fbpx

Isolamento impacta na saúde e na segurança no trabalho

Frente à atual situação da pandemia e a determinação do governo de que as pessoas fiquem em casa, muitas atividades tiveram que ser cessadas. O fato de estar em casa em tempo integral pode não só nos trazer problemas sociais, mas físicos e mentais. Inclusive, em relação à segurança no trabalho.

A MAPA pode ajudar a sua empresa a entender pessoas por meio de ciência e dados. Assim, é possível trabalhar para ter mais saúde emocional, saúde e segurança no trabalho. Saiba como!

Como a pandemia afeta a saúde

Embora o distanciamento seja necessário, é preciso nos manter ativos e conectados às pessoas. Afinal, pesquisas apontam que a solidão pode contribuir para problemas de saúde a longo prazo.

Estar em casa por vontade própria, buscando momentos descanso, é muito bom. Porém, ter de ficar em casa, em isolamento e de maneira obrigatória, pode causar sofrimento. A exemplo, tédio, angústia, ansiedade e estresse. Isso sem contar o aumento de atitudes compulsivas.

As pessoas que sentem-se sozinhas com mais frequência. Da mesma forma como apresentam mais chances de ter depressão e ansiedade. Então, isso faz com que tenham dificuldade para relaxar, tendo noites mal dormidas.

Sentimentos de isolamento e ansiedade podem gerar o vício de fumar ou comer em excesso, por exemplo. Isso porque são atitudes que trazem a sensação de bem-estar. Por fim, isso pode aumentar as chances de uma pessoa ter doenças cardiovasculares, por exemplo.

Um estudo realizado na Universidade Brigham Young, dos Estados Unidos confirmou que o isolamento social e a solidão estão ligados a um aumento de 30% no risco de morte precoce.

Como a pandemia impacta na segurança no trabalho

A princípio, a segurança no trabalho envolve todos os aspectos ligados à saúde dentro do ambiente laboral. Doenças ocupacionais, violência, acidentes de trabalho e assuntos relacionados fazem parte dos temas em pauta.

Na pandemia, riscos como violência, assédio e carga de trabalho pesada vieram à tona. Nesse sentido, diminuir esses riscos e proteger a saúde, segurança e bem-estar das pessoas requer medidas bem coordenadas.

É preciso apostar na prevenção e no controle de infecção. Assim como na saúde e segurança ocupacional, apoio psicossocial e de saúde mental. Isso porque medidas de saúde e segurança no trabalho insuficientes podem resultar em aumento nas taxas de doença.

Entre elas, altas taxas de absenteísmo, redução na produção e piora na qualidade da atenção.

O que fazer?

O ser humano é um ser social por natureza e foi evoluído para viver em grupo. Quando uma pessoa é isolada, pode se sentir sob ameaça. E, assim, ficar em um estado de alerta. Isso causa o aumento da inflamação do corpo e reduz a nossa capacidade de combater infecções.

Por isso, é essencial mexer  o nosso corpo e mente. Devemos criar o hábito de praticar atividades físicas e hobbies, não somente neste período. Tais atitudes liberam endorfina e serotonina (hormônios da felicidade). Nesse sentido, ocupam a nossa mente usando o máximo de recursos para que não tenhamos sentimentos de angústia.

Neste artigo apresentamos algumas habilidades que precisamos ter para lidar com momentos de crise como este que estamos vivendo.

Conheça o MAPA

A fim de garantir a saúde e a segurança no trabalho, o teste traz, em indicadores, as características pessoais de cada funcionário. A amplitude dos traços avaliados neste teste de personalidade possibilita às empresas o acesso a resultados mais profundos e, por consequência, mais eficientes.

Veja só os diferenciais

  • Amostra 100% brasileira

O teste de personalidade MAPA foi 100% feito no Brasil. Ele também está adequado com a nossa realidade cultural.

  • Teste aprovado pelo CFP

Para aprovação no Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI), exige-se pelo menos um estudo de validade e um de precisão.

  • Indicadores para avaliação de riscos

Escala do teste que verifica a disposição da pessoa em se envolver com situações de risco. A MAPA possui cinco estudos de validade e dois estudos de precisão.

  • Ferramenta on-line com sistema de gestão

Por fim, a solução é 100% on-line. Além disso, armazena os testes na Nuvem, oferece backup constante e evita a perda de informações.

Entre em contato conosco!

Bruna Pousas

Psicóloga e Analista Técnica na MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados