fbpx

O papel do RH na Segurança do Trabalho

O mundo do trabalho vem passando por grandes mudanças ao longo dos anos. As práticas e debates em torno da saúde dos colaboradores fortalecem as ações de prevenção e as melhores práticas no cuidado da equipe dentro das empresas, sejam elas públicas ou privadas. Mas qual a função do RH na segurança do trabalho? A princípio, segurança do time é algo que melhora a imagem e agrega valor à empresa. 

E para fazer valer tais ações, o setor de RH tem um papel crucial. Isso pois a saúde da equipe é primordial para o sucesso de qualquer empresa, seja de porte grande ou pequeno. Portanto, é preciso valorizá-los, garantir seu bem-estar, sua saúde física e emocional.

Diante disso, é preciso prevenir acidentes. Afinal, riscos dentro do ambiente de trabalho podem gerar custos graves, bem como consequências legais para a empresa. 

Nesse sentido, você sabia que o teste de personalidade MAPA é capaz de  identificar comportamentos de riscos de acidentes por meio de dados? A fim de garantir a segurança do trabalho, o teste traz as características de cada pessoa. Essas podem prevenir ou contribuir com o envolvimento de uma pessoa em acidentes.

Solicite uma apresentação para saber mais!

Qual o papel do RH em relação à Segurança do Trabalho?

A responsabilidade com a saúde e segurança vem se tornando uma tendência na gestão das empresas de todo o mundo. Nesse sentido, vem deixando de ser uma questão de cuidado pessoal e de responsabilidade somente da pessoa em si.

Quando o capital humano aponta taxas de doença em grande escala, o reflexo recai no dia a dia da empresa. Isso pois uma equipe doente ou exposta a riscos gera absenteísmos, custos com novas contratações e turnover. 

O setor de Recursos Humanos é um dos que gerencia as pessoas dentro das empresas. Além disso, tem como objetivo cuidar de todos os aspectos que se referem às ações que fazem parte da gestão, como:

  • Atração e seleção de pessoas;
  • retenção de talentos;
  • coordenação;
  • desenvolvimento;
  • e treinamento. 

Assim, também deve planejar, analisar, ouvir e se comunicar bem. Isso tanto com a alta gestão, quanto com a equipe, para garantir a segurança do trabalho.

Dessa forma, o RH precisa obter uma visão estratégica da empresa. Afinal, visa entender o que cada grupo precisa, atuando como intermediador entre estes dois níveis da empresa. 

Isso permite fazer uma gestão humanizada e ágil das pessoas e dos recursos. Incluindo, ainda, considerar e atuar para a implantar medidas que visem à saúde integral de cada um.

Implantar a cultura de prevenção

O RH também tem como função fomentar a cultura dentro da empresa.  Assim, torna-se crucial promover uma cultura de prevenção no local de trabalho. 

Antecipar o risco é a primeira etapa para a sua gestão eficaz e para a construção de uma cultura de prevenção em matéria de Saúde e Segurança do Trabalho. Assim, ressalta-se a importância da formação dos trabalhadores sobre os riscos e perigos que existem no local de trabalho.

Empresas devem se empenhar em engajar a equipe e instaurar uma forte cultura de prevenção e boas práticas. Sem tal senso de urgência e responsabilidade não é possível criar um plano adequado nem consolidar ambientes de trabalho seguros. Portanto, todos são responsáveis por todos.

Recomendamos que treinamentos e informações se estendam a toda a equipe.  As determinações devem ser divulgadas e o RH pode fazer com que sejam cumpridas à risca. Adotando medidas de fiscalização e supervisão junto aos gestores.  Avaliações periódicas também são sempre bem-vindas, pois ajudam a detectar pontos ainda vulneráveis.

A Tecnologia como aliada do RH nas estratégias de Prevenção de Acidentes

Por atuar de maneira estratégica, o RH tem grande responsabilidade nas tomadas de decisões da empresa. No entanto, com as ferramentas corretas, ele consegue ter acesso a dados e relatórios que podem auxiliar nas decisões importantes.

Diante da necessidade de entender pessoas e elaborar estratégias, a MAPA aborda questões que podem ser usadas de forma a relacionar os dados internos da empresa aos indicadores e às dimensões avaliadas.

Assim, é possível perceber não somente os fatores de risco para aquele contexto e setor. Mas também quais as características que funcionam como fatores protetivos.

Somando-se a isso, a tecnologia e os dispositivos portáteis também podem auxiliar na segurança e saúde. Por exemplo, eles permitem que os gestores de segurança comuniquem conselhos de segurança e saúde à equipe em tempo real. 

Atualmente, existem tecnologias capazes de monitorar a fadiga e sonolência dos trabalhadores, detectar quedas e analisar a qualidade do ar.

As novas tecnologias também criam oportunidades de difusão de conhecimentos e aprimoramento das competências e formação dos trabalhadores em matéria de Saúde e Segurança do Trabalho.

Isso se dá, por exemplo, através de:

  • Aplicações de segurança e saúde;
  • Programas de formação online;
  • Recurso à realidade virtual e à realidade aumentada para dinamizar as formações e possibilitar vivências;
  • Experiências para elaborar efetivos planos de ação e prevenção.

O que se conclui sobre a segurança do trabalho?

Os acidentes e as doenças do trabalho afetam a equipe e as suas famílias. Isso não só a nível econômico, mas a nível do seu bem-estar, no curto e no longo prazo.

Além disso, podem ter grandes repercussões sobre as empresas. Isso pode afetar a produção e desencadear  perturbações nos processos de produção.  Isso prejudica a competitividade e a reputação nas cadeias de abastecimento, por exemplo. E, de um modo mais generalizado, afeta a economia e a sociedade. 

Sendo assim, uma concepção mais saudável do trabalho, como a promoção da saúde e a adoção de melhores práticas organizacionais, são ações efetivas. Afinal, elas podem contribuir com a segurança, a saúde e o bem-estar de todos.

Por isso, não hesite em conhecer as nossas soluções. Fale agora mesmo com a equipe MAPA!

Fabiana Alves

Psicóloga e Analista Técnica na MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados