de doenças psicossomáticas e na redução da ansiedade e depressão. Assim, reconhecer as emoções e sentimentos, acolhê-los e gerenciá-los pode ser a chave para recuperar o equilíbrio após situações críticas ou fora da normalidade, encontrar forças para persistir em nossos objetivos e ter confiança e positividade diante da vida, tornando nossa vivência mais gentil e leve consigo mesmo e com os demais.

Realizar algum tipo de atividade que nos convoca a vivenciar com mais consciência as situações da vida, eleva a capacidade de lidar melhor com as circunstâncias reais, permitindo que nosso organismo se prepare de maneira consciente e assertiva, sendo menos reativo e impulsivo diante de um acontecimento fora do comum. 

 

Mindfulness dentro das Organizações

No mundo corporativo, habilidades como a concentração, resiliência, adaptabilidade e inovação são muito valiosas. Assim, grandes corporações têm fomentado a prática de exercícios de atenção plena, como a meditação, mindfulness, yoga e exercícios físicos de forma geral, com o intuito de alcançar melhor desempenho e maior produtividade de seus colaboradores. Dessa forma, poderão alcançar maior competitividade comercial, aumentar os lucros e promover melhores condições para a qualidade de vida dos colaboradores.

 Larissa, que trabalha como Analista de Processos em uma grande empresa conta que seu desempenho no trabalho melhorou muito depois que iniciou a prática do mindfulness.

  • “Por diversas vezes recebo nos meus feedbacks pelos gestores e colegas de trabalho pontos positivos relacionados a esse controle emocional e concentração. Os benefícios na vida profissional são diversos prêmios que recebi internamente e também externamente. No ano passado, por exemplo, um projeto que desenvolvi com mais duas colegas de trabalho, ganhou o maior prêmio de qualidade do Brasil, competindo com diversas empresas e ficando em 1° lugar. Além disso, outro projeto que participei também foi premiado internamente e atualmente sou a P.O. (product owner) deste projeto de inovação.” Larissa, 34 anos

Conclusão

A saúde mental e física vêm recebendo muita atenção devido a grave crise econômica e de saúde pela qual estamos passando, por isso, as empresas e os colaboradores estão cada vez mais se adaptando às mudanças e buscando ações estratégicas para superar os desafios do mercado. Uma das estratégias de competitividade pode ser o incentivo ao cuidado da saúde dos seus colaboradores, proporcionar maior qualidade de vida é investir em saúde e assim garantir um retorno à empresa.

Fabiana Alves

Psicóloga e Analista Técnica na MAPA

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Categorias

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Últimos Artigos

Estresse no home office

De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente e comentada em reportagem, no site G1, “Home office deixa profissionais mais ansiosos e estressados, revela pesquisa do