fbpx

Teste de personalidade: o que são e como podem ser aplicados?

Você sabe o que é um teste de personalidade e em quais contextos deve ser usado? Não? Então, conte com a MAPA para melhorar seus processos de RH.

O MAPA é um teste psicológico, um instrumento de gestão de pessoas. A amplitude de traços avaliados por ele permite resultados mais profundos. E, assim, mais eficientes, seja nos processos de RH ou no planejamento de programas de desenvolvimento de pessoas.

Fale com a nossa área de Negócios e entenda mais sobre este teste que possui:

  • amostra 100% brasileira;
  • aprovação pelo CFP.;
  • indicadores para avaliar riscos;
  • ferramenta on-line com sistema de gestão e muito mais. 

O que é um teste de personalidade?

Os testes de personalidade são instrumentos da área da Psicologia. A princípio, eles buscam perceber traços inatos e adquiridos de uma pessoa. Ao dizer de traços da personalidade, isso diz das formas de ser, pensar e agir no mundo, de acordo com diversas situações. A sua construção baseia-se em Teorias de Personalidade que irão fundamentar os conceitos e análises dos resultados.

A princípio, é essencial entender o que se trata esse tipo de testagem para usá-la da melhor forma. No contexto da empresa, uma análise para entender a personalidade permite ao RH alinhar na hora de contratar ou fazer recolocações internas. E, até mesmo, quando o assunto é construir planos de desenvolvimento.

Sabemos que o teste de personalidade não é um recurso suficiente para conhecer a pessoa, seus potenciais e seus projetos. No entanto, é um recurso para conhecer certo perfil. Assim como para seu autoconhecimento em processos de desenvolvimento de carreira.

Visto isso,  esse conteúdo mostra o que é um teste de personalidade e como ele pode ser usado para ajudar nos processos da sua empresa. 

Em outras palavras, o teste  é uma ferramenta que tem o objetivo de analisar como funciona a pisque de uma pessoa. Da mesma forma, como os traços da personalidade que dizem das características marcantes de alguém, daquilo que o distingue dos demais nos diversos contextos. 

Sendo assim, ele pode ser de grande ajuda ao realizar diagnósticos, perceber aptidões ou realizar alinhamentos de perfil. Isso porque revela características menos óbvias da pessoa trazendo uma profundidade maior para a análise.

Aplicação do teste de personalidade

Assim como qualquer testagem, o teste de personalidade deve ser aplicado por psicólogos. As condições referentes à aplicação também precisam de observação. Isso porque os testes devem seguir as suas instruções individuais. Ou seja, devem respeitar os requisitos mínimos.

Por que avaliar a personalidade?

No trabalho, vale avaliar a personalidade a partir do contexto de seleção de pessoal. O teste de personalidade permite uma análise mais profunda de uma pessoa.

Além disso, permite um entendimento sobre sua afinidade com as funções que se referem ao cargo, com o ambiente do trabalho e sobre a relação com colegas e lideranças.

Porém, conhecer o perfil vai além dessa entrada do indivíduo na empresa. Ela também é essencial para que se possa pensar no desenvolvimento da equipe dentro de seu ambiente de trabalho. 

A partir disso, a empresa poderá promover atividades que proporcionem a construção de sua carreira. Buscando também sua participação para manter uma cultura que promova a convivência entre as pessoas com características distintas.

Podemos destacar, ainda, como a avaliação é crucial para a construção de planos de desenvolvimento individual. Onde, junto a outras técnicas, será possível pensar nos pontos a trabalhar com aquela pessoa.

Por fim, o teste de personalidade permite também avaliar em quais características e contextos este indivíduo se destaca mais. Além disso, de que forma seus pontos fortes podem ser usados para construir bons resultados.

Quais os benefícios de se aplicar o teste de personalidade?

Os testes de personalidade são bastante usados etapas dos processos de seleção, assessment e desenvolvimento no trabalho. O resultado disso é um entendimento mais profundo das características de uma pessoa. Assim, esse tipo de avaliação pode abranger elementos de todas as esferas da vida do trabalhador.

Além disso, o teste de personalidade indica se há chances de construções conjuntas, nas quais o colaborador e a empresa precisam ter valores e crenças semelhantes em relação ao mundo do trabalho.

Isso aumenta as chances de satisfação do colaborador frente à execução de suas tarefas. Da mesma forma que aumenta a satisfação da empresa mediante as entregas realizadas no dia a dia.

Nesse sentido, é possível analisar se os profissionais possuem as condições que a empresa espera. A partir disso, tomar as melhores decisões quanto ao caminho trilhado pelo colaborador dentro da empresa.

No caso do teste de personalidade MAPA, veja os benefícios:

  • A princípio, avalia cinco grandes competências;
  • Da mesma maneira, contempla competências de Gestão, de Atividade, Autogestão, Relacionamento Interpessoal e Corporais e de Risco;
  • Aplica-se tanto em líderes quanto em grupos técnicos;
  • Traz uma compreensão completa do sujeito;
  • Da mesma forma, é construído a partir de questões cujas respostas vão além do SIM e NÃO;
  • Igualmente, avalia fatores de risco físico de acidentes;
  • Além disso, possui sistema de gestão on-line;
  • Armazenamento em nuvem com backup constante;
  • Por fim, trabalha com os traços de personalidade. Porém, sem deixar de levar em conta o contexto de vida.

Fale com a MAPA

Agora que você já sabe o que é um teste de personalidade e quais são os seus benefícios, que tal entrar em contato conosco para entender a melhor forma de aplicação na sua empresa?

Acreditamos que, por meio de uma metodologia completa, podemos construir uma base de informações sólida para empresas entenderem seus colaboradores.

Além do teste de personalidade, que traça um perfil completo do indivíduo ou de grupos dentro da empresa, também fazemos avaliação de risco psicossocial. Elas, por fim, contribuem para a satisfação e para a qualidade de vida. Entre em contato para saber mais!

Giulia Ladeira

Psicóloga e Analista Técnica na MAPA

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados