fbpx

Como funciona o teste de personalidade no desenvolvimento de pessoas

Você já sabe que é essencial desenvolver pessoas dentro da sua empresa, não é mesmo?

Afinal, quanto mais capacitado for o time, mais resultados ele gera para a companhia. O intuito de aplicar testes de personalidade é entender mais sobre o perfil de uma pessoa e como ela se comporta no dia a dia.

Na MAPA, usamos um teste de personalidade que permite às empresas o acesso a resultados mais profundos. E, por que não dizer, mais eficientes?

Podemos dizer que o teste de personalidade MAPA:

  • Tem produção no Brasil;
  • Possui indicadores para avaliar riscos;
  • É aprovado pelo CFP;
  • É uma ferramenta online com sistema de gestão. Ou seja, guarda o material em nuvem e fornece backup constante.

Sabendo disso, leia este artigo e saiba o que é e como usar o teste de personalidade para desenvolver pessoas dentro da sua empresa.

O que é um teste de personalidade?

A psicologia é uma ciência que trabalha, há muitos anos, para identificar esses grupos e descrevê-los. Dessa forma, foi criado o teste de personalidade, que pode ser aplicado por psicólogos para entender pessoas por meio de ciência e de dados.

Os testes são instrumentos que buscam perceber traços inatos e adquiridos de uma pessoa. Quando falamos sobre a personalidade, estamos dizendo a respeito das características de cada sujeito. São elas que determinam a sua forma de pensar, sentir e agir. 

Eles salientam os aspectos afetivos do sujeito. Em geral, são vistos como inventários ou provas expressivas. A maioria deles utiliza perguntas fechadas, que podem se transformar em resultados quantitativos. Esses são capazes de mostrar quais as principais características de alguém.

Sabemos que o teste de personalidade não é um recurso suficiente para conhecer a pessoa. Da mesma forma, como os seus potenciais e projetos. No entanto, é um recurso que ajuda no conhecimento sobre o colaborador. Assim como é útil para seu autoconhecimento em processos de desenvolvimento de carreira.

O teste MAPA, por exemplo, funciona como uma bateria fatorial de avaliação da personalidade, por meio de uma Escala de Autorrelato.

Por que usar um teste de personalidade no desenvolvimento de pessoas?

Quando se fala em desenvolver pessoas, é essencial entender como o colaborador funciona e age. É preciso entender quais são os seus pontos fortes e o que precisa melhorar. Dessa forma, é possível criar uma estratégia de  que se adeque às características da pessoa e ao que a empresa precisa.

É aí que entra o teste de personalidade. Ele é capaz de gerar insumos para embasar a tomada de decisão sobre as melhores estratégias para o desenvolvimento de pessoas. 

Afinal, você tem acesso a mais informações sobre o comportamento e as competências da equipe. E, assim, pode cruzar esses dados com as competências necessárias para a realização das tarefas delegadas a cada um dos membros.

A partir daí, é possível criar um plano de desenvolvimento com foco no que  importa. E, por fim, potencializar os resultados dessa estratégia dentro da empresa.

Como aplicar o teste de personalidade dentro da sua empresa?

Ficou com vontade de aplicar o teste na sua empresa? Então, descubra agora alguns passos para fazer isso!

Escolha um teste de personalidade reconhecido

A princípio, vale dizer que existem diversos testes, que surgem a partir de teorias psicológicas distintas. Dessa forma, é preciso que você entenda o conceito usado em cada um deles e a origem do teste na hora de tomar uma decisão.

A partir disso, escolha um teste reconhecido no mercado. Para isso, vale consultar o SATEPSI, um site feito pelo Conselho Federal de Psicologia. Ele indica quais são os testes que têm qualidade e estão aptos para uso.

Lembre-se de que apenas psicólogos cadastrados no Conselho podem aplicar e analisar os testes. Também leve em conta a forma de aplicação do teste. O teste online, por exemplo, pode ser a melhor opção para a sua empresa devido à praticidade e à qualidade na hora de obter os dados sobre a sua equipe.

Invista em uma aplicação de qualidade

Agora é a hora de aplicar o teste na equipe. Portanto, escolha um profissional com capacitação para conduzir esse processo. Vale dizer que é preciso observar também as condições referentes à aplicação. Isso porque os testes devem seguir as suas instruções individuais, respeitando os requisitos necessários.

Analise os resultados

Após a aplicação do teste de personalidade na equipe, você deve analisar os resultados. Com isso, é possível transformar esses dados em informações úteis para embasar a tomada de decisão sobre os próximos passos do desenvolvimento de pessoas na empresa.

O teste de personalidade pode ser o maior aliado para capacitar pessoas dentro da sua empresa. Portanto, invista nele e potencialize as competências da sua equipe. Assim, você pode criar um diferencial competitivo para a sua empresa como um todo.

O teste de personalidade MAPA

O teste de personalidade MAPA avalia o construto personalidade, a partir de uma análise ampla de traços conforme o contexto da pesssoa.

Ele contribui para o processo de Avaliação Psicológica tendo em vista que oferece informações quantitativas e qualitativas sobre as formas do indivíduo ser, pensar e agir. Isso conforme suas vivências, sem resultados taxativos. 

Para a Avaliação Psicossocial podemos usar como subsídio na captação de informações pertinentes. Em resumo, esse tipo de teste pode ser usado:

  • Para cargos de liderança sem exposição ao risco;
  • Para cargos de liderança com exposição ao risco;
  • Em cargos administrativos, financeiros, comerciais e atendimento ao público;
  • Em cargos com funções operacionais ou técnicas com exposição ao risco.

Por fim, entre em contato com a Mapa Avaliações agora mesmo. Venha descobrir as soluções que temos para fornecer ao seu negócio!

Equipe MAPA

Time de especialistas da MAPA

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados