fbpx

Como manter o sentimento de segurança básica e no trabalho em meio a incertezas

seguranca-basica

Sabemos da impossibilidade em se ter certezas e total controle de nosso contexto ou questões pessoais. Porém, alguns momentos podem gerar uma maior sensação de instabilidades que outros. Esses momentos, como é o caso da segurança no trabalho, irão exigir mais estratégias de enfrentamento. Além disso, terão um impacto maior no que chamamos de sentimento de segurança básica. 

Preservar a capacidade de resiliência, a autoconfiança, suas percepções positivas e o ânimo fará parte desse processo. A princípio, as pessoas precisam estar preparadas e encontrar formas para manter bem equilibrados seus sentimentos. 

Quando falamos em segurança no trabalho, por exemplo, estamos falando de prevenir acidentes com o colaborador. Este é um ponto de interesse e importância para as empresas. Afinal, acidentes dentro do ambiente de trabalho podem gerar custos graves na vida da pessoa. Bem como consequências para a empresa. Então, o que fazer? Entenda mais sobre o assunto aqui.

O que é o sentimento de segurança básica?

Sentir-se seguro pode ser algo complexo. Isso porque é um sentimento que pode estar pautado em diversos pilares e pontos de vista. De forma geral, podemos entender o sentimento de segurança básica como um princípio de emoções que nos fazem sentir acolhidos e confiantes em relação a nós e como nos portamos no mundo.

Questões como a segurança física podem nos ajudar neste processo básico. Além disso, temos que considerar aqueles sentimentos ligados à saúde emocional. Sentir-se capaz de enfrentar situações diversas e com autoconfiança. Bem como acreditar nos próprios potenciais e ter estima por si, são também necessidades básicas.

Junto a tudo isso, há o nosso panorama social. Nele, as relações interpessoais também são grandes fontes dessa sensação de estarmos seguros naquilo que nos é essencial.

Como ter segurança no trabalho?

A segurança no trabalho se define como o conjunto de normas, atividades, medidas e ações de prevenção que garantem a segurança do ambiente de trabalho. O objetivo é claro: diminuir o índice de acidentes e doenças ocupacionais.

Os projetos de segurança e prevenção de acidentes precisam fazer com que a equipe lide com as adversidades e se proteja do risco.

Para garantir a segurança no trabalho e focar na prevenção de acidentes, diversos aspectos precisam ser levados em conta. A análise da atividade, por exemplo, nos fornece informações sobre o trabalho real. Ou seja, aquele que está em vigência na prática e representa o trabalho diário do time.

Vivências e a incerteza

Situações drásticas, que fogem ao comum, tendem a ser mais estressoras. Estas culminam em eventos de ansiedade devido à maior presença de incertezas. A sensação de instabilidade também poderá estar mais presente nesses momentos. Essas situações podem gerar contextos onde as pessoas não consigam manter  seu sentimento de segurança básica.

Diante desse contexto, é preciso levar em conta que algumas pessoas estarão mais propensas a perdas emocionais. Isso devido ao abalo em seu sentimento de segurança básica. Essas pessoas podem ter um leque menor de estratégias emocionais. Isso acompanhados de uma autoconfiança baixa, o que leva a um desequilíbrio ao tentarem manter-se em satisfação com suas questões essenciais e relações.

O que fazer

Um primeiro passo é entender em quais âmbitos o momento tem impactado. É na vida pessoal? Tem a ver com a segurança no trabalho? Assim, será possível definir quais são as maiores fontes de incômodo ou dificuldade ao lidar com a situação. 

Visto isso, cuide para não entrar em um envolto de pânico que te impeça de avaliar a situação como um todo e ter percepções  sobre ela. Entender o momento e compreender quais as respostas você não tem conseguido apresentar diante dele será essencial. Somente após essa análise você será capaz de pensar em suas estratégias de enfrentamento.

Nesse sentido, pense no que precisa fazer diferente. Pense no que pode mudar ou trabalhar  em seu ambiente ou em si mesmo para que a sensação de que suas necessidades estão sendo supridas esteja mais presente. Isso te ajudará a lidar com as incertezas de uma forma mais madura.

Acima de tudo, entender que não temos o controle de todas a situações e que a incerteza é natural auxiliará no processo de manter a calma e pensar com mais coerência. Por fim, uma crise representa bem um momento de grandes incertezas. Dessa forma, sugerimos uma segunda leitura para que você aprenda sobre habilidades possíveis para lidar com esse momento.

Como o MAPA pode ajudar a ter segurança no trabalho?

O teste de personalidade MAPA é capaz de  identificar riscos de acidentes por meio de dados. A fim de garantir a segurança  no trabalho, o teste traz as características pessoais de cada um. Essas podem, portanto, prevenir ou contribuir com o envolvimento do colaborador em acidentes.

Por meio dele, é possível entender as disposições de comportamento e posicionamento de uma pessoa no seu dia a dia. Por exemplo, aqueles comportamentos ligados à imprudência.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, solicite uma apresentação!

Giulia Ladeira

Psicóloga e Analista Técnica na MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados