fbpx

Tipos de teste de personalidade para as empresas

Os testes de personalidade são  instrumentos da área da Psicologia para identificar traços inatos e adquiridos de cada pessoa. Quando falamos em traços de personalidade, estamos dizendo das formas de ser, pensar e agir no mundo, de acordo com o contexto. 

No trabalho, eles são bastante úteis. Isso porque podem auxiliar a área de Recurso Humanos a fazer melhores contratações de acordo com a cultura organizacional. Da mesma forma, podem perceber se o candidato está com a saúde emocional em dia, se apresenta perfil de liderança, entre outros fatores.

Sabendo disso, é possível dizer que o teste de personalidade MAPA é uma ferramenta completa que gera dados por meio da avaliação de personalidade. O teste permite às empresas o acesso a resultados profundos já que mapeia o perfil completo do avaliado.

Solicite agora mesmo uma apresentação e entenda pessoas por meio de ciência e dados! 

Quais os benefícios de um teste de personalidade?

Para entender melhor, um teste de personalidade nada mais é do que uma análise voltada para entendimento da personalidade do indivíduo. Nas empresas, ele é um recurso útil de gestão de pessoas, já que garante à equipe de RH a oportunidade de examinar traços de uma pessoa.

O uso de um bom teste pode:

  • A princípio, garantir o aumento da produção da equipe;
  • Formar times fortes;
  • Perceber os melhores candidatos para ocupar as vagas;
  • Melhorar a alocação de cargos e funções;
  • Reduzir o turnover;
  • Verificar se é preciso investir em ações de capacitação.

Somando-se a isso, um teste de personalidade permite ao psicólogo ou gestor de RH identificar competências, planejar e ter contratações certeiras.

Além dos benefícios, também é preciso se atentar à aplicação e correção dos testes. Na maioria das vezes, um teste de personalidade é aplicado por meio de questionários que falam das habilidades de cada pessoa. O MAPA, por exemplo, baseia-se em uma escala de autorrelato. 

Vale pontuar que a aplicação do teste deve ser feita por um psicólogo, de acordo com a regra do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Afinal, só um especialista da área é capaz de aplicar e interpretar os resultados de forma correta. 

Quais os tipos de teste de personalidade?

Antes de aplicar qualquer teste dentro da empresa, é preciso escolher um instrumento reconhecido cientificamente. Para isso, temos o SATEPSI, um site do CFP que indica quais são os testes que estão aptos para uso. 

Nesse sentido, é preciso levar em conta também a forma de aplicação do teste. Na pandemia, por exemplo, a MAPA se destacou ainda mais por ser 100% web. Nesse sentido, uma opção prática e segura na hora de obter os dados.

Mas vamos aos testes. Hoje em dia, temos os testes objetivos e também os projetivos. Veja só: 

Testes objetivos

Por exemplo, esse tipo de teste tem opções de respostas de múltipla escolha. Muitas vezes, é usada uma escala ordinal ou alternativas que variam entre o SIM ou NÃO e VERDADEIRO ou FALSO. 

Esse teste de personalidade objetiva entender os pontos que dizem respeito às emoções e ao comportamento da pessoa. Além disso, traze à tona os padrões únicos de cada um.

Veja alguns tipos de testes objetivos:

  • Palográfico;
  • Teste de Atenção Concentrada;
  • Questionário de Avaliação Tipológica;
  • Teste de Inteligência;
  • Inventário de Habilidades Sociais;
  • Teste de raciocínio lógico;
  • Inventário Fatorial de Personalidade;
  • Teste de conhecimentos específicos;
  • Conhecimento em línguas;
  • Teste de conhecimentos técnicos.

Testes projetivos

Ao contrário dos testes objetivos, esses são testes de respostas livres. Nesse sentido, pode-se afirmar que, nesse tipo de teste, não existe certo ou errado, já que ele tem como proposta interpretar os estímulos.

Em grande parte das vezes, é mais raro encontrar uma empresa que opte por testes projetivos. Isso porque ele exige muito tempo na apuração das respostas.

Fale com a MAPA

Agora que você já sabe o que é um teste de personalidade e quais são os seus benefícios, que tal entrar em contato conosco para entender a melhor forma de aplicação na sua empresa?

Acreditamos que, por meio de uma metodologia completa, podemos construir uma base de informações sólida para empresas entenderem seus colaboradores.

Além do teste de personalidade, que traça um perfil completo do indivíduo ou de grupos dentro da empresa, também fazemos avaliação de risco psicossocial. Elas, por fim, contribuem para a satisfação e para a qualidade de vida. Solicite agora  mesmo uma apresentação!

Wanessa Viegas

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados