>> Saúde Emocional

O termo Saúde Emocional, embora amplamente utilizado em diversos meios de comunicação, incluindo sites oficiais e pesquisas científicas, ainda é carente de definição oficial. Por vezes diferenciada e considerada complementar a saúde mental e física, sua descrição se baseia em um equilíbrio, um bem-estar emocional.

Tal visão se assemelha à definição de saúde publicada na constituição da Organização Mundial de Saúde (OMS). No documento, consta o seguinte: “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade1”.

Além disso, no site oficial da American Psychology Association (APA), há um setor destinado à saúde emocional. Embora não ofereça uma definição do termo, descreve os impactos que ela causa na vida das pessoas:

A saúde emocional pode levar ao sucesso no trabalho, relacionamentos e saúde. No passado, os pesquisadores acreditavam que o sucesso deixava as pessoas felizes. Pesquisas mais recentes revelam que é o contrário. É mais provável que pessoas felizes trabalhem em direção a metas, encontrem os recursos de que precisam e atraiam os outros com sua energia e otimismo – os principais alicerces do sucesso2.

Aqui, entendemos saúde emocional como um bem-estar geral e sua avaliação não se reduz apenas a aspectos como ansiedade e estresse. Ela também diz respeito a uma análise dos fatores protetivos e de risco que podem afetar em menor ou maior grau a vida do colaborador.

Esses fatores são chamados de psicossociais e estão presentes em todos os âmbitos da vida do sujeito. Eles podem ser decorrentes, por exemplo, do trabalho, da família, das relações sociais e de suas características pessoais.

 


A saúde emocional no trabalho

Quando a saúde emocional se encontra ameaçada, ela pode se manifestar através de consequências diretas na capacidade produtiva e no aumento de taxas e absenteísmo e turnover. Dessa forma, é interessante avaliar taxas de estresse e ansiedade de forma contextualizada, isto é, com o intuito de avaliar os motivos pelos quais esses aspectos possam estar alterados no colaborador, para obter informações chave para a promoção de medidas preventivas.

A avaliação das características pessoais nos permite analisar pontos de vulnerabilidade nos colaboradores. Também é possível verificar os seus pontos de força e possíveis mecanismos de estratégia e suporte que o colaborador possui para lidar com a adversidade e os obstáculos na vida diária.

Já os fatores psicossociais irão nos informar sobre aspectos chaves que possam estar impactando o colaborador no contexto específico em que se encontra. Essa análise é realizada considerando as particularidades de sua atividade, o seu gênero profissional, bem como as suas relações sociais e familiares.

Todos esses dados podem ser usados de forma a fundamentar e a justificar a implantação de políticas de cuidado, prevenção e promoção à saúde emocional.

 

 

 

Enfrentamento de Crise

CUIDADO COM AS PESSOAS PARA PRESERVAÇÃO DA SAÚDE EMOCIONAL

Nós da MAPA sabemos o quanto é importante cuidarmos da saúde física e mental, o que nem sempre isso é fácil. Queremos contribuir para a preservação da sua Saúde Emocional e dos colaboradores de sua empresa.

Atravessamos um momento sem precedentes, milhões de pessoas estão sendo obrigadas a mudar hábitos, se privar de convívio social, lidar com incertezas da economia, trabalho/renda e, principalmente, a incerteza de sua saúde e dos entes queridos. 

Sabendo disso e preocupados com a importância do bem estar de todos, a MAPA está trabalhando incessantemente em uma solução de diagnóstico e acompanhamento, algo que somos referência no Brasil. 

Uma metodologia para entendimento de pessoas através de Ciência e Dados. 

Precisamos ficar atentos às pessoas, precisamos nos aproximar e buscar um entendimento de sua situação para uma atuação rápida, evidenciando fragilidades emocionais e evitando um adoecimento que poderá acontecer no confinamento de suas casas e no centro de suas famílias. Semanalmente iremos coletar dados com todas as pessoas participantes e iremos apresentar sua situação e como está em relação à última abordagem e trazer dados para que possam atuar e entender as transformações que estamos vivendo. Tudo isso seguindo uma metodologia segura, dentro de regras estudadas e cientificamente verificada.

Confinamento, saudade, falta de liberdade, pressão financeira, mudanças de hábito, distanciamento dos amigos e do ambiente de trabalho. Trabalho que, muitas vezes, é uma fonte de prazer e objetivo de vida. Todos estes aspectos estão trazendo grande impacto emocional para todos nós.

 

Estruturamos etapas que apresentamos abaixo.

  • CONHECIMENTO
  • PERSONALIDADE E SAÚDE EMOCIONAL
  • AUTOCONHECIMENTO
  • ACOMPANHAMENTO PERIÓDICO

Conhecimento

A Metodologia do Enfrentamento de Crise - Cuidado com as Pessoas foi desenvolvida para apoiar empresas que entendem que estamos passando por uma real transformação e que seremos diferentes daqui a 3 ou 4 meses, que como era, não necessariamente será mais. É uma ação de respeito e valorização das pessoas e que começa com algo básico mas muito importante, CONHECIMENTO. 

Iremos disponibilizar aos colaboradores das empresas material rico para sua orientação. Isto se dará por textos escritos, podcast e/ou vídeos, etc. Serão abordados temas como relacionamento, solidão, resiliência, importância da família, medos, confiança, esperança, dentre outros.

Personalidade e Saúde Emocional

Através de nossa ferramenta de avaliação de Personalidade MAPA, aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia, iremos estudar o banco de dados das avaliações realizadas pelos nossos clientes, indicar novas aplicações e assim parametrizar os resultados. 

Para que o RH das empresas sejam munidos de dados extremamente relevantes, iremos criar um calendário de contatos e estudos. Assim como disponibilizar um Dashboard com uma visão objetiva e direta da situação de líderes, colaboradores e grupos conforme a situação da empresa, sua operação e formato que vem atuando nesse momento de crise. Teremos condições de diagnosticar e classificar indivíduos em situação de alta criticidade no enfrentamento do contexto atual.

O Dashboard será focado na saúde emocional com classificações e organizações por áreas, unidades, cargos, etc. , conforme briefing.

Autoconhecimento

A partir da classificação realizada na etapa anterior e/ou indicação das empresas iremos atuar diretamente com os colaboradores para um trabalho a distância com um dos psicólogos da MAPA que irá realizar um estudo dos resultados do teste e entendimento do contexto do indivíduo e atendimento.

Em um contato individual irá estabelecer uma escuta ativa dos relatos trazidos pelo colaborador, analisando e entendendo o contexto atual de acordo com a realidade da pessoa. O psicólogo responsável irá além dos resultados do teste, proporcionando um momento de autoconhecimento, aprofundando a consciência por parte do indivíduo à questões de sua personalidade e mecanismos de enfrentamento trazendo assim o equilíbrio emocional.

Serão encontros online com psicólogos especializados da MAPA com duração de 1 hora.

Acompanhamento periódico

Sabendo que iremos passar por transformações diárias nesse momento de crise, a Metodologia de Enfrentamento de Crise não poderia ficar estática. Assim trabalhamos em uma base de questionários e feedbacks que iremos disponibilizar semanalmente

Através dessas abordagens iremos acompanhar cada colaborador para que haja uma maior atenção às suas mudanças e/ou fragilidades. 

Fora as questões ligadas à Saúde Emocional dos indivíduos iremos acompanhar como estão as dificuldades relativas à execução do seu trabalho em uma situação de isolamento social como:

Apoio social de colegas e superiores, Auto-eficácia, Compromisso face ao local de trabalho, Conflito família/trabalho, Conflitos laborais, Insegurança laboral, 

Problemas em dormir, Qualidade da liderança, Ritmo de trabalho, Saúde Geral, 

Satisfação no trabalho, Autocuidado cognitivo e emocional, dentre outros. 

Visualização de Dados

Dashboard

MAPA :: Saúde Emocional

O dashboard contará com dois tipos de informação. A primeira parte é preenchida por resultados MAPA especificamente voltados para Saúde Emocional a saúde emocional do colaborador, utilizando medidas feitas especificamente para esse propósito. O resultado MAPA é a base para a compreensão do colaborador.

Avaliação

CONTINUADA

A segunda parte tem como objetivo acompanhar o estado emocional do colaborador periodicamente. A Avaliação Continuada da Saúde Sócio-Emocional é um procedimento desenvolvido com o objetivo de permitir um acompanhamento de qualidade de certos aspectos relacionados à saúde das pessoas.

Em particular, a adaptação a novas condições de trabalho pode ser difícil e uma das ferramentas de apoio é através do levantamento de informações precisas relacionadas ao ambiente social e emocional, bem como sua evolução no contexto em que a pessoa se encontra.


Referências

1- Preamble to the Constitution of the World Health Organization as adopted by the International Health Conference, New York, 19-22 June, 1946; signed on 22 July 1946 by the representatives of 61 States (Official Records of the World Health Organization, no. 2, p. 100) and entered into force on 7 April 1948.2- Emotional health (2019). American Psychology Association. [publicação online]; 2019 [acesso em 16 de jul 2019] Disponível em: https://www.apa.org/topics/emotion.

Nossos Contatos

Ou deixe uma mensagem para receber o contato de um de nossos consultores