fbpx

Como identificar a vulnerabilidade psicológica nas pessoas?

Frente a um cenário de angústia como a pandemia, o que fazer? Uma boa opção é se atentar às pessoas que se encontram em situações de vulnerabilidade psicológica. Contudo, como ajudá-las? Aliás, como saber quem são essas pessoas? Quais características nos auxiliam a perceber quando alguém está nessa situação?

O que é vulnerabilidade psicológica?

De acordo com o dicionário, vulnerabilidade é a característica de algo que é sujeito a críticas por apresentar falhas ou incoerências. Também tem a ver com fragilidade. Em outras palavras, é algo ou alguém que está suscetível a ser ferido, ofendido ou tocado. Por fim, se refere a uma pessoa frágil e incapaz de algum ato.

Tendo em vista que esta definição é muito vaga, podendo contemplar a todos e, ao mesmo tempo, a ninguém, vale prestar atenção a alguns outros pontos.

Uma pessoa com vulnerabilidade psicológica pode apresentar baixa confiança. Nesse sentido, ela se sente insegura diante do olhar do outro e busca elogios como um sinal de que é aceito pelos demais. Pode, ainda, perder o bom humor e o jogo de cintura para lidar com problemas.

Da mesma forma, pode se mostrar ansiosa ou preocupada, mesmo sem estar diante de um motivo claro. Além disso, pessoas assim podem ter baixa energia e frequente sensação de fadiga.

Neste momento, muitas têm se afastado das empresas. Isso diminui a demanda do trabalho e, também, a produtividade. Muitos têm baixo vigor e sensações de incapacidade. Isso ocorre devido à insegurança que o momento da pandemia tem causado.

Na verdade, não há como negar que o significado de vulnerabilidade psicológica está associado à fragilidade, porém, não devemos simplesmente recuar e guardar nossas limitações na nossa mente. É preciso cuidar delas!

Consequências

Visto que muitas pessoas ainda não aceitam a sua própria vulnerabilidade, é preciso ficar atento às consequências:

  1. Quando você não assume, cria-se uma falsa imagem de si mesmo. Porém, ela será derrubada em um momento crítico. Assim, você irá precisar enfrentar a realidade “cara a cara”;
  2. Diante de uma situação crítica, em que será preciso agir, você não estará pronto. Então, ficará paralisado e querendo fugir.
  3. Além disso, o medo de se colocar em uma posição vulnerável o impede de viver grandes experiências no decorrer da vida.

Como devemos agir diante da vulnerabilidade psicológica?

A busca da ajuda de profissionais em tratamentos como a terapia pode ser uma boa forma de entender sua vulnerabilidade psicológica e trabalhá-la.

O psicólogo será capaz de ajudá-lo a entender suas imperfeições. Além disso, ele pode te mostrar que, no fundo, todo ser humano possui suas fragilidades. E que o que importa é saber lidar com elas.

Como nem todos têm ciência e aceitam as próprias fragilidades, vale se atentar aos sinais de alerta que essas pessoas podem apresentar. Por exemplo: humor baixo, distúrbios de sono, perda de apetite, autoestima baixa etc.

Diante destes sinais, devemos manter um contato próximo com a pessoa. Podemos conversar, demonstrar preocupação com assuas  dificuldades e necessidades. Isso fará com que a pessoa se sinta acolhida e cuidada.

Fale com a MAPA

Agora que você já sabe o que é um teste de personalidade e quais são os seus benefícios, que tal entrar em contato conosco para entender a melhor forma de aplicação na sua empresa?

Acreditamos que podemos construir uma base de informações sólida para empresas entenderem sua equipe. Tudo isso por meio de uma metodologia completa!

Além do teste de personalidade, que traça um perfil completo do indivíduo ou de grupos dentro da empresa, também fazemos avaliação de risco psicossocial. Elas, por fim, contribuem para a satisfação e para a qualidade de vida. Solicite agora  mesmo uma apresentação!

Se você leu o post, leia também: Como um momento de crise impacta na saúde emocional dos colaboradores.

Bruna Pousas

Psicóloga e Analista Técnica na MAPA

Compartilhe:

Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Artigos Relacionados