fbpx

Descubra aqui uma das soft skills mais necessárias em momentos de crise

Quais são as soft skills essenciais em momentos de crise? A princípio, a pessoa que apresenta resiliência possui a habilidade de recuperar seu estado de equilíbrio depois de enfrentar uma situação crítica ou fora do comum. Dessa maneira, ela se sente segura para persistir diante de um obstáculo. E, assim, preserva seu ânimo e motivação para enfrentar condições diversas. 

Também estão presentes em uma pessoa resiliente o entusiasmo, confiança no futuro e esperança em suas realizações. Assim como a flexibilidade e preservação do humor para lidar com as situações diversas.

A partir dessa conceituação, podemos observar que existe uma complexidade relacionada a essa habilidade comportamental, que abarca diversas nuances em nosso dia a dia. Sendo assim, manter-se resiliente em momentos de crise é um processo que requer nossa atenção diária. Acima  de tudo, é preciso reconhecer que nem sempre será possível manter-se em equilíbrio.

Então, encarar esses momentos com acolhimento e aceitação é essencial para nossa saúde emocional.

Soft skills e  processo de manter-se resiliente

A resiliência nos convida a revisitar outras questões a respeito de nós mesmos. Por exemplo, a autoconfiança, persistência, preservação emocional e motivacional, confiança externa e flexibilização.  Por isso, o processo de soft skills para manter-se resiliente culmina em uma observação e entendimento destes outros subprocessos. Isso significa que olhar para dentro será o ponto de partida ao nos depararmos com um momento de crise.

Reconectar-se com suas percepções pessoais e individuais, avaliando aquilo que está mais abatido e o que está mais fortalecido, dará base para entender o que precisa ser trabalhado. Procurar por atividades práticas que tragam mais calma e tranquilidade facilitarão esse momento de análise.

Utilizando seus pontos fortes como apoio, você poderá buscar estratégias para desenvolver o que está em desequilíbrio. E, consequentemente, diminuir o impacto em sua resiliência de forma geral. Buscar informações otimistas, positivas e confiáveis é crucial para esse processo de reequilíbrio. Também será preciso aceitar que nem tudo estará dentro do seu controle. Logo, abraçar algumas incertezas faz parte da nossa natureza humana. Então, é imprescindível para um desenvolvimento saudável da autoconfiança e confiança em relação ao futuro.

Conclusão

Entendemos que para manter uma habilidade comportamental complexa como a resiliência não há uma receita que se enquadre para todos. Diante de um momento de crise, será necessário uma avaliação interna daquilo que, dentre o que consideramos ser resiliente, está em desequilíbrio. Para que a partir disso tenhamos uma estratégia que auxilie de fato nessa tratativa.

Percepção e busca por entendimento serão os pontos de partida para esse processo. Sempre considerando a natureza falha de ser humano. Visto que só desta forma poderemos acolher a nós mesmos e não nos endurecer ainda mais com um olhar crítico e recriminatório.

Cada indivíduo se desenvolverá a seu tempo. Além disso, toda melhora deve ser contabilizada de forma positiva, mesmo que pequena. Assim você torna seu processo de desenvolvimento uma jornada leve e respeitosa consigo mesmo.

Gostou deste artigo? Acesse nosso blog para ler mais e compartilhe com seus amigos.

Giulia Ladeira

Psicóloga e Analista Técnica na MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados