fbpx

Teste de personalidade x teste de atenção

Grande parte das pessoas chegam até aqui com a seguinte dúvida: o teste de personalidade MAPA pode substituir um teste de atenção? Há diferenças entre os dois modelos? A princípio, são dois tipos de testes  distintos, cada qual com as suas funções. Vamos entender melhor?

Testes psicológicos

Para começar, vale dizer que tanto o teste de personalidade quanto o teste de atenção são testes psicológicos. Assim sendo, são métodos de avaliação usados por psicólogos. O objetivo é analisar as características das pessoas. Eles podem, por exemplo, ajudar a entender como cada um se comporta diante de diversas situações.

No âmbito do trabalho, os testes costumam ter a proposta de levantar comportamentos divergentes e comuns entre as pessoas. O objetivo é agrupar esses indivíduos de modo a identificar o perfil que mais se alinhe à cultura da empresa.

Nesse sentido, o teste pode:

  • Auxiliar nos processos de RH;
  • Medir o fit cultural com a empresa;
  • Entender como um candidato administra o seu tempo;
  • Qual o nível de concentração de uma pessoa;
  • Melhorar a comunicação interna;
  • Se o profissional tem gosto por aventuras etc.

Entre outras coisas, os testes ajudam a perceber as origens dos conflitos entre equipes. Da mesma forma, como quais perfis deveriam estar mais presentes na empresa. Em suma, contribuem para entender a cultura e para a formar equipes alinhadas.

Testes de atenção

De modo geral, podemos dizer que a atenção é uma função cognitiva que ocorre desde os primeiros dias de vida. Na verdade,  sua principal função é orientar os sentidos aos estímulos do ambiente. À medida em que o cérebro se desenvolve, passa a administrar de forma seletiva os recursos que processam a informação. Ou seja, prestar atenção em um estímulo e inibir outros.

Além disso, a atenção também é um processo usado para alcançar tarefas ou realizar certos objetivos. Em outras palavras, os estímulos úteis são selecionados para serem usados. Enquanto isso, os demais são ignorados.

Sabendo disso, a Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA) é muito útil para realizar uma avaliação da atenção. Da mesma forma como uma avaliação individual de tipos de atenção específicos. Por exemplo, atenção concentrada, dividida e alternada. Veja só:

Teste de atenção concentrada

O teste de Atenção Concentrada ou teste AC visa avaliar a capacidade de concentração. Ele considera o processamento rápido e correto de informações simples. Mede ainda a habilidade de selecionar de forma correta estímulos essenciais em meio a distratores. 

Ou seja, esse teste vê se uma pessoa é capaz de se manter atenta e concentrada em diversas situações. Por exemplo, sob pressão, por um certo período de tempo.

A partir dos resultados do teste AC, é possível:

  • perceber o perfil de atenção do candidato;
  • ajudar a formar equipes alinhadas às metas da empresa;
  • prever o comportamento de atenção diante de situações diversas;
  • diminuir as taxas de rotatividade;
  • aumentar a produção.

Teste de atenção dividida

O teste de atenção dividida (TEADI), por sua vez, avalia se uma pessoa é capaz de focar em dois ou mais estímulos ao mesmo tempo. Tudo isso em um tempo pré-determinado. Vale destacar que os estímulos são distribuídos de maneira aleatória entre vários distratores.  

Podemos dizer que a atenção dividida também é a capacidade de nosso cérebro para prestar atenção a dois estímulos ao mesmo tempo. E, ainda, responder às múltiplas necessidades em seu entorno. 

Na verdade, é como se fosse um tipo de atenção simultânea. Ele nos permite processar diferentes fontes de informação e realizar com sucesso várias tarefas ao mesmo tempo. Essas habilidades cognitivas são cruciais. Isso porque nos permitem ser mais eficientes no dia a dia.

Para entender melhor: quando você está comendo e conversando ao mesmo tempo, ou assistindo à TV e falando no telefone, você está usando a atenção dividida.

Para a aplicação desse teste, o candidato deve encontrar, entre uma série de estímulos, aqueles que foram pedidos. A avaliação do teste pode ser feita de maneira manual pelo crivo de correção ou on-line. 

Teste de atenção alternada

O Teste de Atenção Alternada (TEALT) avalia se o sujeito é capaz de focar a atenção ora em um estímulo, ora em outro. Ou seja, se ele é capaz de alternar a atenção diante de vários estímulos por um período de tempo. 

Esse tipo de teste conta com cerca de 400 estímulos. Entre eles, estímulos-alvo e distratores, distribuídos em linhas. Cada linha do teste possui um modelo de estímulo distinto. A pessoa deve marcar o estímulo-modelo sempre que este aparecer na linha correspondente. 

Teste de personalidade

Agora que você já entendeu como funciona o teste de atenção, vamos falar sobre os testes de personalidade. Eles buscam perceber traços inatos e adquiridos de uma pessoa. Ou seja, suas formas de ser, pensar e agir no mundo, de acordo com diversas situações. 

No ambiente de trabalho, uma análise para entender a personalidade permite ao RH alinhar na hora de contratar ou fazer recolocações internas. E, até mesmo, quando o assunto é construir planos de desenvolvimento. Além disso, ajuda a empresa a:

  • Conhecer o perfil da pessoa;
  • Entender quais são as características marcantes de alguém;
  • O que distingue certa pessoa de outra, analisando diversas situações;
  • Ter uma análise mais profunda;
  • Construir planos de desenvolvimento individual

Teste de personalidade MAPA

O teste MAPA avalia um conjunto de construtos que organizam a personalidade por meio de uma estrutura de fatores testada no Brasil. Estes fatores estão relacionados a perfis de trabalho em empresas. Além disso, incluem comportamentos de segurança, produtividade, relacionamento, regulação emocional, entre outros.

O nosso teste avalia até 48 traços da personalidade, trazendo uma análise que pode auxiliar a tomada de decisões dentro da empresa. Isso sem enquadrar as pessoas e de acordo com as necessidades específicas do negócio. 

O melhor de tudo é que este modelo de aplicação é totalmente on-line. Ou seja, necessita somente do envio do convite para realização do teste através do e-mail do avaliado. Vale dizer que a avaliação psicológica online não implica na perda de conteúdo e obtenção de informações com profundidade e qualidade.

Veja os diferenciais do teste de personalidade MAPA:

  • Avalia cinco grandes competências;
  • Aplica-se tanto em líderes quanto em grupos técnicos;
  • Traz uma compreensão completa do sujeito;
  • Avalia fatores de risco físico;
  • Possui sistema de gestão on-line;
  • Armazena dados em nuvem com backup constante.

Apesar de distintos, tanto o teste de personalidade quanto o teste de atenção, trazem vários benefícios para a equipe e, consequentemente, para a empresa.

Isso porque os testes psicológicos permitem que a empresa tenha uma boa ideia de como o candidato irá se comportar em diversas situações. O RH pode até usar características vistas nos testes para embasar um planejamento de sucessão ou programas de desenvolvimento.

Por sua vez, isso pode impactar na motivação e produção da equipe, de forma a diminuir o turnover, por exemplo.

Tem mais dúvidas a respeito de testes e a respeito do MAPA? Então, converse com a gente!

Wanessa Viegas

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados