O relacionamento interpessoal se baseia no estabelecimento de relações de diferentes naturezas, entre duas pessoas ou mais. Ele pode ocorrer em diversos contextos e níveis de profundidade de envolvimento.
Estamos habituados a entender o estabelecimento de relações intermediados através do contato ou proximidade física, porém, todo contato que ocorre entre um indivíduo e outro já diz de uma relação, independente da forma como ela ocorre.
Assim, ao pensar no contexto virtual só mudamos a forma mais comum de encararmos as relações e somos convidados a dimensionar novas maneiras de estabelecê-las profunda ou superficialmente, de acordo com as necessidades.
No contexto de trabalho, por exemplo, ao considerarmos o home office como uma alternativa, é necessário repensar as relações comerciais, o relacionamento interno entre colaboradores e questões de comunicação. Não porque o relacionamento vai deixar de existir, mas porque ele irá se estabelecer de uma forma diferente e através de outras estratégias de envolvimento, visto que a dimensão de contato físico estaria perdida.
Mas como pensar nessas estratégias para melhora o relacionamento interpessoal?
Ao termos que abrir mão de uma dimensão tão significativa quanto a física, é preciso considerar formas de continuar um contato que favoreça o estabelecimento das relações e da confiança necessária para sua fluidez. A tecnologia é uma aliada nesse momento.
Videoconferências com câmeras ligadas ajudarão, por exemplo, a equipe a continuar com o contato “olho no olho”, o que tende a aumentar a sensação de conforto e confiança nas conversas. Isso também vale ao pensarmos nas novas relações que surgirão.
Manter contatos constantes, com canais de comunicação abertos e facilitados também é importante para que as pessoas continuem a se sentir vinculadas umas às outras, não só entre as equipes internamente, mas se possível, com envolvimento de toda a empresa.
Encontros online que não tenham só finalidade técnica também poderão ajudar nesse contexto, pois o afastamento físico também diminui a possibilidade de trocas de conversas informais, sobre questões pessoais ou triviais do dia a dia, algo que é tão importante nas identificações da relação interpessoal.
Novas estratégias poderão surgir com o tempo e de acordo com a necessidade da empresa e dos colaboradores. Sempre será importante pensar no bem-estar das pessoas, visto que um novo contexto pode aumentar os níveis de ansiedade das equipes, elevando também a importância do acolhimento a esse sentimento e posterior busca por sanar essa falta referente às relações.
Parceria e disponibilidade serão pontos de partida essenciais para que o novo se apresente de maneira mais gentil e mais adaptável a todos.