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Recrutamento e seleção: como otimizar o ROI?

O retorno sobre o investimento (ROI) é uma métrica muito usada em diversas áreas nas empresas. Por exemplo, no marketing, na logística, entre outras. Porém, o que pouca gente sabe é que também podemos fazer esse cálculo no setor de recursos humanos, por meio do ROI de recrutamento e seleção.

O que é o ROI de recrutamento e seleção? Como ele funciona? Quais são as medidas que podem melhorá-lo? Como uma ferramenta de avaliação de personalidade pode ajudar a obter resultados mais precisos? Neste artigo, você saberá mais sobre o assunto.

Então, continue a leitura!

O que é e como funciona o ROI de recrutamento e seleção?

Quando aplicado no setor de RH das empresas, o ROI visa mensurar o retorno que a organização teve ao realizar um processo de recrutamento e seleção para uma certa vaga.

Para calcular o ROI, basta aplicar uma fórmula simples. Ela consiste em que o valor ganho pela empresa em uma ação é dividido pelo valor investido. Desse modo, a expressão é a seguinte: ROI = valor ganho / valor investido.

Apesar de a fórmula ser fácil, alguns fatores do processo são um pouco complexos. No cálculo, é preciso levar em conta a qualidade da contratação, o impacto que os novos colaboradores causaram na empresa, o engajamento da equipe etc.

O que pode ser feito para melhorar o ROI?

Para que o ROI de recrutamento e seleção traga sempre resultados positivos para a empresa, existem algumas medidas que podemos adotar. Então, veja só!

Aprendizagem e desenvolvimento dos colaboradores

A princípio, é crucial que a empresa invista em recursos que proporcionem a constante aprendizagem e desenvolvimento da equipe. Nesse sentido, promover cursos, palestras, workshops, entre outras ações é algo que deve estar no script.

Melhoria nos relacionamentos

Proporcionar um melhor relacionamento, embasado no respeito mútuo, e incentivar as trocas positivas entre a equipe da empresa é essencial. Para isso, é possível usar diversos recursos de endomarketing. Por exemplo, eventos internos para motivar colaboradores e uso estratégico dos meios de comunicação.

Implementação da cultura do feedback

Para que se possam fazer melhorias, é necessário conhecer as opiniões dos colaboradores acerca da empresa e seus processos. Por esse motivo, devemos ter a cultura do feedback, incentivando as pessoas a conversarem e darem retorno às suas chefias.

Como uma ferramenta de avaliação de personalidade ajuda a obter resultados mais precisos?

A avaliação de personalidade pode ser uma grande aliada do setor de RH para garantir resultados mais precisos na mensuração do ROI. Afinal, esse tipo de teste permite que se conheça mais a fundo o perfil de cada pessoa em um processo seletivo e no desenvolvimento dos colaboradores. Isso faz com que as contratações sejam mais estratégicas e que as pessoas certas sejam escolhidas para cada vaga.

Por fim, gostou de saber mais sobre o ROI de recrutamento e seleção? Como você pode perceber, uma ferramenta de avaliação pode contribuir muito para que ele seja mais positivo.

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Equipe MAPA

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