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O que significa resiliência e persistência no trabalho?

Resiliência e persistência no trabalho são palavras que estão em alta. É comum vermos em matérias de revistas, portais de notícias e discursos de líderes que adotam esses vocábulos nas suas falas. Mas você sabe o que significa esses termos e como aplicá-los na sua vida?

Apesar do uso frequente, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que são, de fato, esses conceitos. E é sobre isso este artigo. Quer saber mais sobre o assunto? Então, siga conosco e confira agora mesmo!

O que significa resiliência?

Se formos procurar a palavra resiliência no dicionário Aurélio haverá o seguinte significado: “capacidade de superar, de recuperar adversidades”. É essa mesma ideia que o verbete também representa no ambiente de trabalho.

A resiliência, de acordo com os recursos humanos, é essencial nas empresas. Isso porque contribui para que as pessoas deem a volta por cima em situações difíceis. Da mesma forma que entendam que projetos fracassados, ou erros que possam ter ocorrido em sua trajetória de carreira, são normais e que é preciso se reinventar sempre.

Diferente da teimosia, que acontece quando as pessoas não admitem os próprios erros e continuam a cometê-los, a resiliência caracteriza os indivíduos que sabem reconhecer aquilo que não está correto em suas atividades. Isso sabendo como resolver problemas e mudar de atitude sempre que for preciso.

E persistência, o que significa?

Mais uma vez buscando o auxílio do dicionário Aurélio, encontramos que persistência significa “perseverança, constância, firmeza”. Isso quer dizer, portanto, que no ambiente de trabalho também é importante essencial ser persistente. Pois algo que não deu certo em um primeiro momento, pode ser revisto, reelaborado e melhorado. Para, quem sabe obter êxito em situações futuras.

Também é crucial destacar que ser persistente não significa ficar tentando a mesma coisa várias vezes. Mas, sim, adaptá-la para que um projeto que não deu certo uma primeira vez possa ter sucesso depois.

Como identificar a resiliência e a persistência no trabalho?

Conforme visto, é crucial que as empresas foquem nessas características para compor seu time. Mas como fazer essa identificação? Existe alguma pergunta ou algum ponto certeiro que possa identificar alguém resiliente e persistente?

A resposta é não! É muito difícil perceber tais traços de personalidade em apenas uma entrevista de emprego, por exemplo. Afinal, tratam-se de conceitos que só são notados quando se convive no dia a dia.

Para que os profissionais de recursos humanos acertem na contratação, no entanto, a melhor opção é realizar avaliações psicológicas e testes práticos simulando situações. O RH também pode pedir para que o candidato aja como agiria se fosse contratado da empresa.

Por exemplo, pode-se simular uma situação em que um cliente se queixa de um serviço ou produto que não está agradando e que não traz bons resultados. Uma pessoa resiliente e persistente teria atitudes positivas nessa situação. Ela buscaria entender o que está errado em seu trabalho e na metodologia da empresa. Para, assim, resolver o problema do cliente e oferecer-lhe um produto de qualidade.

Agora que você já sabe o que é resiliência e persistência, deve ter consciência de que elas são essenciais para a contratação de novos perfis para a empresa.

Outro ponto que deve ser levado em conta nos processos seletivos é a flexibilidade. Nós também temos um artigo sobre esse assunto. Faça a leitura e se informe!

No mais, converse com a MAPA!

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