Testes psicológicos online e validados pelo Conselho Federal de Psicologia

Tornou-se necessário adaptação em muitos dos processos e atividades, frente ao contexto da Pandemia do COVID-19. Não seria diferente uma adaptação nos processos que utilizam os testes Psicológicos, seja para recrutamento e seleção, clínico, desenvolvimento profissional ou outros. 

No dia 05/05/2020 o Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou uma nota orientativa sobre o uso de testes psicológicos informatizados/computadorizados e/ou de aplicação remota/online. 

Nesta nota foi informado e recomendado para que os profissionais de Psicologia busquem informação sobre os instrumentos que possuem estudos para utilização online, observando o público-alvo, o contexto e como é realizado a  aplicação e também a relação dos resultados comprovados pelas evidências de validade. Além da necessidade de possuir estudos específicos que garantem e certificam as características psicométricas para esse formato online.    

A regulamentação do Conselho Federal de Psicologia assegura e determina se um teste está favorável ou não para uso profissional, concluindo se pode ser uma ferramenta usada por psicólogos.  Todo psicólogo deve pesquisar quais ferramentas são aprovadas e permitidas pelo CFP.  Ressaltando que os testes que não possuem os estudos ou foram vetados e possuem parecer desfavorável são considerados como testes indevidos para uso e caracteriza uma falha ética do profissional que utiliza. 

 

Verificação de Testes Psicológicos Favoráveis

Para realizar a verificação de um teste validado no site do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) 

Entre na página do SATEPSI site do CFP Sistema de Avaliação de Testes Psicologicos – | SATEPSI e busque pela aba “Lista do SATEPSI” selecione “Psicólogo(a) pode usar” e clique em “Testes Psicológicos Favoráveis”. Na tela que foi aberta você consegue buscar, inserindo o nome do teste. Selecionando o teste você consegue conferir as informações, até mesmo o formato de aplicação. 

Para realizar a pesquisa dos teste disponíveis para o processo informatizado ou online você deve acessar a página do SATEPSI site do CFP Sistema de Avaliação de Testes Psicologicos – | SATEPSI e busque pela aba “Lista do SATEPSI” selecione “Psicólogo(a) pode usar” e clique em “Testes Psicológicos Favoráveis”. Na tela que foi aberta não preencha o nome de um teste específico, deixe em branco, em “Busca textual” selecione “Aplicação” e clique em “informatizada” ou “online (remoto)”. Você conseguirá acessar a lista de testes com parecer favorável para o formato que seja. 

 

O Teste de Personalidade MAPA 

Enquanto muitas análises tiveram que ser paralisadas momentaneamente devido a necessidade do encontro físico para aplicação, os testes online se apresentam como a possibilidade mais viável para que a organização continue com o bom andamento dos seus processos. 

O teste MAPA (Método de Avaliação de Pessoas) possui parecer favorável do CFP para realização da aplicação individual ou coletiva e informatizado ou não informatizada. O que possibilita entre outras coisas a continuidade da aplicação do teste em processos onlines.  Ainda, foi desenvolvido com uma amostra 100% brasileira, o que traz maior adequação com a nossa realidade cultural e organizacional, aumentando a assertividade da análise.

O modelo de aplicação online necessita somente do envio do convite para realização do teste através do e-mail do avaliado, o que neste momento de pandemia por exemplo, é a forma ideal para que as análises continuem sendo realizadas pelas organizações sem colocar em risco a saúde dos envolvidos.

É importante também destacar que a utilização do teste online não implica na perda de conteúdo e obtenção de informações  com profundidade e qualidade. O MAPA avalia até 48 traços da personalidade, trazendo um aprofundamento de análise que pode auxiliar a tomada de decisões dentro da organização, sem enquadrar as pessoas e de acordo com as necessidades específicas do negócio, devido às possibilidades proporcionadas através do teste e dos serviços personalizado da empresa MAPA.

 

 

Mariana Bezerra

Psicóloga e Analista Técnica na MAPA

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Categorias

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Últimos Artigos

Estresse no home office

De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente e comentada em reportagem, no site G1, “Home office deixa profissionais mais ansiosos e estressados, revela pesquisa do