fbpx

O valor do Talento Humano para sua empresa

O valor de mercado das empresas não depende mais apenas do seu valor patrimonial ou material. Mas também do fator humano. Da sua capacidade de criar marcas que os consumidores admiram, de gerar bons relacionamentos com os clientes, de inovar, de criar novas tecnologias e promover conexão com a vida. A isso dá-se o nome de Talento Humano. E esse tem sido o maior diferencial dentro das empresas. 

O que é o Talento Humano

A definição de talento é bastante ampla. É vista como uma aptidão natural ou adquirida, engenho, disposição ou habilidade.  O talento também pode ser um conjunto de competências adquiridas através de experiências e formação que não estão acessíveis a todos, constituindo uma extensa bagagem de habilidades e atitudes que as diferencia das outras. Ou seja, o talento não é algo divino ou restrito aos gênios. Mas trata-se de uma escolha e de oportunidades.

Existem profissionais que possuem ótimo desempenho em virtude de uma boa formação e experiências vividas. Há outros que se desdobram, se esforçam e são comprometidos com os resultados. Ainda há aqueles que buscam o aprimoramento contínuo e estão sempre aprendendo. Aqueles que possuem todas essas revelam como marca pessoal o talento.

Sendo assim, podemos encontrar pessoas talentosas à nossa volta. E elas possuem como fator diferencial a capacidade de perceber o que  deve ser feito, e o senso de responsabilidade para fazer – e fazer cada vez melhor. Assim, o talento é proveniente muito mais do esforço e trabalho duro do que de características inatas.

Como reter talentos no seu time

As empresas buscam esse tipo de perfil em seus processos de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) a fim de agregar valor à empresa e aumentar seu potencial competitivo. Mas nem sempre é fácil e rápido encontrar esses profissionais no mercado. Então, a solução pode ser investir no time de trabalho que a empresa já possui.

As empresas bem-sucedidas normalmente atuam de maneira próxima à sua equipe. Então, elas investem em gestão de talentos.  Isso quer dizer valorizar o aprendizado ao praticar avaliações e capacitações constantes. Ao criar planos e acompanhar os resultados.

São várias as técnicas que podem ser usadas no processo de desenvolver talentos. A princípio, algumas dessas ferramentas envolvem:

  • reuniões de equipes para tratar de problemas regulares
  • aplicação de coaching
  • força-tarefa,
  • rotatividade de funções
  • atividades orientadas
  • estímulo aos estudos
  • ambiente acolhedor
  • desenvolvimento profissional
  • remuneração
  • benefícios atraentes. 

Processos avaliativos e feedbacks também são essenciais para destacar os talentos em sua atuação. Bem como para desenvolver pessoas. Partindo-se do princípio de cultivar a troca de conhecimentos, e da valorização dos diversos saberes.

O talento humano como diferencial 

Pessoas precisam ser engajadas, pois possuem inteligência própria para agir com autonomia e criatividade. Lideranças que reconhecem seu papel de inspirar, que atuam de forma empática e que são capazes de despertar o prazer do trabalho em equipe, tornam-se um fator motivador. E, então, fazem toda a diferença no nível de interesse da equipe. Assim, oferecem crescimento pessoal e profissional. 

Profissionais proativos estão sempre em busca de informação. Da mesma maneira, adaptam-se aos novos contextos de forma fácil. Além disso, são capazes de trazer inovação e engajamento. Assim, atuam de forma mais competitiva e criativa.

Conclusão

As empresas estão cada vez mais entendendo que as pessoas são a força motriz de qualquer negócio. Assim, investir em capacitação e é um projeto que requer esforço não só da Gestão de Pessoas como de toda a empresa.

Com o mercado cada vez mais competitivo e as constantes crises e mudanças no mundo atual, a  inovação do ser humano, bem como a prontidão para fazer o que deve ser feito, têm se mostrado como fontes de apoio. Por isso, um boa gestão de talentos pode ser a chave para o sucesso dos negócios.

Quer saber mais soluções para a sua empresa? Entre em contato com a gente!

Fabiana Alves

Psicóloga e Analista Técnica na MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados