fbpx

Qual modelo de relatório do MAPA é ideal para o seu processo?

Muitas empresas que encontram as soluções da MAPA Avaliações perguntam aos nossos especialistas qual o modelo de relatório mais adequado para os seus processos. Porém, seja relatório individual, de grupo, comparativo ou radar, cada qual tem a sua proposta. Então, a resposta é: depende. 

Hoje, trouxemos aqui uma explicação mais robusta sobre cada um dos modelos do nosso método de avaliação de pessoas. O que eles têm em comum é que todos visam contribuir para a eficácia na análise de pessoas. Isso porque o MAPA é um instrumento de avaliação psicológica vinculado às competências pessoais necessárias a uma atividade profissional.

O nosso teste psicológico pode ser usado na avaliação de personalidade de jovens e adultos em seleção de pessoal. Da mesma forma, em orientação de carreira, autoconhecimento e base para formulação de plano de desenvolvimento individual. Sabendo disso, que tal conhecer cada um dos modelos de relatório?

Modelo de relatório individual

O modelo de relatório individual é o mais completo entre todos. A princípio, ele é bem visto para processos em que há maior necessidade de detalhamento na análise do avaliado. Também é indicado em situações onde a proposta visa ao autoconhecimento ou mapeamento das competências do avaliado. 

Usa-se este modelo quando é preciso entender as potencialidades e pontos a desenvolver de um colaborador. Ou, ainda, para obtenção de feedbacks e elaboração de laudos.

Além disso, é composto de três partes: 

  • Gráficos de dimensões e indicadores referentes ao resultado individual. Eles descrevem as características de comportamento do avaliado;
  • Panorama geral das escalas. Isso permite uma visualização dos resultados de forma resumida;
  • Por fim, pontos fortes e pontos de atenção referentes às características presentes nas dimensões avaliadas pelo teste.

Relatórios de Grupo e Comparativo

Esse modelo de relatório de grupo tem como objetivo apresentar a leitura de resultados de diversas pessoas ao mesmo tempo. Dessa forma, ele gera resultados por meio de uma planilha, onde evidencia uma visualização do grupo selecionado. É importante ressaltar que todos os selecionados devem ter realizado a mesma modalidade do MAPA. 

Por gerarem uma visualização comparativa de vários avaliados, os relatórios de grupo e o relatório comparativo podem beneficiar processos onde o interesse é realizar a análise de um grupo específico, verificando destaques em relação a outras pessoas.

O modelo comparativo, por exemplo, analisa escalas relacionadas à atividade e ao relacionamento interpessoal. Dessa forma, são avaliados itens como persistência, atenção, organização, rotina, adaptabilidade, agilidade, vínculo familiar, amabilidade, desconfiança, irritabilidade, cooperação, hostilidade, entre outros.

Relatórios Radar

O Relatório Radar tem como objetivo o comparativo de resultados por meio dos indicadores entre um indivíduo e um grupo de pessoas, entre grupos, entre vários indivíduos, de acordo com a necessidade. A ressalva é que todos devem ter realizado a mesma modalidade do MAPA. 

Por exemplo, utilizamos o radar se o objetivo é entender o perfil do gestor em relação à sua equipe ou em contratações onde se deseja comparar um avaliado em relação à equipe da qual fará parte.

Também pode ser usado quando a proposta é entender o indivíduo em relação a ele mesmo ou em:

  • Processos de treinamento;
  • Processos de desenvolvimento;
  • Assessment;
  • PDI;
  • No início ou fim de algum processo de desenvolvimento;
  • Processos de recrutamento;
  • Processos de promoção na empresa. 

Vale dizer que esse tipo de relatório é composto por indicadores de direção positiva e direção negativa. Os resultados são apresentados por meio de um gráfico de radar que permite a comparação entre sujeitos e/ou grupos. 

Direções positiva e negativa

Aqui, vale um adendo para explicar sobre as direções:

  • Direção Positiva: diz respeito às características que são favoráveis a todo indivíduo, pois agregam valor ao sujeito enquanto pessoa e profissional, contribuindo para o seu melhor desempenho e atuação perante às circunstâncias. Assim, quanto maior for o resultado, mais presente e desenvolvida é aquela característica favorável na conduta do avaliado.
  • Direção negativa: diz respeito às características que são intrínsecas a todos nós seres humanos. Por isso, vamos sempre apresentá-las em algum momento por meio de nossas atitudes, como a irritabilidade. Essas são características vistas como desfavoráveis. Portanto, para as características que são negativas, o resultado adequado diz de um equilíbrio dos pontos extremos desses aspectos, sinalizando que ela não está em excesso e nem ausente.

Por que optar pelo MAPA?

A nossa ferramenta, aprovada pelo CFP, leva indicadores e características dentro de um contexto organizacional. E este foi o nosso objetivo: contribuir para o contexto ao realizar avaliações psicológicas. Isso seja nos recrutamentos e seleções ou no planejamento de programas de desenvolvimento de pessoas.

Entre outros diferenciais, podemos dizer que o MAPA:

Possui amostra 100% brasileira

O teste de personalidade MAPA foi 100% produzido no Brasil. Ou seja, adequa-se à nossa realidade cultural.

Possui indicadores específicos para avaliação de riscos

Escala do teste que verifica a disposição da pessoa em se envolver com situações de risco. O MAPA possui cinco estudos de validade e dois estudos de precisão.

É uma ferramenta on-line com sistema de gestão

A plataforma é 100% on-line, armazena os testes na nuvem, oferece backup constante e evita a perda de informações.

Acreditamos que, por meio de uma metodologia completa e de um diagnóstico organizacional profundo, podemos construir uma base de informações sólida para empresas entenderem sua equipe. E, assim, serem mais assertivas em seus processos de RH.

Sabendo disso, venha entender os seus colaboradores por meio de uma abrangência científica. Além disso, você também pode tirar todas as suas dúvidas sobre os modelos de relatório na nossa central de ajuda, o FAQ. Nele, tem um passo a passo para que você entenda a aplicabilidade de cada um dos relatórios.

Por fim, se preferir, também é só clicar aqui para falar com um especialista MAPA!

Wanessa Viegas

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados